E agora nem podem dar desculpas de inviabilidade técnica e etc., pois que já permitem isso em outros locais.
Logo vem a mesma onda que aconteceu na europa, lá a Apple dança conforme a música. Mais de uma loja, sideloading…
Finalmente algum órgão brasileiro tomo partido nessa baixaria que Apple faz com recursos básicos como o NFC, um absurdo total, quem tem iPhone não pode nem recargar o RioCard, muito humilhação ter iPhone aqui no RJ, esse de fato foi uma das decisões que me fez nunca nem querer ter iPhone, fora os meus emuladores claro kkk
Sobre o sideloading, acho válido, mas provavelmente ela vai fazer que nem na Europa… Dificultar ao máximo e tornar impossível para o usuário iniciante fazer qualquer coisa.
Se abrir mais um pouquinho as pernas vira o Android mais caro do mundo .
Nada, se continuar do jeito que está o Android vai ser mais fechado que tudo.
Não fez nada quanto a venda casada do carregador, acho difícil fazer algo agora nesse caso. Mudaria, se ela fosse impedida de vender no Brasil, mas o nosso judiciário oferece brechas.
Qual a probabilidade da Apple só ignorar? Ou recorrer, é possível? Me pergunto pq não sei se é o mesmo caso dos carregadores que até tinha multas e tal mas ela conseguiu reverter tudo no final.
Ela pode sim recorrer, mas essas medidas “por enquanto” são obrigatórias.
O “por enquanto” foi usado pois a Apple pode recorrer da decisão do CADE, pois essa é uma medida preventiva que deverá ser cumprida até o processo ser concluído. O órgão informa que ao final da instrução, a Superintendência-Geral opinará pela condenação ou arquivamento do caso.
Entendi, mas acho que essa medida preventiva é algo com bastante chance de ser fixo depois, né? Pois não faz sentido eles obrigarem a Apple a fazer isso e logo depois ceder, isso causaria mais prejuízos às empresas/consumidor, e trabalho pra Apple. Por exemplo, imagino que alguns apps podem implementar pagamentos alternativos e logo depois ser proibido, isso inflamaria ainda mais a questão, etc. Outra coisa é que o CADE poderia ir postergando o caso enquanto a Apple mantém a porta aberta.
Acho que há chances da Apple ignorar considerando o valor da multa pra não ceder/abrir precedente e recorrer. Curioso pra ver a resposta dela. No fundo, ela sabe que perdeu essa batalha pois é uma tendência iniciada pela UE e precisará buscar outros meios de manter/aumentar o lucro, e o marketing de sistema mais seguro e “privado” como ela diz, mesmo com apps de fora da App Store.
O mais engraçado q essa reclamação do Mercado Livre também acomete o Android, já que, tal como a App Store, o Google também não permite que apps da Play Store vendam assinaturas ou serviços por pagamentos de terceiros.
Isso já é limitação da empresa do Rio Card mesmo. A Apple liberou apps de terceiros atuando como serviços de pagamentos tem um tempinho, mas o NFC pra leitura e gravação, já é liberado a muitos anos, logo daria pra recarregar o RioCard através do iOS também
É, tem algumas coisas, como essa, que não dá pra entender… as empresas parecem focar unicamente na Apple (não que ela seja santa), enquanto o Google possui práticas semelhantes.
Eu concordo com pagamentos alternativos, mas imagino que as empresas só vão usá-lo pra inflar os preços e lucrar mais. Aumenta bastante o preço built-in e deixa o alternativo equivalente ao atual base de reclamação.
Gosto da praticidade de não ficar preenchendo forms de cartão em vários lugares e concentrar o extrato num só local, no Android, quando a diferença não é superior a 5 reais ±, eu prefiro usar o pagamento do Google mesmo…
Agora se o pagamento alternativo for aprovado, acho desnecessário o sideloading, só faria o sistema ficar mais vulnerável para apenas alguns usuários de iOS brincar de usuário avançado, tendo o Android a sua disposição já.
Mas a Apple que se dane e se vire pra sustentar seu sistema dito como mais seguro… ela criou esse problema, era só permitir desde o inicio (mesmo que com uma taxa irrisória) o pag alternativo e nada dessas regulamentações existiriam hoje ditando exatamente como ela deve desenvolver o próprio SO.
Bom por um lado… ruim por outro… agora a quantidade de golpes que vão inventar depois dessa “abertura”…
Agora é a desculpa de sempre, que isso vai estragar a experiência do consumidor, que o cliente da Apple estará vulnerável, pois tratam cliente feito uma mula que se deixar sozinho numa sala, vai enfiar os dedos na primeira tomada que achar.
Então, quanto tempo até a Epic Games Store para iPhone/iPad ser lançada no Brasil?
Já aproveita e coloca o Google nesse processo aí. Não sei os outros apps, mas a Amazon não pode vender ebooks no app para Android, somente no site.
Nesse caso, rola um migué pois o Mercado Pago é aceito como forma de pagamento, o que faz a empresa ganhar uma fatia da grana das transações.
Muito provavelmente o Mercado Livre está reclamando da Apple pois ela não consegue fazer o mesmo no iOS.