Câmara aprova projeto que define CPF como documento único

Originally published at: Câmara aprova projeto que define CPF como documento único – Legislação – Tecnoblog

CPF poderá ser usado como número de identificação em cadastros de órgãos públicos, do registro civil e de conselhos profissionais

Só faltou dizer que o projeto é de autoria do deputado federal Felipe Rigoni (PSB/ES)

Antes tarde do que nunca.
Essa ideia já vem sendo ventilada há uma década.
Espero que não seja apenas mais um projeto abandonado na Câmara.
A quantidade de documentos aqui no Brasil é ridícula.
Alguns existem apenas para sustentar esquemas e burocracia (número do PIS é um desses)
Outros existem somente por existir, sem nenhuma necessidade (título de eleitor)

1 curtida

Isso abre margem pra fraudes e golpes!

Seria lindo, mas acho difícil aprovarem algo assim, ainda mais com este desgoverno.

pelo contrario esse governo vem unificando os bancos de dados, então acho difícil disso não ser aprovado.

2 curtidas

Senado tem partido pra todos os gostos. Mas a maioria dos projetos lá são inúteis, como aquele de um deputado qualquer querendo que menores de 14 anos não conversem online em chats de jogos.

2 curtidas

Esse é o CU? Cadastro único? :grin:

4 curtidas

todas as farmacias ja tem todos meus documentos entao kkkkk

Só faltou matarem o numero do RG de vez nesse processo de unificação ai, ainda continuaremos com o RG, as novas identidades deveriam vim só com o CPF.

1 curtida

A ideia é valida, porém não resolve o problema.

Deveriam ter encaminhado um projeto que tornasse o CPF o documento único, obrigatório, que englobasse todos os dados necessários; histórico médico, antecedentes criminais, e tantos outros que existem hoje.

Condensar tudo em um único cartão (como os de crédito) e também a variante digital, onde seria possível acompanhar e resolver pendências junto ao governo; atualizar dados, pagar multas… isso é facilitar a vida do cidadão.

1 curtida

Me parece que estão preparando o terreno para isso, tornar o CPF a chave primaria de acesso aos teus cadastros em todos os órgãos federais, permite em breve sumir com os outros números.

Um dos nossos grandes problemas é que os RG são de atribuição estadual, teria de mudar isso, o RG passar a ser um documento federal, até tentaram isso como CU e o DIN, mas não foi pra frente o projeto.

Digamos que demos o primeiro passo. O próximo seria o que você citou. Lembrando que estamos no Brasil, terra da burrocratização.

Algo tão obvio, necessitou de uma junta pra análise e estudo pra decidir se ter um documento único é melhor ou não.

Com CPF, email e número telefônico não tem como dar errado qualquer cadastro.

Para mim o que falta é alguém colocar no CPF a foto, aí só precisaria dele para provar algumas coisas, pois ele sozinho precisa de outro documento de comprovação.

1 curtida

Eu tenho 2 RGs, um é do estado de SP e outro do MS.
Minha CNH está vinculada ao do MS, mas eu moro em São Paulo e uso o RG de São Paulo para cadastros. Isso gera alguns problemas e as vezes algumas pessoas até ficam surpresas quando descobrem que eu tenho mais de um RG.
Quando renovar a minha CNH irei colocar com o RG de SP e aí irei aposentar o RG do MS.

1 curtida

Minha vontade era tirar um RG pra cada estado do Brasil (e de quebra visitar pelo menos uma cidade de cada estado).
Mas o lado financeiro sempre ferrou esse meu sonho. :- (

Não precisa ser rico, basta arrumar um trabalho que te permita viajar bastante. Eu já viajei por 8 estados a trabalho, aí acabo ficando de 2 a 3 meses no hotel, quando o projeto acaba eu vou pra outra cidade.

Seja rico ou tenha um emprego que te permita viajar.
Ok.
: -|