Câmera retrátil, 3D Touch e mais: 7 tecnologias de celulares abandonadas

Posso lidar sem o reconhecimento de íris que eu tinha no meu S9+ e troquei pro S22+, lido bem também com a falta do MST (que só a Ticket Restaurante não usa NFC, mas enfim). Mas ficar sem o LED de notificação é uma pena e sinto falta mesmo. Era muito, muito útil para mim.

5 curtidas

Outra ideia que a BlackBerry teve foi usar um sensor capacitivo no teclado físico, que você podia usar para mover o cursor e rolar. Começou no Passport, mas a ideia durou até o Key2 (que usava Android)

Detalhe que o conceito ainda não morreu, por que a Unihertz continua fazendo aparelhos esquisitos parecidos com os BlackBerries (e não sei como não levou processo ainda).

1 curtida

Tive a oportunidade de brincar com alguns aparelhos da BB e da Palm no passado e o teclado físico deles realmente era muito bom. Apesar de pequeno, era fácil de digitar e não precisava de muito tempo pra conseguir digitar rápido e praticamente sem erros. Fora que nenhum feedback háptico na base de motor se compara ao click do teclado físico.

2 curtidas

LED para notificações no Android

Eu tive um Motorola Defy que tinha essa função, adorava ela. Depois tive um Galaxy S5 (aliás tenho até hoje, dei pra minha filha) que também tem essa função. Agora uma boa tela AMOLED faz tudo isso muito bem.

2 curtidas

Ta ai, o led de notificação morreu e eu não percebi, ainda tenho um Mi8 Lite, e ele tem um ledzinho branco, ajuda bastante, pois não gosto de ficar conferindo o celular toda hora, quando for pegar um aparelho novo vai ser com tela amoled, assim da pra substituir bem.

QUÊ? Pera aí… Quer dizer que os novos Galaxys não tem mais o led de notificação? Nem foi feita nenhuma solução via software pra substituir ele? N Ã O A C R E D I T O… Mano, ele é muito útil.

Sobre o 3D Touch, a Apple simplesmente viajou.

Tem soluções via software sim.
Tem opção da própria Samsung assim como tem soluções de terceiros.
Tem uma opção de acender o perímetro do buraco da câmera frontal e parece ter uma opção de acender a luz do flash.

Não sei se as opções variam de modelo pra modelo, mas existem substitutos para o led de notificação.

O 3D Touch era ótimo, até hoje sinto falta (principalmente pra usar de cursor no teclado). Mas era uma tecnologia bem cara e complexa e que a própria empresa nunca divulgou tanto (o usuário que tinha que descobrir como usar).

Espero que volte no futuro. Tem algumas patentes novas que indicam que eles ainda pretendem implementar sensores de força na tela dos dispositivos com uma tecnologia diferente.

Me lembrou do BlackBerry que eu falei aí em cima.

Mas sim, eu consigo ver o problema de descoberta de um recurso desses, que você literalmente tem que APERTAR COM FORÇA o celular, e que é diferente mas similar a segurar apertado (e com potencial de confundir ambos).

1 curtida

Removeu porque é caro e ocupava espaço. Também nunca foi uma tecnologia muito fácil de demostrar utilidade e todo o processo de interação era pouco intuitivo. Tinha amigos que nem sabiam que o iPhone deles tinha 3D Touch.

Ela segue evoluindo em uma forma de trazer novamente, mas sem comprometer espaço e custo. Tanto que o iPad nunca teve, já que a tela toda precisava de uma camada extra para esses sensores. Nesta nova abordagem ele já poderia ser aplicado em telas maiores.

Eu usava muito. Ainda faz falta na hora de digitar, mas me acostumei a usar a barra de espaço pra ativar o trackpad.

A solução foi o Always on Display, assim como a Motorola fez qnd colocou a Moto Tela. Essa gambiarra até consegue resolver parte dos problemas das notificações, mas não todas, já q vc tem de olhar diretamente pra tela pra saber se tem algo novo.

Lembro que o LED me permitia saber se tinha mensagem ou coisa assim de longe, já q ele brilhava e tinha cores diferentes pra contatos etc. Era bem útil.

Foi uma coisa q morreu e eu nem reparei, mas sento muita falta :joy:

Porém o LED não morreu de vez. Vários celulares da Xiaomi continuam com o LED até hoje. Só q, pela falta de espaço, o LED fica na bordinha da tela, é de uma única cor etc. N sei se continua sendo útil.

É. O MST hoje é bem substituível mesmo.

Na época que comecei a usá-lo, num Galaxy S7, O MST era útil, já que ainda tinham máquinas sem NFC, algumas tinham de entrar em menus escondidos e principalmente pq QUASE TODOS lojistas não faziam ideia do que era aproximação.

Então o MST quebrava um galho já que era só encostar na máquina e o lojista inseria o preço, coisa que é feito antes no NFC.

2 curtidas

Menos mal. Então colocaram na One UI pelo visto. Engraçado que nos reviews da One UI não lembro de alguém já ter citado isso. Se for nos mesmos moldes do led podendo escolher a cor de acordo com o app, foi bem substituído.

Solução entre aspas, né? Always on coexistiu com o led. No meu caso, eu ainda teria que dar um toque na tela pra poder ver se tem notificação. Prefiro a solução do led mesmo.

2 curtidas

Quando me referi que a Apple teria viajado com o 3D Touch, foi no sentido de ela ter inventado uma função de hardware sendo que já existia praticamente a mesma solução via software, no Andoird inclusive.

Posso estar falando besteira, mas apenas dar um toque mais longo em alguma tela ou ícone de apps, aparece um menu com algumas opções. Essas duas funções não seriam a mesma coisa?

No S22 não há nenhuma solução da parte da Samsung. Existe sim um app que faz a função pelo aro da camera frontal. Mas não vou dar acesso a app de terceiro só pra isso. Acredito que deveria vir nativo do sistema.

Sim, tem solução que você pode mudar a cor de acordo com o aplicativo de origem da notificação.
No S20, por exemplo tem um vídeo que mostra um pouco as opções:

De todas as tecnologias, o teclado físico é o que fez mais diferença, conheci pessoas que sentiram muita falta do teclado, até demoraram para mudar de celular 100 % tela.

Configuração das Notificações Edge e instalação do AOD Notify. Mesma coisa pro S22.
Ou seja, OFICIALMENTE não há notificação LED para celulares da Samsung da linha S depois do S9

Sim e não. O 3D Touch acabava sendo mais intuitivo porque você não tinha que esperar nem 1 segundo pra ação acontecer. Pressionou forte, o menu aparece na hora. E tinha o Peek & Pop também, que era uma ação pra pré-visualizar conteúdos ao pressionar forte. Se você mantivesse a pressão, o conteúdo continuava na tela. Se apertasse mais forte, era aberto em tela cheia. Se soltasse o dedo, já voltava para a tela anterior. Isso tudo acabou com o fim do 3D Touch.

E tinha outras coisas, como mencionei o exemplo do cursor no teclado (isso ainda existe no iOS com long press, mas você não consegue mais selecionar o texto apertando ainda mais forte, por exemplo – o que era bem útil).

1 curtida

Se você quer dizer sobre soluções da própria Samsung, tem o EdgeLighting+ que é o aplicativo da própria Samsung.