Cartão de crédito com anuidade: por que ainda usa?

Você ainda tem cartão de crédito em que paga anuidade? Hoje há uma boa variedade de bancos, digitais ou tradicionais, que oferecem um cartão sem o cliente ter que pagar anuidade, mas não tem nenhum benefício extra.

Alguns pagos, como por exemplo o C6 Carbon, te dão mais pontos por valor gasto e acesso à conta global, sem ter que pagar a taxa de emissão de 30 dólares da conta. Sei de alguns também com benefícios voltados aos programas de milhas e acesso a serviços especiais de aeroporto.

O que te prende num cartão, além do limite oferecido?

2 curtidas

Não uso um pago, mas já considerei bastante a possibilidade exatamente do cartão black só c6 exatamente por questões de viagem. Acho que para mim é o fator mais importante de cartões de nível mais elevado.

Como comentei no outro tópico da conta global, tem um site chamado Melhores Destinos que faz sempre uma lista atualizada dos melhores cartões de crédito pra viajar. Isso inclui beneficios como Acumulo de Pontos, Acesso a Salas Vip de aeroportos e ocasionalmente outros benefícios.

Como 2020 estava (antes da pandemia) se desenhando como um ano que eu teria que realizar uma grande quantidade de viagens a trabalho, o acesso as salas vip era o que mais me interessava pois você tem comida e bebida inclusa assim como uma área mais tranquila para esperar o vôo.

No geral os cartões com anuidade servem basicamente como uma barreira de entrada para limitar acesso ao produto, pois em sua grande maioria existem programas de benefícios para eliminar os custos de anuidade quando o usuário chega num patamar maior no seu uso bancário. Normalmente para cartão Black esse patamar é bem alto (Investimentos de R$100k + ou gasto de 10k/mês e coisas do gênero), mas alguns programas oferecem também possibilidade de isenção parcial o que pode ajudar a fechar a conta.

De qualquer maneira, acho que se não for um black em condições específicas (por exemplo você precisar viajar muito ou tiver uma renda que realmente faz sentido ter esse cartão sem anuidade), não vejo absolutamente nenhuma vantagem em ter um cartão com anuidade hoje em dia.

4 curtidas

Tudo se resume a dinheiro.
Meus primeiros cartões eu pagava anuidade.
Foi só ganhar um pouco mais e me deram cartões melhores, sem anuidade.

Hoje eu desencanei desses cartões VIP e tenho só 2, simples, sem anuidade.
Eu acabava usando pouco e não fazia uso dessas pontuações pra troca de milhas.

Eu tenho um Santander Mastercard Platinum por todos os benefícios oferecidos: Seguro-viagem, seguro no aluguel de carro, concierge, milhas e mesmo assim, minha anuidade é zerada.

Quem tem disposição para negociar consegue ficar nos “bancões” e aproveitar de todas as comodidades oferecidas sem pagar anuidade por isso.

O novo lançamento do cartão com cashback do Banco Inter até me balançou, mas o Cartão black que oferece 1% de cashback só é oferecido para quem tem R$250 mil ou mais investidos com eles, ou seja, tá muito fora das minhas condições.

1 curtida

Tenho um Mastercard Black da Credicard. A anuidade é R$ 780, mas sou isento por volume de gastos, o que já é um motivo bom para continuar usando.

Também uso alguns benefícios que pesam na decisão de manter o cartão:

  • Acúmulo de milhas (2 por dólar em compras nacionais e 3 por dólar em compras internacionais). Câmbio não tá nada favorável, mas não teria um cartão sem milhagem hoje;
  • Sala VIP da bandeira no aeroporto de Guarulhos (usava com uma certa frequência antes da pandemia e quando voava de econômica por outra companhia que não fosse American/Gol/oneworld);
  • Boingo Wi-Fi! Tem ponto de acesso em um monte de lugar no mundo todo, já me ajudou bastante;
  • Isenção de rolha (mas se fosse Platinum também daria);
  • Garantia estendida (tudo o que você compra com o cartão tem garantia dobrada);
  • Seguro viagem (planejar viagem sem se preocupar com isso é ótimo — e é algo que me custaria R$ ~200 normalmente).

Acho que tem que pesquisar os benefícios oferecidos pelo cartão e se o custo que você teria com eles é maior do que o custo da anuidade. E se puder não pagar anuidade, fica melhor — pega o cartão mais completo que tiver no banco e pronto.

7 curtidas

Perfeito! Vale consultar realmente as condições do cartão no site da emissora (mastercard, visa, elo) que tem bastante coisa que seu cartão atual pode ter e você nem sabe!

Meu nubank por exemplo é platinum e já utilizei várias vezes o seguro viagem dele sem custo!

Cada cartão vai ter suas vantagens e desvantagens, o do @higa por exemplo tem um valor mais baixo para isenção de anuidade e conversão legal em pontos para compras internacionais e streaming, mas não oferece acessos loungekey grátis como alguns outros (para acesso em basicamente qualquer sala vip do mundo).

Acho que o ponto do higa foi ótimo no final que vou até dar quote pra aparecer novamente!

Os maiores atrativos no cartão que tenho são esses:

  • Maior acúmulo de milhas, no meu cartão 2.2 por real gasto que não expiram.
  • Salas VIP, que eu usava muito em Congonhas e GRU, não só pela comidinha mas poder usar o notebook em um lugar confortável é muito bom.
  • Tem vários tipos de seguros, como locação de veículos, garantia estendida, proteção de preços (se caso encontrar o mesmo produto mais barato em 30 dias eles estornam a diferença) ,até agora não precisei acionar nenhum deles.
  • Tem SIM card gratuito, receber uma via do cartão em várias cidades em caso de perda/roubo, desconto no Cabify de/para GRU mas nunca usei.

A maioria das vantagens é relacionada a viagem, com a pandemia e os ensinamentos que ela nos trouxe, é quase certeza que vou viajar menos então não estou certo se manterei esse cartão por muito mais tempo.

1 curtida

O meu cartão principal (Santander Van Gogh Style Platinum, que cobra anuidade, mas ela é zerada com gasto acima de R$ 1.000 - e não está mais disponível para adesão) não é nenhum Mastercard Black / Visa Platinum / Elo Nanquim (é um Mastercard Platinum), mas acumula 1,3 ponto por dólar e vez ou outra tem promoções com acúmulo acelerado, dependendo dos gastos, além dos benefícios da bandeira (seguro de viagem, concierge, isenção de rolha, entre outros), além de ter suporte ao Samsung Pay no crédito e no débito.

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.