Bug no WhatsApp faz links de telefone abrirem o contato incorreto (e afeta quase todo o Brasil)

Olá pessoal,

Identifiquei um bug grave no WhatsApp e não tenho encontrado nada sobre isso na internet.

Os links de telefone estão abrindo um contato incorreto pelo desktop. Basicamente o WhatsApp está considerando que o número de celular com 9 na frente é um contato diferente do número sem 9 (e para a maioria dos usuários o WhatsApp ainda usa o número sem o 9 como padrão). Então quem usa o link (em site, Instagram, etc) com o número atualizado, afinal o 9 está aí há anos, não está recebendo nenhuma mensagem de quem contata pelo computador. E quem enviou também não fica sabendo que a mensagem não foi para ninguém.

Para quem quiser testar, pode verificar que esse número abre um contato diferente no computador e no celular (pelo celular você vai ver que é um perfil business): Share on WhatsApp

Isso está gerando muito problema, pois tenho uma plataforma de pedidos delivery em que o pedido vai para o WhatsApp do estabelecimento, porém com esse bug os clientes enviam o pedido para um contato que não existe. E acredito que isso esteja acontecendo com muitos negócios que usam botões de WhatsApp em outras aplicações também.

Já reportei para o WhatsApp e depois de muito esforço (e respostas genéricas) eles reconheceram que o problema está o ocorrendo e disseram apenas que vão resolver “em uma atualização futura”. Segue o screenshot da última mensagem deles:

Espero que o post possa ajudar mais pessoas que estão tendo problemas com isso (e talvez nem saibam). Se o Tecnoblog puder se aprofundar mais e publicar sobre isso seria ótimo também, assim podemos usar o link do post para explicar mais facilmente o que está ocorrendo quando precisar (além de gerar uma certa pressão para resolverem rápido).

Obs: O problema não acontece nos DDDs em que o WhatsApp por padrão usa o 9 nos números (acho que por exemplo DDD 11).
Obs 2: Uma solução é gerar o link sem o 9 no número de celular, porém no caso da minha empresa teríamos que atualizar de todos os estabelecimentos clientes e parte deles precisam do 9 dependendo do DDD

4 curtidas

Todos os DDDs ganharam o nono digito pelo que lembro, isso em 2016.

Isso ai é normal… o WhatsApp sempre teve disso, o WhatsApp tem um feature bem legal: ele adiciona o nono digito quando quer. Por exemplo, o número do meu WhatsApp primário não tem o nono digito (mas tem na vida real), porém o do meu secundário já tem o nono digito (e dá para chamar ele tanto usando um link com ou sem o nono digito).

1 curtida

Sim, todos os números de celulares brasileiros tem o nono dígito, mas o WhatsApp não adicionou em todos os números. Nenhum celular com o DDD 48 tem o nono dígito no WhatsApp, por exemplo. E na maioria dos DDDs ainda é assim.

Esse é o problema, não está funcionando (como eles mesmos reconheceram pelo suporte). O problema só acontece no desktop (browser e app) e começou esta semana, antes funcionava normalmente. Em números que ainda não tem o 9 dígito no WhatsApp, o link com 9 leva para um contato diferente. Fica claro que é um bug pois pelo celular funciona como o esperado.

1 curtida

Isso não deveria fazer diferença, pois o WhatsApp já aceita o mesmo contato independente de ter ou não o 9. Só se eles quebraram alguma coisa de ontem para hoje… mas aqui eu não consegui reproduzir o problema quando testei apagar cinco contatos e readicionar com e sem zero.

Verifica se na hora de recadastrar/atualizar os telefones se tu não colocou nove no lugar errado ou sem querer não mudou o telefone… as vezes acontece.

Sim, não deveria fazer diferença, isso é um bug recente (começou semana passada - pelo menos nossos clientes começaram a reportar na última semana). O problema só acontece acessando links de números pelo desktop.

O problema não acontece ao adicionar contato, e sim ao usar links para acessar um contato.

Você pode testar acessando esse link: https://api.whatsapp.com/send/?phone=5548988376686. Este número não tem o 9 no WhatsApp, mas no link está com o 9. Acessando pelo celular você vai abrir o contato corretamente (pode verificar que é um perfil business). Já pelo computador vai abrir um contato diferente (ele não mostra o perfil business e as mensagens enviadas para ele não vão para lugar nenhum).

Já testei extensivamente e repliquei em todos os casos, além disso o WhatsApp já reconheceu que o bug existe. Estou postando apenas para ajudar quem pode estar tendo o mesmo problema (diversos estabelecimentos clientes nossos reportaram problemas com pedidos não chegando corretamente nos números deles).

1 curtida

E sim, esse link tá abrindo um perfil com 9 sem nada. Ele funcionava normal com o 9? Se sim, deve ser a turma do WhatsApp trabalhando. Se não, por que causa, motivo, razão tu colocou o 9 no link?
Ps.: Se tirar o 9, parece que é algo de comida.

Sabe dizer se isso só acontece com esse número? Ou também acontece com outros? (WhatsApp business ou normal)

Edit: fui testar e o WhatsApp surtou comigo.

Cara, como eu já disse nos posts anteriores, isso acontece com todos os números que não tem o 9 no WhatsApp (seja business ou normal).

Sim, funcionava normalmente antes. Como já disse, é um bug recente.

Sim, como já disse também o WhatsApp ta ciente e trabalhando nisso, como até mostrei no screenshot do primeiro post. Mas até que eles resolvam (já está assim no mínimo desde semana passada), é válido que as pessoas estejam cientes, já que não há feedback nenhum para quem envia a mensagem.

Coloquei o 9 no link para demonstrar o problema. Como também já disse antes, tenho uma plataforma de delivery e os estabelecimentos cadastram o WhatsApp deles com o 9 (afinal todos os celulares tem o 9 há anos). Então boa parte deles está tendo problemas desde semana passada. E esse problema com certeza acontece com todos que usam botões de WhatsApp em seus sites ou link no Instagram (caso sejam dos DDDs que ainda não tem o 9 no WhatsApp).

1 curtida

Acredito que tenha a ver com fato do inclusão do 9º digito no Brasil ter sido bem segregada.

Acredito eu que:
Se vc criou o WhatsApp antes do 9º digito ser padrão no seu estado a conta não vai ter ele.
Se vc criou o WhatsApp depois do 9º digito ser padrão no seu estado a conta vai ter ele.

Edit: tinha colocado ao contrário, acertei agora

Exemplos

Moro no Espírito Santo (DDD 27) e aqui o 9D foi adicionado bem cedo (final de 2013), bem antes da maioria ter WhatsApp (que virou febre em 2014 mais ou menos), então todos os números já tem 9D, e assim as contas daqui foram criadas já com ele.
Já em números de amigos meus do Sul quase nenhum tem, já que lá o 9D demorou tanto pra chegar que quando chegou todo mundo já tinha WhatsApp, contas que foram criadas sem 9D.

Pois é, chegamos a verificar isso também aqui, mas mesmo cadastros novos também não tem o 9 de acordo com o DDD (aqui no DDD 48 mesmo cadastros feitos agora não tem o 9). Aparentemente eles adicionaram só em uma faixa dos DDDs. Mas não era para ser um problema, o sistema reconhecia corretamente antes desse bug (e nos celulares ainda funciona)

Tá bugado mesmo. A turma do WhatsApp resolveu estragar alguma coisa para mostrar trabalho no futuro. hahaha

Até onde sei, somente números de celular com DDDs de São Paulo tem o nono dígito no WhatsApp. Todo os outros DDDs permanecem com 8 dígitos, independente da conta ser nova ou antiga…

Putz, no e-commerce que eu trabalho tive o mesmo problema.

O botão de “fale com a gente no whatsapp” funcionava no smartphone, mas no desktop abria uma conversa com um número/usuário inexistente. Eu mexi e simplesmente tirei o 9 da frente do número no link e, nos meus testes, passou a funcionar ok.

Mas e agora? Será que eu arrumei pro meu estado, mas em SP ou outros estados parou de funcionar? :thinking:

Opa, se funcionou no seu teste ta tudo certo :slight_smile: O problema no meu caso é que cada cliente nosso é um estabelecimento que precisa tirar ou não o 9 (assim como você fez, mas estamos tentando achar uma solução automatizada pra saber quando tirar). Mas se no seu número funciona sem o 9 vai funcionar em qualquer estado

1 curtida

Obrigado pela resposta, Felipe! :+1:

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.