Cartão Top confunde usuários e governo de SP promete migrar créditos do Bom

3 curtidas

Esse cartão é uma mistureba absurda. Complicaram uma coisa simples

Teria sido melhor se o Bilhete Único tivesse sido universalizado a nível estadual, ao invés de ter um cartão de transporte pra cada município.

9 curtidas

adoro essa necessidade que tem no brasil de muda o que tá funcionando pra algo pior e que não funciona direito.

Qual é a ideia idiota de imprimir um qrcode pra usar no trem? pq não só liberar direto com o cartão.

4 curtidas

Mas como fica a empresa que faz a impressão? (contém ironia).

1 curtida

Mas não duvido q a lógica seja por aí mesmo.

O ideal seria esse, mas como o Brasil é Brasil, tal coisa fica fora de cogitação pois cada município não quer abrir mão da arrecadação dos impostos embutidos no valor da passagem. Aí fica essa picuinha toda.

1 curtida

Você diz o cartão de transporte ou o cartão de pagamento de débito/credito? Se for o primeiro, as coisas já são assim. Já se for a segunda alegação, é óbvio que o Governo vai querer a opção com menos intermediários financeiros, afim de evitar de pagar o máximo de taxas de serviço possível.

1 curtida

É pq cada município tem suas “pequenas mafias” a dominam os transportes locais

1 curtida

O QR Code é mais para o pessoal q nao tem os cartões (SPTRANS/BOM) e compravam os antigos cartões magnéticos nas bilheterias das estações.

Ja os trabalhadores que usam VT já devem ter seus cartões do SPTRANS ou app do TOP.

Acho q ele quis dizer da substituição dos antigos cartões magnéticos pelos qr code

A transição para o Top não inclui só o cartão. Ela abrange ainda as bilheterias do Metrô e da CPTM. No lugar dos antigos bilhetes magnéticos, aqueles que você enfiava na catraca, as passagens agora contam com um QR Code.

Elas podem ser físicas ou digitais. No primeiro caso, são impressas em papel térmico por totens de venda. No segundo, compradas e exibidas diretamente na tela do smartphone.

Com o cartão Top, tu tem de ir num totem e imprimir um qr code e depois ir na catraca passar, ou tu só aproxima o cartão top na catraca e ela já te libera pra passar?

1 curtida

Só aproximar, Felipe! Como acontecia com o Bom e como acontece com o Bilhete Único. As passagens com QR Code fazem parte do sistema e são voltadas para quem não tem o cartão.

3 curtidas

Além disso, tem a questão política: a integração do Bilhete Único com o Metrô e a CPTM só veio depois que José Serra foi eleito prefeito de SP (facilitando as alianças com o governo do estado, ocupado pelo PSDB há décadas).
Um candidato do PT ao governo estadual de SP, não lembro mais qual, propôs um “Bilhete Único Metropolitano”, mas como a rejeição ao PT no estado é alta, não rolou.

Cartao TOP e mesma coisa que o bom e SPTRANS… a diferença mesmo é que ele tem um chip de crédito nele. Mas é só aproximar da catraca e passar.

2 curtidas

Eu ate estava pensando em pedir um mas como isso esta uma bagunça vou esperar pra ver o que vai dar, por enquanto vou usar só o app com QR code que acho que esta funcionando muito bem

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.