Câmera de 200 MP para o Samsung Galaxy S23 Ultra pode virar realidade

quero ver é na pratica se isso significa melhores fotos ou é só mais um jogada de marketing

1 curtida

Ao contrário das DSLR, os celulares não podem comportar sensores muito grandes. E a solução ajuda a compensar esta dificuldade sem ter que aumentar a dimensão dos smartphones, pois pixels maiores permitem a captar mais luz e garantem mais detalhes

Na real, essa solução não é pra compensar nenhuma dificuldade, é pura e simplesmente marketing. Sensores com pixels grandes são realidade e poderiam ser perfeitamente utilizados ao invés de números monstruosos como este.

200MP criam pixels individuais tão pequenos que por si só sofrerão bastante com difração ótica e nunca a imagem será realmente nítida, ficando com o aspecto lavado de aquarela, padrão em 100% das fotos de sensores minúsculos com resolução elevada.

Todos melhores smartphones pra fotos possuem sensores com algo acima de 1.2µm por razões óbvias.

5 curtidas

As pessoas gostam de números e se condicionaram a isso. Poucas são as que vão atrás de saber o que de fato é melhor ou não. Logo esses 200MP vão estar em aparelhos de entrada, se vendendo como a melhor câmera em um smartphone.

1 curtida

O problema que vejo nisso é a “lerdeza”. Com o iPhone, vc sabe que se apertar o botão, a foto sera tirada no mesmo instante. E o que você vê na tela, vai ser a foto final. Nos samsung com resolução tão alta, existe um tempo de processamento entre vc apertar o botão e a foto ser tirada. E o que você ve na tela, é a foto “crua”, qdo vc entra na galeria, ainda fica processando, pra só depois, termos a foto “editada”. Imagino que quanto mais pixels pra lidar, maior seja esse tempo. Espero que os processadores novos, compensem.

1 curtida

Na prática a história é outra. Bora ver se o processamento vai acompanhar …

1 curtida

Não exatamente. Talvez, se eles aplicassem o oversampling que a Nokia adotou em alguns de seus aparelhos, ela entregaria melhores resultados que a tecnologia que eles utilizam, pixel binning. O trabalho do oversampling não se trata apenas de “muitos megapixels”, mas uma tecnologia capaz de trabalhar com toda a resolução do sensor e depois “compactar” pra resolução desejada, mantendo os detalhes. Isso requer mais processamento. No pixel binning, ele combina ou descarta os pixels desnecessários para formar uma imagem final. Claro que há muito mais detalhes técnicos nessa comparação, que você pode encontrar um resumo aqui, mas, no geral, o oversampling é melhor que o pixel binning.

No mais, a fotografia mobile, diferentemente das câmeras profissionais, precisa mais de tecnologias assim, pois os sensores são pequenos mesmo. É um mundo quase que completamente diferente. O básico da fotografia é a luz. Quanto mais luz, melhor para o sensor trabalhar. E quanto maior o sensor, melhor as tecnologias e componentes envolvidos vão trabalhar com os fótons.

4 curtidas

Acho que a questão aqui é até que ponto é vantagem em diminuir cada pixel para usar essas técnicas, será que não passamos do ponto onde em vez de melhorar a qualidade já estamos piorando ela por conto dos pixels pequenos de mais?
Será que um sensor de 200 MP é realmente melhor que um de 100 MP onde tu também aplique as mesmas técnicas?

1 curtida

Aí é que tá. A matemática é simples: pra melhores resultados, você precisa de um sensor maior. Não há mágica. Não colocam um sensor maior num smartphone por dois motivos: custo e design. Pronto, daí você tem que trabalhar com o que tem: sensores pequenos.

E aí entram as tecnologias que eu falei que trabalham com muitos pixels em sensores pequenos. Mais pixels, nessa discussão, sim, é melhor qualidade. Só que precisa de todo o conjunto pro resultado ser melhor: sensor, lentes, software, processador…

Então tu acha que numa situação onde somente se mude o sensor de 100 MP para 200 MP mantendo todo o resto igual, num sensor minúsculo de celular, tu vai ter um resultado melhor?

Eu nunca nem deixei implícito que há a possibilidade apenas de mudar o sensor e deixar o restante igual pra ter melhores resultados. Na verdade é o contrário, dá pra interpretar meu comentário de outra forma:

Tudo o conjunto trabalhando em harmonia, usando as tecnologias que eu citei, uma vez que não se pode aumentar significativamente o tamanho do sensor, certamente um de 200MP vai entregar melhores resultados que um de 100 MP. A questão está no estudo de como a tecnologia funciona. Deixei dois links ali pra agregar conhecimento.

Mas foi essa a minha pergunta inicial, faz sentido mudar o sensor de 100 MP para 200 MP?
tu vai ter melhorias nisso ou as melhorias vem do resto e essa mudança de sensor é só marketing? podendo obter os mesmos resultados (ou até melhores) com o sensor de 100 MP?

Sim, faz sentido. A explicação? Comentários anteriores + links.

posso está errado, mas isso é igual a um PC, de 100 MP para 200 MP vai ter uma melhora, mas não significativa por causa dos gargalos dos outros componentes que não consegue acompanhar,

no PC seria trocar uma memoria de 4GB para 64GB, mas o processador ainda é um celeron, o HD é mecânico RPM e VGA ainda geforce 210, melhorar, melhora, mas o gargalo tira não extrai o máximo dos componentes.

Boa explicação e ótima informação @DiFF7Skyns ,não sabia dessa tecnologia. Agora numa escala de 0 a 100, qual o real interesse da Samsung em fazer uso dessa tecnologia? Eu duvido de que haja interesse em algo que na prática dara mais trabalho e mais custos, talvez. Usar a tecnologia atual tem menos custos e o marketing em cima disso terá o mesmo efeito caso usasse o oversampling.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.