Casa conectada: qual a diferença entre dispositivos Wi-Fi e ZigBee?

Bem, dando continuidade ao tópico “Casa conectada: Por onde começar?”:

Existem dois tipos de dispositivos Smart Home IoT: os que são Wi-Fi, e os que são ZigBee.

IoT Wi-Fi é controlado por Internet: o comando passa por um servidor - muitas vezes localizado na China, o que faz demorar alguns segundos entre o click e/ou comando de voz e a ação ser executada, precisa de um IP e, obviamente, roteador para funcionar.

Felizmente as fabricantes estão adotando controle por LAN, ou seja, mesmo sem sinal da operadora, dá pra controlar o IoT pelo celular. Mas ele ainda vai precisar do roteador, IP e não pode ser controlado por assistentes sem o sinal de Internet.

O problema do Wi-Fi: muitos roteadores não suportam mais do que 15 ou 20 devices conectados ao mesmo tempo e entram em pane.

Já IoT ZigBee é controlado por um hub gateway: ele serve como “servidor” entre o IoT e o celular e/ou comando de voz, ao invés de fazer toda uma enorme volta até um servidor lá do outro lado do mundo até chegar em casa.

A principal vantagem do ZigBee é que você só vai precisar conectar o hub ao roteador, e o hub que lute para controlar todos os IoTs.

Além disso, todos os comandos são instantâneos, o que é crucial para IoTs voltados para home security. E, diferente de dispositivos Wi-Fi, os modelos com protocolo ZigBee usam bateria, que dura tranquilamente 1 ano sem precisa de recarga. É o fim de fios pra tudo quanto é lado para manter o detector de movimento funcionando, por exemplo.

A maioria desses dispositivos usam a plataforma da Tuya, podendo ser controlados por um único app (Smart Life) e um único hub controlador, mesmo pertencendo a marcas diferentes (Positivo, Multilaser, ZemiSmart, Livolo, BeWolf e por aí vai). A Samsung também tem dispositivos com ZigBee, da família SmartThings, mas não está disponível no Brasil, e pelo que vi, são carinhos os danados.

A boa notícia é que LG, Samsung, Tuya e várias outras fabricantes estão trabalhando para unificar o protocolo ZigBee com o ZigBee Alliance. :+1:

PS: desculpe o textão. :wink:

6 curtidas

Que isso, até gostei e entendi bem o texto; não precisa desculpar-se! Zigbee destina preeencher a lacuna da IoT com facilidade, pois deve ser mais barato e econômico às outras soluções sem fio, como Bluetooth, WPANs e Wi-Fi!! Alcance físico fica entre 10-20 metros!! O dispositivo é determinado pelo padrão internacional IEEE — Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, sediado nos EUA, Estado de Nova Jersey — na cidade de Piscataway; cuida na padronização universal do Wi-Fi, por exemplo!

1 curtida

Falando em aparelhos caros com suporte a Zigbee, existem as lâmpadas Philips Hue, da Signify (resultante da cisão da divisão de iluminação da Philips, em 2016). O YouTuber Paul Hibbert é famoso por não ser muito dessas lâmpadas.

2 curtidas

Por quê?? São ruins de acordo com ele?

Os links pros vídeos estão no meu post anterior, mas, resumindo, para ele as lâmpadas Philips Hue são caras para o que oferecem (em comparação com lâmpadas Wi-Fi, apesar das LIFX também serem um tanto caras), o fim do suporte ao Hue Bridge de primeira geração (que nunca foi vendido no Brasil e não tem suporte ao Apple HomeKit) deixando “early adopters” na mão e mais outras coisas.

1 curtida

Aí é bronca! Tirar o suporte de 1ª geração das lâmpadas considera-se péssimo! Como vai incrementar maior número de pessoas com o futuro da casa conectada??

O conjunto da Phillips custa mais de 2 mil, e ainda me fazem uma dessas? :joy:

Bem, felizmente as marcas usando a plataforma Tuya são bem mais baratas.

Aliás, o conjunto Zigbee da Samsung também é bem caro, mas não acredito que ela vá dar uma mancada dessas… ao menos o movimento dela até aqui é de expansão da linha.

1 curtida

Quais lâmpadas oferecem suporte a Zigbee? Existe algum hub zigbee vendido no Brasil com garantia e suporte?

Eu atualmente tenho 5 lâmpadas (4 positio e 1 Yeelight), mas todas funcionam por wi-fi. Também tenho 5 câmeras wifi, 3 dispositivos echo e um Fire TV. Além das TV, celulares, notebooks, tablets e kindle. Todos pendurados no roteador que até agora está aguentando bem, mas não acho que ele vá aguentar muito além disso.

2 curtidas

Vendidos oficialmente no Brasil, só as da Phillips.

Eu liguei pra Positivo perguntando se eles iam lançar a versão Zigbee da lâmpada e home security, já que eles são da plataforma Tuya, e disseram que está previsto para ainda esse ano. Não deram uma data. =/

1 curtida

Menos mal.

2 curtidas

A Positivo tenta ao máximo resolver problemas e responder dúvidas dos clientes ou potenciais consumidores!! Neste quesito, elogio a empresa! No chat deles, pode fazer qualquer feedback e dar sugestões de melhorias dos produtos! Viu a reputação dela no reclameaqui.com.br ?

1 curtida

Vi sim. :joy: :joy:

1 curtida

O que achou?? Boa, regular ou péssima??

Uma opção interessante para você explorar caso o limite do seu roteador bata ai é pegar algum roteadorzinho mais simples e usar ele como “hub”. Claro que não é a mesma coisa, mas vai te dar um respiro para poder usar o roteador principal com mais tranquilidade pra aparelhos que são mais necessitados (tipo a tv, celulares, notebooks) e ainda mantem todos seus smart coisos conectados nessa sua rede especifica para eles no segundo roteador!

1 curtida

Eu comecei a fazer automação com wi-fi e não vejo razão pra mudar. Meu wi-fi está bem estruturado. Tenho uma rede mesh exclusiva para meus dispositivos IoT.
Tudo começa no modem Cisco da Net em bridge. Dele, um cabo LAN chega num roteador D-Link DIR 1360 que gera o wi-fi dos smartphones e notebooks e que cobre todo o apartamento perfeitamente.
As saídas LAN vão uma para a TV da sala, uma para TV do meu quarto, uma para o cubo da Tenda, que se comunica com mais 2 que fecham a rede da automação, e ainda sobra uma que as vezes uso quando vou deixar o notebook baixando filme da noite pro dia.
Entre tomadas, relés, interruptores, controles remotos e Alexas, são 12 dispositivos que compõe minha smarthome, e crescendo!!!

1 curtida

Rapaz, você gosta muito de vigilância e comandos de voz.
Eu fico sempre preocupado com o governo usando esses dados e nos vigiando através dessas tecnologias.
É só paranóia minha.
Mas existe poluição EMC Onda Eletromagnética cuidado !

Eu já abri mão da minha privacidade a muito tempo, o atual estilo de vida ocidental nos obriga a isso, se quiser desfrutar de todas as comodidades oferecidas pelas grandes corporações e, ao pesar os prós e contras, acho que vale a pena.

Quanto a poluição de ondas eletromagnéticas acho que não vai mudar nada eu ter equipamentos wi-fi em casa. Eu seria bombardeado por ondas eletromagnéticas mesmo se não tivesse um único equipamento eletrônico em casa, então melhor nem se preocupar com isso.

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.