Burnout, estafa periférica e mental (saúde mental)

Descobri recentemente que sofro de Estafa periférica e mental. Basicamente é uma sobrecarga de auto responsabilidade e trabalho exaustivo por vários meses e anos, é semelhante ao Burnout e própria depressão. Esse nosso meio de tecnologia, que vive atualizando a cada estante, nos cobra demais (sou designer gráfico).

Queria saber se você já passaram por isso, por burnout ou estafa? o que fizeram pra lidar ou melhorar? ou então o que vocês fazem pra relaxar dessa nossa rotina louca do nosso tempo? Que tipo de atitudes saudáveis vocês tomam.

Obrigado.

2 curtidas

Não cheguei a passar por isso, mas devo ter chegado bem próximo. Melhorei minha qualidade de vida trabalhando para mim mesmo.

1 curtida

Nunca passei por isso, na verdade é a questão de ser cobrado e a responsabilidade que se tem é o que pesa de fato, falo por experiência própria, tudo tem um limite em que você deve parar e se distrair um pouco para esfriar a cabeça seja em qual ramo for.

Fala @ leandrohartmann
Eu recebi diagnóstico e procurei ajuda profissional. É legal ter muita gente falando sobre isso na internet mas é importante encarar como um problema de saúde e tomar ações no mundo real.

Acabei entendendo que o local/equipe com/em que eu trabalhava, aliado a natureza do trabalho (hard news), estava me levando para um caminho que eu não estava sendo bom. Eu não estava lidando bem com isso, e estava sendo ruim. Para outras pessoas pode ser mais fácil.

Tomei uma decisão radical: pedi demissão, passei a trabalhar em home office e usar mais tempo para coisas que me fazem bem (eu só trabalhava e muito). Funcionou para mim, até esse momento. Saí da crise e agora posso pensar em outros planos. Fiz escolhas complicadas, mas foi bom.

A lição que eu levo é que para fazer diferente é preciso mudar a receita.

Boa sorte! :smiling_face_with_three_hearts:

7 curtidas

Oi @leandrohartmann espero que já esteja melhor!