Casos de phishing crescem mais de 200% em três anos, diz Google

Originally published at: Casos de phishing crescem mais de 200% em três anos, diz Google – Internet – Tecnoblog

Ameaças de phishing triplicaram entre 2017 e 2020, segundo o Google. Número já supera ataques de malware via sites

Já há bastante tempo que a esmagadora maioria dos SPAMs que recebo são phishing. E há dias que TODOS eles são.

Hoje não mais, porque passaria o dia inteiro fazendo isso, mas houve um tempo em que eu gastava alguns minutos para identificar e denunciar o phishing para o hoster, o mailer (quando aplicável), NIC.br e até para a Polícia Federal.

Aqui na empresa fizemos migração para webmail interno só por causa dessas porcarias de phising/spam.
Facilitou muito a explicação para os usuários, tanto que o volume de spam apesar de aumentar vai direto para a caixa de spam, nem chega na caixa de entrada.

Eu não paro de receber os malditos e-mails de phishing da Amazon, Apple e PayPal! Kkkk Mas alguém?

Já tentou ver se no e-mail existe uma opção “descadastrar” ? Eu fiz isso em várias mensagens e foi possível reduzir uma boa quantia de spam.

Acabaram de me ligar tentando passar um golpe (no exato momento anterior ao escrever esse comentário).

Telefonaram pro número aqui de casa (sim, ainda tenho um fixo), fingindo ser um primo que mora em MG, que se acidentou e já estava esperando o reboque há mais de uma hora. Pediu pra eu ligar pra empresa do reboque, passando o telefone (11) 93418-1068. Empresa de reboque do RJ com DDD de SP? Desconfiômetro 1 ligado.

O telefone desse suposto primo de MG é do centro oeste (62) 99477-5165? Desconfiômetro 2 ligado.

Pouco tempo depois, ligou e volta dizendo que o pessoal do reboque já havia chegado, que fariam o conserto no local, mas que teria de pagar e depois pedir reembolso à seguradora. Alegou que o cartão não passou na máquina do reboque e pediu pra eu fazer uma transferência de R$1500 pra empresa. Como aleguei não ter a quantia, questionou qual valor eu poderia ajudar, que ele tinha R$700 e já ajudaria.

Eu fui enrolando o bandido, fingindo cair no golpe. E perguntei por quê ele não pedia pro irmão dele. Alegou que já tinha tentado ligar, mas que estava caindo na caixa postal. Pedi o número (apesar de saber o telefone do irmão desse suposto primo). Me passou o número (11) 99588-1015. Meu primo do RJ com número de SP? Desconfiômetro 3 ligado.

Fingi que ia ligar pra tentar falar com esse irmão e também com irmã (que meu primo verdadeiro não tem). Ele supostamente concordou e desligou. Como assim ele não sabia que não tem uma irmã? Desconfiômetro 4 ligado.

Deu uns 5 min ele ligou de novo e aí eu já estava sem paciência pra ficar brincando com o bandido.

Provavelmente está dentro de algum presídio.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.