Carregador Samsung incendiário

Então, galera, ontem a terrível fama da Samsung fez mais uma vítima. Fui dormir. Pluguei meu celular (Samsung S20FE) para carregar ao lado da minha cabeceira, como faço todos os dias. Minutos depois minha esposa acorda assustada por conta de um barulho estranho. Acordo de sobressalto, olho para o lado: o carregador da Samsung em pleno “pipoco” elétrico, soltando fumaça, já queimado em uma pequena porção de sua lateral. Instintivamente meti a mão (!) e puxei da tomada.

Agora, refletindo mais calmamente, fiquei me elucubrando: e se não tivesse ninguém em casa? Teríamos um incêndio causado por um carregador?

Olha. Sou usuário de aparelhos celulares há pelo menos 25 anos. SEMPRE ouvi falarem mal da Samsung por conta de uma certa fama incendiária. Nunca tinha comprado um aparelho dessa marca, até ano passado… Complicado.

Sabem se a fabricante possui alguma política de atenção, para esses casos? A NF foi emitida em 15/08/2021.

1 curtida

Relato importante.
Teve algum caso de recall desses carregadores?
Tenho o mesmo aparelho, mas deixo carregando à noite na indução e muitas vezes sequer deixo carregando, por causa desse receio de que algo aconteça.

É meu primeiro Samsung também…

Po, ai é foda… carregador original dando pau dessa forma… Se eu fosse tu, eu entraria em contato com a Samsung para ver a troca por outro modelo. Curiosidade: o carregador chegou à ficar bem chamuscado por fora?

Eu meio que não gosto de usar carregadores mais rápidos que 10W de noite… geralmente esquentam mais o celular e tu não vai usar por umas 4h-8h mesmo… hahaha (pode ser alucinação minha, mas quando eu carrego devagar, a bateria parece durar MUITO mais) (Mesma coisa vale para quando eu sei que estarei perto de uma tomada por longos periodos.)

Mas é por essas e outras que eu uso aquelas réguas com switches no carregador (e outros objetos). hahaha - Não preciso meter a mão no carregador, que poderia estar derretido e/ou com algum componente eletrizado exposto.

4 curtidas

Qual modelo de carregador você recebeu com o seu S20 FE? Não sei se é real mas li relatos de que a Samsung trocou silenciosamente o carregador incluso na caixa para o EP-TA800 (25W, conector USB-C nas duas pontas) após diversas reclamações com o carregador anterior (15W, uma ponta USB-A e outra ponta USB-C)…

1 curtida

O meu, definitivamente, é um USB-A/USB-C.

1 curtida

Pera… o S20 FE suporta 25W e eles enviam um de 15W? #PorraSamsung

A situação piora quando você descobre que alguns modelos da linha A (A71, A52, A72) também recebem o EP-TA800, enquanto o S20 FE fica (ou pelo menos ficava) de fora ¯\_(ツ)_/¯

A importância de um disjuntor DR, qualquer fuga de corrente ele já desarma, dificilmente a fuga seria grande o suficiente para causar um incêndio sem ele desarmar.

1 curtida

Agora, nenhum eletricista coloca isso em instalação elétrica que não foi ele que fez… hahaha

Obvio que não vai colocar, não tem como dar garantia de que não vai ficar caindo toda hora, a não ser que tu convença ele de colocar sem garantia e tirar se der problema e tu pagar toda a mão de obra mesmo assim.

Eu já tive um carregador da Samsung que pegou fogo quando utilizava o S10e… Eu nunca mais deixo carregando celular a noite toda…!!! Por isso utilizo cabos e carregadores mais potentes como da baseus e ugreen… Questão de 1 hora já está carregado o aparelho… E para evitar sustos utilizo um dispositivo de proteção da Intelbras nas tomadas: tv, desktop, geladeira e ar condicionado… Ano passado rompeu um cabo de força do poste em frente de casa do qual ocasionou um curto… Modem voou da tomada, geladei queimou a placa… Desde então utilizo esses aparelhos… Onde moro a casa e de aluguel e 90% das residências aqui no interior não possuem se quer quadro elétrico.

De acordo. Fui conferir aqui e o carregador é o EP-TA200B.

1 curtida

Substitui o filtro de linha?

não sei informar… pois há alguns filtros de linha que não possui proteção…esse da intelbras a finalidade é a proteção…!!!tanto que utilizo o filtro de linha ligado nele…e o estabilizador do desktop plugado no filtro de linha com alexa, modem, roteador mesh e carregadores.

coitado do teu computador, ele não merece ser torturado assim.

2 curtidas

rapaz, eu utilizo esse estabilizador a uns 6 anos… mantenho ele pois ele faz a conversão de 220 para 110 onde eu ligo a impressora, me fale aí quais os malefícios?

1 curtida

sabe quando ele faz teck? isso gera uma quebra/distorção na onda elétrica e isso faz mal para as fontes chaveadas.

Outra coisa é que as fontes de desktop trabalham de forma mais folgadas em 220v, já que elas tem de elevar a tensão antes de retificar, ou seja, tu esta fazendo o processo de reduzir a tensão e a fonte do desktop depois tem de elevar ela novamente.

Troca o estabilizador por um transformador e liga somente o que não é bivolt nele, de preferencia mantendo o transformador desligado sempre que possível, pois ele consome energia mesmo com o aparelho ligado a ele não esteja em uso.

Se não quiser se desfazer do estabilizador, pelo menos deixa somente a impressora nele, o resto tudo liga em 220v.

7 curtidas

valeu pela explicação :+1:…!!!

1 curtida

Acabo de conferir o meu aqui: EP-TA200I

1 curtida

Bem lembrado, Felipe. Lá em casa temos DR, felizmente.

2 curtidas