Câmera 8k do Galaxy S20

Será que estamos prontos pro 8K na câmera dos smartphones ?

Cada minuto ocupará em torno de 900mb. Quais desafios técnicos ainda faltam ser vencidos?

Acham que haverá adoção do formato 8K por parte das mídias sociais, ainda mais cm 5G disponível ?

Compartilhe sua opinião.

1 curtida

O Snapdragon 865 está pronto para, no máximo, receber até 16GB RAM LPDDR4/5 e 8k 30 FPS, por exemplo!! Bem, as redes sociais devem preparar o terreno para ter suporte 8k, a exemplo do YouTube, suporta 4k 60 FPS para reprodução de conteúdos!! Smartphone gravar em 8k vai requer muita memória mesmo, talvez, 128GB não segure tantos vídeos nesta resolução, no mínimo, 256GB aos intermediários!! Além disso, reproduzir nesta qualidade terá limitações, tendo apenas alguns minutos de vídeos, pois o processador não aguentaria por mais tempo, pois pode haver derretimento dos componentes e esquentaria demais, no entanto, por segurança será limitado!!
As fabricantes tem que investir ferozmente nesta resolução, pois o HDMI 2.1, mesmo lançado quase 3 anos atrás, ideal para PCs, monitores, laptops e notebooks quase inexiste, tem muito HDMI 2.0, isso sim! Então, demorará ao menos 5 anos para o boom 8k 30/60 FPS!

1 curtida

Eu tenho certeza que nesse primeiro momento vai ser um recurso com limitações, que na prática só existe pra colocar na ficha de especificações técnicas, similar ao que aconteceu quando surgiram os primeiros smartphones que gravavam em 4k, por exemplo.

Sinceramente, se o hardware disponível no momento ainda não tá pronto pra suportar um recurso desses sem um bando de restrições, seria melhor nem implementar e deixar para a linha de smartphones do ano seguinte…

A questão é que o HDMI demorou muito pra se atualizar e nos computadores, onde existia uma demanda maior por telas com taxa de atualização mais altas, por exemplo, as fabricantes acabaram migrando pro DisplayPort…

Quantos minutos um smartphone top de linha Android consegue gravar na resolução máxima ? Já ouvi dizer que são 15 minutos, imagino que em 8K isso caia pra metade.

O que realmente me preocupa é a falta de suporte das redes sociais a altas resoluções. Se eu gravo em 4/8K eu quero poder compartilhar nessa resolução. Já pensou stories em 4K, ia ser muito bom.

Queria muito que o pessoal to TB entrevistasse alguém do time de câmera da Samsung pra contar pra gente tudo nos mínimos detalhes (tecnocast), dps do lançamento.

Sou fascinado por esses detalhes técnicos que a gente só descobre quando alguém de dentro revela como funciona.

Concordo cm vc. Se torna mais uma peça de marketing, que propriamente dito uma função real. Mas confesso que eu fico bem ansioso pela tecnologia. Pensar que anos atrás isso nem era possível.

1 curtida

Anteriormente, quando os smartphones foram lançados com 4k 30/60 FPS, conseguiam somente 4 minutos, limitados por questões de segurança ao hardware, pois poderia derreter caso fosse além da conta! Hoje em dia, suportam entre 12-15 minutos, caso não esteja equivocado!! Segundo rumores, 8k 30 FPS(o máximo do Snapdragon e outros processadores do futuro), será limitado a 6 minutos logo de início, por questão clarividente!!

Também deve HDMI 2.1 são as smart TVs!! Quase todas tem HDMI 2.0 e pouquíssimas HDMI 2.1!! DisplayPort em smart TVs?? Nunca vi na vida!!

Eu acredito que pelo menos em 4k30 a única limitação nos dispositivos atuis seja a quantidade de espaço livre, visto que até os Moto Gs da vida já suportam essa resolução até mesmo na câmera frontal…

2 curtidas

Eu quis dizer que o HDMI demorou muito pra se atualizar e com isso o DisplayPort, por oferecer uma largura de banda muito maior, acabou tomando seu lugar nos computadores. Hoje, com o HDMI 2.1, não existem mais esses entraves, mas boa sorte pra convencer a base instalada atual a trocar de placa de vídeo e monitor só pra tirar proveito do HDMI 2.1 quando o DisplayPort 1.4 (padrão antigo, de 2016) já oferece largura de banda suficiente para até 8k60.

Já nos televisores, até onde sei somente os modelos mais caros da LG oferecem HDMI 2.1 no momento. Vamos ver se os outros fabricantes enfim adotam o novo padrão nas TVs a serem lançadas em 2020…

1 curtida

A Samsung, de acordo com os rumores, nas suas novas smart TVs colocará HDMI 2.1!! Ouvi uns rumores de que 16k o fim do aumento das resoluções, mais que isso(32/64k) não diferenciaríamos as cores!! Nem digo se é verdadeiro…

Gravar em 8k show com som estourado e um monte de cabeças na frente. :roll_eyes:

Altas resoluções só fazem sentido para realmente assistir. Youtube, vimeo, até mesmo o Facebook watch poderia ter conteúdo em altíssima resolução… Já o Instagram e o WhatsApp é um negócio mais rápido, que as pessoas nem assistem aos stories completos. Imagina o desperdício de banda carregar um storie em 8K pra pessoa pular em 2 segundos