Caixa caiu: app está fora do ar para diversos clientes nesta quarta (6)

https://tecnoblog.net/noticias/2022/04/06/caixa-caiu-app-esta-fora-do-ar-para-diversos-clientes-nesta-quarta-6/

Quanto mais a tecnologia avança, mais casos como esse aparecem.

1 curtida

As 23:30 e ainda fora do ar essa bosta… Nos dias de hoje está complicado viver só com 1 banco, quando não é o Itaú que some e aparece dinheiro, é o Inter que não faz pix ou a Caixa que não loga no app…

Precisando confirmar se o financiamento do AP bateu mesmo e fora do ar. =/

Isso são as economias porcas que os bancos fazem em TI, maioria deles já mandou seus sistemas pra nuvem pra economizar, não sei se é o caso da Caixa, mas certo que devem ter cortado quantidade de profissionais de TI pra aumentarem os lucros.

Discordo, os bancos mandam para nuvem pq fica melhor o serviço, imagina ter que fazer upgrade constante em servidores, datacenter direto, na medida que digitaliza, se olhar os bancos cortam custos em outras areas mas a area de TI para eles é vital, basta olhar que o itaú todo santo dia abre vaga, inter, bradesco, e vagas não são preenchidas porque não tem gente capacitada o suficiente.

No caso da caixa é que seus Sistemas são ruins mesmo, basta olhar o quão atras eles estão de bancos como BB e Itaú que tem bons serviços de TI.

E certamente esses contratos com AWS, Google, etc devem ter cláusulas pesadíssimas de uptime. Não é a mesma coisa de eu contratar uma hospedagem na Locaweb e ficar 3 dias com email e site fora do ar.

1 curtida

Ai a aws tem uma instabilidade e todos os bancos brasileiros saem do ar pq esta todo mundo no mesmo datacenter, esse datacenter que nem está sob gerencia do banco pra resolver o problema, tem de esperar que um terceiro resolva.

Eu não discordo, Felipe, mas deve ter também um SLA pesado pra esses casos.
Banco não pode sair do ar.
Agora, se for motivo de força maior - guerra, ataque cibernético, etc…ainda teremos problemas com isso. O que é incrível, pois a Internet foi criada justamente pra não ficarmos incomunicáveis em casos extremos.

Geralmente na nuvem não vai estar os sistemas criticos (core banking) embora também a o ambiente multi-cloud, onde uma nuvem para logo starta em outra, tem regras rigidas de rudundancia. sistemas de banco geralmente param ou por DDOS quando são atacados, ou por Excesso de carga, geralmente ocorre nos inicio de pagamentos, muita gente acessando lembrando que tem banco ai com 60 milhoes de clientes acessando, gera uma carga, absurda.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.