Cartão de Credito, como ser mais controlado?

Eu sempre fui muito gastador. Comprava muito!! Ate que chegou um ponto que ficou descontrolado com compras. Eu tinha um limite gigante no cartão. Ai meus pais viram que eu estava gastando de mais e nao conseguia dar conta de pagar tantos gastos… que meu pai pediu os cartoes e os guardou. Eu tinha 2 cartoes e gastava nos 2. Agora peço a ajuda de voces, como ser mais comedido no cartao? Eu tenho usado muito a Play Store para assinar serviços (Globo Play e Descomplica) e uso creditos de Gift Card para colocar creditos. e o Spotify eu pago no Debito (inter).

1 curtida

Faço listas:

Gastos Principais
O que realmente eu tenho que gastar, não tem como evitar, como pagar a conta de luz mensalmente.

Gastos Secundários
O que eu quero gastar assim que já tiver pago meus Gastos Principais.
Como comprar uma camiseta nova.

O que Sobrar
O que eu quero gastar assim que eu tiver dinheiro sobrando tanto dos meus Gastos Principais, quanto dos meus Gastos Secundários.

Resumindo: Planejamento

1 curtida

Você tem duas opções:

1 - Centralizar TODAS as contas (Inclusive aluguel, agua, luz, telefone, etc) no cartão e dessa forma travar o limite para o total de sua receita mensal. Assim lá estará centralizado todos os gastos e você não conseguirá gastar mais do que ganha.

No entanto é válido destacar que nessa tática, mais nada pode ser pago por fora do cartão, pois pode lhe causar o efeito de novamente gastar acima do que possui. Ela acaba sendo vantajosa pois passas a acumular pontos e milhas até para contas do cotidiano como aluguel e milhas, fazendo com que o cartão passe a ser um aliado vantajoso e não mais um problema.

Para auxiliar nessa prática, tem um aplicativo chamado IQ que conecta-se na Enel, Claro, Vivo, Comgas e assim por diante e cobra todas as contas automaticamente em seu cartão de crédito, todo mês, sem qualquer taxa adicional.

https://iqcont.as/uMRwVh?inviteCode=8c48ff1b-a47d-4222-bd10-9f74a12ed0b1

É uma opção excelente não somente para automatizar o pagamento das contas, como para centraliza-las no cartão.

Para demais boletos, você pode usar o RecargaPay que tem um limite de 3 mil reais em boletos para pagamento no cartão de crédito, sem taxas adicionais. Eu uso ele para pagar o Aluguel e condomínio, o restante para não pagar taxas (Pois depois do aluguel e condomínio já foram comprometidos os 3 mil sem taxa) deixo no IQ, que ainda tem a vantagem de cobrar automaticamente.

PS: A Quinto Andar oferece o pagamento do aluguel no cartão de crédito, mas compensa mais usar o Recarga Pay, pois a Quinto Andar cobra taxa no cartão.

https://recargapay.com.br/r/thihol883-1r

Eu tenho feito assim e para mim tem sido vantajoso, acumulo um valor considerável em milhas, mensalmente troco meus pontos por cashback (Abatendo quantias na fatura, que equivalem a conta de celular). E com isso, não só mantenho o controle financeiro, sabendo que o cartão representa TODOS os meus gastos mensais, como acabo gerando economias em despesas fixas.

2 - Montar o orçamento e ver o quanto você tem disponível no final do mês para gastos adicionais e deixar esse valor como limite em seu cartão.

Em todos os casos, é interessante contar com o auxilio de uma planilha ou aplicativo financeiro como Organizze para ir aprendendo a administrar e começar a colocar na conta, também uma economia mensal para investimento (Uma boa tática é travar o investimento como se fosse uma “despesa”, colocando ele para acontecer mensalmente de forma automática (Uma transferência automática para a conta de sua corretora, por exemplo).

Assim, Eu gastava muito com coisas que eram meio inuteis para mim. Tipo, Jogos de Xbox e outras coisas… Eu reduzi o limite do cartao para um aceitavel para mim. Entao tenho usado muito debito ao inves do credito.

1 curtida

Defina uma meta financeira plausível e factível pra você e crie uma forma de visualizar o progresso.
Por exemplo, defina que você vai guardar R$X mensalmente em algum lugar (pode ser numa conta de investimento, tesouro direto, até mesmo poupança serve por hora) e anote todo aporte que você faz nessa conta no mês. Crie uma planilha com formatação condicional (0% vermelho, 100% verde e as variações no meio) ou procure algum app que permita fazer isso.

Se quiser ser mais radical, separe R$X assim que você receber o seu salário e coloque na outra conta e não use esse dinheiro.

Se você compra por impulso, tente identificar o que o leva a querer comprar e tente trabalhar nisso.
Dependendo do seu grau de compulsividade, talvez você ainda consiga parar e racionalizar se você realmente precisa daquilo que está prestes a comprar.
Responda sinceramente se o que você quer comprar é útil pra você, se você realmente precisa, se você já não tem algo parecido, se você já não tem algo que supre a mesma necessidade daquilo que você quer comprar.

Pra compras online ,tem aquela dica de deixar um item no carrinho por uma semana antes de comprar. Se depois de uma semana você ainda quiser, você compra. Eu deixaria por duas semanas, mas vai de cada um.

Se o auto-controle está baixo, tem que ser mais radical, diminuir ao máximo o limite do crédito ou até mesmo cancelar o cartão, deixar pouco dinheiro na conta corrente pra não abusar do débito, talvez bloquear lojas online.

1 curtida

Regra básica: gastar menos do que ganha.

4 curtidas

Não tem formula magica para ser mais ou menos controlado, é questão de responsabilidade, gastar só aquilo que vc tem, de preferencia menos, para poder guardar dinheiro. Pelo seu relato você ainda deve morar com os pais, oque faz com que você não tenha certas responsabilidades financeiras e por isso o dinheiro acaba “sobrando”, quando eu morava com a minha mãe mãe foi a época que eu gastava muito dinheiro com bobagem, foi quando eu comprei 5 video games(tenho todos eles ainda) meu PC gamer que época custou por volta de 5 mil reais, vários acessórios, como fone sem fio e cadeira gamer, mas isso pois eu não tinha tanto gasto quanto tenho hoje. Eu ajudava minha mãe com as contas da casa é verdade, mas ainda assim eu tinha menos responsabilidades que hoje morando sozinho. Logo agora tenho que pensar muito antes de gastar com bobagem, pois caso gaste demais, não poderei pagar o aluguel por exemplo.

1 curtida

E, eu ainda moro com os meus pais. mas no futuro pretendo morar só. logico, com certa reserva de valores.

O que eu faço é não comprar nada por impulso, sempre que eu acho que preciso comprar algo eu não compro logo de cara, eu uso uma regra de 1 semana, ou seja, 1 semana depois eu penso se eu ainda quero comprar aquilo e se aí eu realmente quiser eu compro 1 semana depois.

Isso ajuda muito na compra por impulso. Eu uso tanto isso que as vezes demoro 6 meses pra comprar algo que eu quero, como não é essencial eu acabo empurrando por vários meses.

Exemplo prático: em Outubro do ano passado eu testei um WH-1000XM3 na BestBuy nos EUA, fiquei apaixonado, se eu fosse por impulso teria comprado no mesmo dia mas aí apliquei a regra e não comprei, só vim comprar uns 7 meses depois quando eu tinha certeza que ia caber no meu orçamento mensal.

Outra dica é manter controlado os gastos do cartão, eu tenho uma planilha que me diz quanto eu ainda posso gastar no cartão naquele mês sem passar o meu salário já descontado com a porcentagem que vai pros investimentos.

Pra mim só funcionou bloqueando os cartões e deixando eles em casa.

Tenha apenas um cartão de crédito, se não tem muitos gastos mensais, mude tudo pro débito (pq as milhas não vão compensar), pague tudo a vista, crédito somente necessidade.

Eu já me enrolei muito com cartão de crédito, mas aprendi a me controlar, hoje em dia pago tudo no débito, tenho usado o Neon que simula um cartão de crédito mas paga no débito, uso isso pra patronato, netflix, e-mail, corridas no 99/uber, ifood, eu prefiro pagar e consumir do que consumir e pagar.

1 curtida

Depois de me afundar em uns 4 cartões de crédito hoje faço assim.

Coisas baratas compro no débito.
Coisas muito caras (que não consigo pagar no débito) eu parcelo.

O mais difícil é ter disciplina para não extrapolar, isso você aprende errando e se afundando em dívidas.

Ter consciência e não gastar, sim eu sei que é difícil, mais é melhor sobrar do que faltar ou extrapolar e virar aquela bola de neve, tudo é questão de planejar existem ate aplicativos de finanças que ajudam você ter o controle dos seus gastos.

Atualmente a propaganda está muito invasiva, são centenas de meios e técnicas para nos fazer querer comprar. É a natureza da publicidade.

Tente fugir das propagandas, bloqueando ou mesmo fechando janelas, desviando a atenção. Elas apelam para os desejos de possuir as coisas que nem sempre realmente precisamos e muitas vezes não podemos ter.

Cancele seus cartões, um só é suficiente. Defina seu limite, não deixe o banco ou instituição financeira fazer isso para você. Prefira o debito, assim você vai saber o real poder de compra.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.