Canonical ensina como migrar do Windows 7 para o Ubuntu Linux

Originally published at: Canonical ensina como migrar do Windows 7 para o Ubuntu Linux

Série de tutoriais tenta convencer usuários do Windows 7 a irem para o Ubuntu

Acho interessante esse tipo de ação de divulgação que eles fazem, junto desses tutoriais pra pessoas mais leigas, assim quem já tinha um interesse ou se interessar, consegue entender e fazer a migração de uma forma intuitiva. Foi em um desses que a muito tempo atrás eu comecei a usar o Ubuntu, atraves do wubi.

1 curtida

Acho muito legal essa iniciativa da Canonical, recentemente troquei o Windows 7 do notebook da minha namorada pelo deepin, o maior problema é o Office.

Estou testando algumas soluções para windows (tbm disponíveis pra linux), mas realmente é difícil um que substitua.
O melhor que encontrei foi o Softmaker Freeoffice. Fica a dica aí para testar

@Fabiofs, LibreOffice é muito completo, mais que o FreeOffice e o WPS. É só questão de costume usá-lo.
No meu trabalho eu acabo usando o Google Docs mesmo e fico sem depender de sistema operacional.

Não uso nenhum programa da suite Office já há uma década. Mesmo quando ainda usava Windows diariamente no trabalho.

Realmente é o pior problema para migrar um usuário para linux, não que as alternativas sejam ruins.

O problema não é acostumar, é a compatibilidade com os arquivos do word. Ele nunca fica perfeito, sempre apresentando erros de formatação

As planilhas do Excel também.

Isso aí, com muito trampo, tu consegue colocar pelo menos o Office 2010 pra rodar. Mas não recomendo, o programa crasha direto.

Ir pro Ubuntu, passar raiva e ficar com trauma de Linux…

Faz sentido, a Microsoft e a Canonical tem uma parceria forte, fica como mais uma opção… Sobre o office, não sir como fica usar no navegador direto o office 365…

Esse ano faz 10 anos que uso Linux. Pra mim o Office foi o mais fácil de se adaptar, já que o LibreOffice tem a maioria das funções, exceto algumas que quase não uso. O últmo program que migrei foi do PaintToolSAI pro Krita, que tem um excelente guia de migração. Pra trabalhar já faz tempo que deixei o Corel pelo Inkscape.

1 curtida

Mas pessoal, o Office 365 via navegador já é bem competente no que faz. Se não precisa de funções super avançadas é possível usar sem problema algum via chrome ou firefox.

1 curtida

eu uso e recomendo o Linux Mint Mate

Mas pessoal, o Office 365 via navegador já é bem competente no que faz. Se não precisa de funções super avançadas é possível usar sem problema algum via chrome ou firefox.

Via navegador é terrível! Assinei por um mês pensando em substituir o Google Drive (Office + 6TB de espaço foi tentador) mas ele não chega nem perto de um Google Docs ou mesmo de um Wordpad, de tão limitado que é. Foi uma das piores experiências que tive com um app de escritório online.

O problema não é acostumar, é a compatibilidade com os arquivos do word. Ele nunca fica perfeito, sempre apresentando erros de formatação

Padrões da MS são tão despadronizados que criei um documento no Office 365 em casa e no Office 2019 do trabalho ficou todo desconfigurado.

1 curtida

Ainda acho o LibreOffice uma melhor opção. Já vem instalado na maioria das distribuições, é gratuito e tem compatibilidade com os arquivos do MS Office.

1 curtida

Caramba, nunca tive problemas…