Câmara aprova MP que prevê sistema eletrônico unificado para cartórios

2 curtidas

Muito bom isso, ja pensou poder imprimir uma segunda via de Certidao de obito, casamento, em um papel a4 com Qrcode, direto de sua casa, sem dor de cabeça, sem stress, ainda mais quem mudou de onde nasceu, sofre com segundas via, depende de pedir alguem, correio etc.

14 curtidas

Eu só tenho acesso a escritura da casa dos meus avós pq sei o livro e pagina que ela se encontra, pq abandonaram os registros de antes da década de 90 sem digitalizar eles, e não tem índice nenhum, não da para procurar pelo nome ou endereço do imóvel, ou tu sabe onde tá ou fica sem o documento.

Meu maior sonho é esses documentos não terem mais data de validade, coloca um qr code ali e quem receber vai lá e valida que aquele documento não sofreu alterações, mesmo que tenha sido emitido a anos.

15 curtidas

Se eles previram pra ser lançado até 31 Janeiro 2023, provavelmente daqui a dois presidentes começa a funcionar…

3 curtidas

Espero pela aprovação final desta Medida Provisória!

2 curtidas

Meu amigo trabalhei com legalização de imóveis, sofri de mais kkk, absurdo essa bagunça toda.

3 curtidas

O pix foi extremamente no prazo. Vai que

Da última vez que eu fiquei sabendo, Brasil tinha um estado do Mato Grosso a mais de tanto registro, mesmo com uma boa parte do território nem registro tem

Quero ver se com isso, fazem as coisas direito

O Pix está funcional, porém ainda náo está 100% pronto. hahaha

1 curtida

Sim, e exatamente dentro do planejado.

2 curtidas

O pessoal da Caixa sacaneia muito os clientes, quando das certidões do financiamento da casa própria.

A Caixa tem convênio, com todos os cartórios ligados a aquisição de imóveis no Brasil.

Sai na impressora.

Mas mandam você tirar as certidões.

Isso há mais de 15 anos.

Muito bem vinda, essa decisão para cartórios eletrônicos.

2 curtidas

Sim, sim. Mas ainda me pergunto quando vai estar completo. hahaha mais unss 10 anos.

Se seguirem o cronograma, mesmo que leve 10 anos então está ótimo, o problema é fazer cronogramas que sabemos que não vai ser seguido e ai ficam aqueles adiamentos crônicos.

3 curtidas

Então… isso é meio que um problema cronico do Brasiu…

não rolou com o pix, a sua implementação tem se mantido bem dentro do cronograma, e devemos muito disso a não terem criado um cronograma impossível de seguir.

O cronograma do Pix não foi mudado duas vezes?

não me lembro de nenhuma alteração significativa nele, alguma função que teve o lançamento adiado, mas se levarmos em consideração que ele foi implementado em um ano de pandemia, eles conseguiram lançar ele em novembro de 2020 conforme tinha sido anunciado no inicio de 2020.

Tem isso. Mas enfim, quero ver quando vai estar 100%. Deve estar uns 80-90% ainda. haha De qualquer jeito, Pix é excessão de coisa funcionando no Brasiu, não regra.

100% é questão de ponto de vista, a ideia inicial era substituir TED e DOC, ele fez isso no lançamento, se ainda pagamos por DOC ai é culpa do emissor da cobrança.

Por outro lado ele nunca vai ser 100% pq sempre estão surgindo novas tecnologias que podem ser adicionadas ao sistema e por ser um sistema enorme e complexo tem de todo mundo se manter em acordo sobre o funcionamento dele, e isso leva tempo.

1 curtida

Isso eu acompanhei de perto, inclusive porque sou de MT e uma época trabalhei no Judiciário. Cartórios do interior registravam propriedades pra 3, 4 proprietários diferentes. Daí o que rendia (e ainda rende) de ação na justiça em que fica aquela de tentar descobrir quem é o proprietário de fato.

Daí coloque na conta a grilagem, a venda irregular de propriedades que o governo doa (e que não podem ser passadas adiante antes de uma carência de X anos), etc. Eu acredito que pra regularizar essa bagunça seriam necessários alguns bons bilhões e um bom tanto de anos. Claro, isso seria uma visão utópica: todas as propriedades do BR regularizadas.

Quanto aos demais atos e afins: de fato algumas coisas são um porre. Tipo uma Certidão de Nascimento ou Casamento que você tem que esperar dias por uma segunda via, por exemplo.

2 curtidas