Cade aprova rede 2G única e 4G compartilhado entre TIM e Vivo

Originally published at: https://tecnoblog.net/335729/cade-aprova-rede-2g-unica-e-4g-compartilhado-entre-tim-e-vivo/

TIM e Vivo criarão rede 2G única para ambas as operadoras e irão compartilhar 3G e 4G em cidades pequenas

O 3G será desligado antes do 2G. Podem anotar!

3 curtidas

Também acho

2 postagens foram divididas em um novo tópico: Compartilhamento de antenas 4G da Vivo e TIM: como funciona na prática?

sim, nos aparelhos 4G com voLTE faz a mesma coisa e melhor que na rede 3G, fica sem sentido ter o 3G só para fazer ligações, coisa que o 2G também faz . O 2G só fica por que tem uma cobertura grande e muitos equipamentos de comunicação (M2M) em uso.

Deixa eu ver se entendi direito

será compartilhado o 4G na frequência de 700Mhz?
já calcularam a merda que vai ser isso aí?

sobre o 2G eu acho que entendi.

Sobre o 3G eu acho que só será viável se permitirem usar toda a banda disponível da frequência.

Essas cidades são menores que 1 bairro em uma capital, não se exige tanta banda assim, e se unirem o espectro das 2 operadoras vai fica melhor do que casa uma operando separado.

2 curtidas

Que nojo que tenho da Claro, sempre chorando pro Cade ou pra Anatel quando ela não é beneficiada.

Pq a Claro é a única que não gosta desses gambiarras de compartilhar espectro
né a toa que é a única que tem uma média de mais de 100Mb na maioria dos testes no 4G…

A Claro usa isso tbm. Na cidade onde meus pais moram a rede da Vivo é dividida com a Claro. O nome da rede era 724 28.

Já está sendo. Tem muita cidade do interior que a Vivo e Tim só tem cobertura 2G e 4G.

O 2G é usado pra ligações (limitações do VoLTE) e o 4G pra dados.

Ué, mas se o VoLTE é justamente para permitir o tráfego de voz pelo 4G, não entendi essa.

Poucos telefones possuem VoLTE… Principalmente considerando que precisa de uma certa homologação das operadoras brasileiras pra funcionar

Não diria poucos, acho que a maioria dos aparelhos hoje já suportam a tecnologia. O problema maior é que depende da operadora disponibilizar o VoLTE na rede, mas acredito que nas regiões metropolitanas a cobertura seja extensa.

A maioria dos telefones importados, por exemplo, não funcionam. Eles até tem a função em hardware, mas precisam de um software adaptado pra funcionar. O maior problema do VoLTE que eu vejo é em relação a essa parceria entre operadoras e telefones.

Meu S8 é importado e funciona o VoLTE normalmente.

Este tópico foi automaticamente fechado após 60 dias. Novas respostas não são mais permitidas.