Carro nacional, será que dessa vez sai?! (NBR)

Ultimamente venho vendo notícias da tal fábrica com aporte milionário. Que irá produzir 4 modelos de carros nacionais. Sinceramente, eu adoraria que fosse pra frente.
Mas duvido muito que vão conseguir cumprir as promessas, principalmente no quesito preço (está bem competitivo o que estão falando)

Qual a opinião de vocês sobre essa possível fábrica nacional?

A que eu vejo mais adiantada neste ponto é CAOA, começou importando, depois passou montando, agora já tem 50% de uma, é questão de tempo dela começa a fabricar com marca própria. Tem uma notícia que saiu dela ter demitido os funcionários de uma fábrica e estar adaptando ela para carros híbridos e elétricos.

1 curtida

Realmente, mas fico observando a nbr por ela ser uma marca “100%” nacional, tipo a gurgel. Mas tenho muitas dúvidas. A caoa só “sacaneou” com os donos do tiggo 3x, que foi lançado a um ano e já saiu de linha por conta dessa fábrica.

são poucas montadoras do mundo que tem uma credibilidade de verdade mesmo com consumidor.

Americanas são exemplos perfeitos de sacanear com o consumidor. a GM vendeu por mais de uma década carro com problema grave que podia resultar em morte, a Ford mais recente com o transmissão que já sabia que dava defeito grave. E não só elas. Toyota e Volkswagen fazem recall lá fora e se recusar a fazer por aqui.

A Caoa fazendo o suporte necessário do Tiggo 3x, não deixando as pessoas sem autopeças de reposição e não cobrando os olhos da cara, não vejo como problema.

Não gostei desse nome NBR.

Também acho dificil cumprirem o preço que anunciaram, mas mesmo sendo mais caros espero que essa iniciativa vá para frente, quem sabe até rola algum subsidio ou o governo abrir uma linha se financiamento para as pessoas comprarem esses carros com juros mais baixos.

3 curtidas

Pq? Norma Brasileira Regulamentadora?

Exatamente, tem de pensar em um nome que não gere confusão na hora de busca no google

1 curtida

Essa sigla me lembra 3 coisas:

  • Partido político;
  • TV Câmara;
  • Time de eSports (?, lembrei é por causa da MIBR, que também me lembra dos celulares da Xiaomi, mds que bagunça.).

Será que vem aí a P0sitivo dos carros?

Tirando o nome péssimo, o cenário atual é tão competitivo, possui diversos requisitos de emissão e segurança que tenho minhas dúvidas se vão conseguir ser competitivos. O menos mal é fato de entrarem em um segmento que há espaço, acho que hoje a opção mais barata para enfrentar lama deve ser um Suzuki Jimny. Resta saber se vão entregar um carro pelos 66 mil que estão dizendo.

Did you mean… FIAT?

Exatamente, além da pl7, os carros lançados hoje tem que ter abs,airbag, controle de estabilidade. E isso tudo por 66mil no ano que vem ainda. Me parece uma promessa muito difícil de cumprir.

Será que não é equipamento ou parte dos equipamentos daquela fábrica que saiu do BR esses anos atrás?

1 curtida

Ah velho a positivo não é tão lixo assim.

BR eu entendo, mas poderia ser um monte de coisa ao invés de NBR.

1 curtida

Não tem um esquema de que abaixo de X unidades por ano da para dispensar alguns equipamentos nos carros?

É algo em torno de 30 unidades por mês. Eles pretendem 2000 por mês. O CEO até falou que ele sabe disso e que mesmo assim está confiante

1 curtida

Tenho quase certeza que não, ele falou que vai construir tudo do zero “fabrica”, e como os carros vão ser de fibra não acredito que parte das máquinas poderiam ser reaproveitadas

Ah, claro que pode sim… Acho que as únicas que teriam de ver se daria para usar eram as que moldam as peças… Eu não sei como funciona a moldagem nessa fibra que vão usar, mas se for só pressão como os carros normais… dá sim para reconfigurar os CLP e braços robóticos sim.

Pra não dizer impossível.

Está mais para DL, positivo é muito avançado.

Pior, que não duvido conseguir na versão de entrada, 66 mil é um bom dinheiro e é 4 mil reais a mais do carro mais barato.

Porque não tem muita informações do carro, o cara fala que vai ser tubulação de aço, fibra e a litragem do motor e só.

Mas pelo preço, percebe que deva usar tecnologia antiga, vai cumprir o básico de itens obrigatórios, qualidade baixa e uma nota próxima de zero na Latin NCAP sobre segurança

1 curtida