Casa Conectada: Dúvidas e Marcas

Automação luzes externas

Contextualizando, dois anos atrás postei sobre casas conectadas. Bom, veio a pandemia e por causa disso, somente agora vamos dar continuidade a reforma, que não será tão ampla como inicialmente planejada, mas ainda mantenho a ideia de iniciar a automação de algumas coisas. Quero colocar interruptores de parede smart, mas devido a algumas limitações de infra e de orçamento, não serão todos que serão trocados num primeiro momento. Sendo assim, decidimos que as lâmpadas da garagem e do corredor externo seriam algumas das “contempladas”, mas aí veio um problema: qual smart switch usar?

Infelizmente, não poderá ser um interruptor de parede touch, pois além dos dois interruptores (luz da garagem e luz do corredor) a caixa tem um plugue de tomada, e não queremos perder essa tomada, mas também não temos muito espaço para trocar por uma caixa 4x4 e separar os plugues dos interruptores. Então pensei em um Sonoff Basic ou um switch Intelbras para instalar perto das lâmpadas externas, mas não sei se essa é a melhor alternativa, por isso venho pedir a ajuda dos amigos para isso e para também indicar marcas, já que no tópico original discutimos mais sobre o que fazer.

Informações adicionais sobre as lâmpadas externas e do que quero fazer sobre a automação:

  • Apesar de externas, as lâmpadas e suas fiações não recebem chuva ou sol diretamente, mas sofrem com o forte calor e umidade
  • O sinal Wi-Fi cobre a área onde estão as lâmpadas externas
  • Já estou no ecossistema Google Home (2 Nest mini e uma Android TV)
  • Dos 8 cômodos da casa (não considerando banheiros), 6 receberão interruptores inteligentes e os outros 2 restantes receberão lâmpadas inteligentes inicialmente
  • Vou puxar o cabo de rede para outros 3 cômodos para futuramente instalar roteadores mesh
  • Tenho preferência por itens com protocolo Wi-Fi do que outros

Dito isso, uma outra dúvida é se esses benjamins inteligentes aguentam aparelhos que demandam mais energia, especialmente um freezer antigo (15+ anos). Meu pai gostou da ideia de medir o consumo, mas depois de ler um pouco sobre eles, criei uma certa desconfiança com os aparelhos, e as tomadas de embutir em si ainda são muito caras.

Bom, é isso que me lembro no momento, qualquer outra dúvida eu adiciono depois.

Eu tenho boa experiência com sonoff. Ele vai dentro da caixa da tomada, então não é preciso ter internet no local das lâmpadas, somente nos interruptores. Além disso, funcionam com qualquer lâmpada (uso com refletor).

Eu acho que não é um benjamin e sim uma tomada inteligente. O primeiro é um multiplicador de tomadas.
Você precisa ver se ela aguenta a potência do freezer. Muitos falam que esses equipamentos antigos na hora da partida do motor puxam muita energia e por isso não é recomendado o uso dessas tomadas inteligentes, mas já vi vários relatos de pessoas usando sem problemas, inclusive com equipamentos que não desligavam nunca e com a tomada conseguiu fazer um ciclo e por isso reduzir o consumo.
Em todo caso, se a necessidade é apenas medir, existe o wattímetro, que é desenhado pra este fim e tem preço semelhante às tomadas.

Bom, já que você vai dar preferência por Wi-Fi, eu recomendo os interruptores da ZemiSmart. Eles lançaram uma linha que tem interruptor com botão e tomada e outro que é só tomada.


A ZemiSmart tem toda uma linha com interruptores de botão tanto Wi-Fi quanto em outros protocolos.

O único porém é que precisa comprar fora do país.

Sobre os benjamins, são todos ótimos, mas a maioria é restrita a até 16a, mas dizem que é o suficiente. =)

1 curtida

Mas aí os dois Sonoff teriam que ir dentro da caixa do interruptor, certo?

Sim, eu falo benjamim por causa do formato, mas entendo que é uma tomada inteligente. E a intenção é medir e, ao identificar o “gastão” de energia, criar rotinas para desligar o aparelho. E tenho 98% de certeza que é o freezer o aparelho que mais gasta aqui em casa. Mas assim como você, também ouço bastante que aparelhos mais antigos puxam mais energia ao ligar, e por isso, mesmo a tomada inteligente mais forte que achei não sei se aguenta isso, principalmente ao criar rotinas de ligar e desligar o aparelho.

Esse modelo é exatamente a tomada que tá me dando dor de cabeça! Achei loja deles no AliExpress, será que é confiável?

Meu medo é mesmo o 16A não dar conta e acabar queimando o freezer, pois já li que esses aparelhos que puxam mais energia costumam ser em 20A.

1 curtida

ZemiSmart é uma das primeiras marcas de casa inteligente que surgiram, se não me engano, surgiu logo depois da Livolo lá em 2014/15.

Extremamente confiável.

Quanto aos benjamins, não posso bater o martelo em questão de amperagem pq entendo bem pouco disso. :joy:

1 curtida

Se não me engano, o DualR3 cabe em caixas 2*4, e ele controla 2 lâmpadas.

Eu acho que é mais fácil queimar a tomada no primeiro uso do que queimar o freezer. Essas tomadas tem algumas proteções e não devem comprometer o motor. Essas de 16A aguentam em média 1500W, não acredito que o freezer consuma mais que isso.

2 curtidas

Motores tem consumo alto no pico de partida, algo que dura menos de 1 segundo, então a menos que a tomada inteligente tenha um fusível de ação rápida de 16a ela deve funcionar sem problemas, afinal as geladeiras e freezers usam aquele pino de tomada fino, e se a carga fosse constante alta eles iam esquentar e derreter.

2 curtidas

Será que essa tomada aqui dá conta?
https://www.kabum.com.br/produto/274949

Especificações:

  • Tensão de entrada: 100 ~ 240Vca, 50/60Hz​
  • Tensão de saída: 100 ~ 240Vca, 50/60Hz​
  • Corrente máxima: 20A, carga resistiva​
  • Potência máxima​: 1800W
  • Certificação: RoHS, FCC, IC, UL, ANATEL
  • Ambiente: Temperatura operacional: 0 ºC~ 40 ºC ( 32°F ~ 104°F )
  • Umidade operacional: 10%~90%, Sem Condensação
  • Dimensões: 62,3 x 42,3 x 68 (mm)​
  • Material: PC
  • Botões: Botão de Ligar/Desligar e Configuração
  • Plug​: Brasil (NBR 14136)​
  • Cor: Branco
  • Conexão: Tipo Wi-Fi 2.4GHz, 1T1R
  • Conexão Wi-Fi​: IEEE 802.11b/g/n
  • Segurança: WPA/WPA2, WEP/TKIP/AES​
  • Requisitos de sistema: Android 5.0 ou superior, iOS 10 ou superior

É difícil de falar se dá conta sem ter as informações do freezer.
Não acho que um freezer tenha 1800W, então ao que tudo indica, sim, ela deve dar conta. Mas só quem possui uma e que já usou pra esse fim pode afirmar com certeza.

Essa tomada parece ser de pino grosso, ou seja, pode ser necessário trocar a tomada normal que ela vai conectada. Eu iria na de 16A pra não ter esse problema.

A tomada de pino “fino” suporta no máximo 10A, então tanto a de 16A quanto a de 20A vão ter o pino grosso…

Na teoria sim, mas não sei se na pratica as fabricantes estão seguindo isso, os reviews que eu vi dessas tomadas smart eram tudo com pino fino.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.