Bug no Bloco do Menu Iniciar E No Login do Windows 10

Eu não sei o que acontece, mas de vez em quando acontece esse bug, alguns ícones no bloco do Menu Iniciar do Windows 10 fica assim sem a imagem do ícone (às vezes abro o local do arquivo e altero o ícone do atalho original e volta, às vezes também removo o ícone dali e recoloco e volta ao normal) mas desta vez não está funcionando.

O ícone está ali, funciona de boa (clica nele e abre normalmente) mas só a imagem do ícone que fica assim, com esse quadradinho preto (mesmo ele em tamanho maior fica assim). Detalhe: Só alguns atalhos fica assim, mais especificamente os atalhos dos navegadores.

Aproveitando o tópico (só pra não criar outro): Tem vez que ao ligar o computador o Windows abre numa conta temporária com uma mensagem dizendo que não foi possível carregar o seu usuário, mas eu faço logoff (saio e entro normalmente no meu usuário). Porque será que acontece isso?

Esse dos icones é fácil de resolver, só fazer o Windows 10 refazer o cache de icones.

Já o do perfil temporário…

1 curtida

Tentei fazer o que diz neste link, mas ao procurar a pasta dos caches do ícones não achei não. na pasta tem outros usuários menos o meu (e procurei em todas mas não achei em nenhuma destas o local indicado no site).

Sem contar que não tem como usar o Prompt de Comando a partir de determinada pasta (mesmo indo pela opção indicada não aparece o link do Prompt de comando) só dá para usar o Power Shell a partir da pasta respectiva

Tu desocultou as pastas ocultas? Se não, tu precisa desocultar.

Lembro que tinha um jeito de fazer o CMD abrir numa certa pasta usando um atalho, mas não lembro como de cabeça.
Mas tu pode abrir um CMD e navegar até a pasta:
cd / <enter>
cd <caminho até o diretório sem o “C:///”> <enter>

SIM, coloquei a opção de desolcultar arquivos e pastas.

Neste site explica, mas não dá certo: diz que tem que clicar com o botão direito do mouse segurando a tecla ALT ao mesmo tempo, mas não aparece.

Esta seria a solução, mas como vou navegar até a pasta se não sei o caminho correto dela? No site cita o caminho (sei que teria que trocar pelo meu nome de usuário), mas não tem esta pasta AppData\Local\Microsoft\Windows\Explorer em nenhum dos usuários que aparece na pasta de usuários (algumas tem até a subpasta “Windows” mas não tem a subpasta “Explorer”, se tem é em outro diretório, outras nem tem a subpasta “Local”

A Microsoft tirou essa opção nos W10 mais recentes.

Tinha de ter.


Tu não modificou o appdata para outro local?

Não, eu não mexo nas configurações padrões. a única configuração que mudo é a imagem de plano de fundo da área de trabalho e a cor padrão do menu iniciar e da barra de tarefas.

PS: depois de muito pesquisar no computador achei a bendita pasta. Mas tentei usando o comando (não sei se é por ter ido pelo Power Shell) mas não deu certo, apareceu um monte de mensagem de erro (antes que pergunte: SIM, fiz o processo de encerrar o Explorer, como explica no site)

o erro do PowerShell é de permissão, tem que rodar o shell com acesso elevado

Falta permissão de administrador… mas o ideal mesmo era ter usado o CMD… winkey+r cmd

Consegui fazer pelo Prompt, mas também deu erro.

Em ambos usei o método “modo administrador”

As vezes tem mais de um Explorer aberto. Tem de verificar se não tem mais de um.

Como assim? Só existe 1 Explorer.
no gerenciador de tarefas só aparece 1 Explorer

As janelas do Windows Explorer (navegador de arquivos) também são processos do explerer.exe

Sim, mas NÃO estava nada aberto (além do Prompt de comando e/ou Power Shell), como explica no site, salvei o que tinha que salvar e fechei todas as janelas em aberto.

Mas aparentemente voltou os ícones ao normal (sem ter feito nada), só não sei se vai voltar a bugar de novo.

Qual o erro que o CMD acusou?

Agora não me lembro, só lembro que deu alguns acesso negado e outros erros

Pode ser que os arquivos estivessem sendo usados por algum processo qualquer ou você não abriu o CMD em modo administrador de fato (talvez você ache que tenha feito, mas não fez, sei lá).

De qualquer forma, meu conselho é você tentar mais uma vez pra ter certeza.
Reinicia o PC, abre o prompt de comando no modo admin, encerra o Explorer pelo gerenciador de tarefas e tenta deletar os arquivos via CMD.

Se não der, você pode tentar iniciar o Windows direto no prompt de comando e tentar deletar por lá. Isso, em tese, excluiria a possibilidade de os arquivos estarem sendo usados.

Pra iniciar o Windows direto no prompt de comando você pode seguir esse guia:

ou traduzido em português se preferir:

Como eu estava dizendo… TU TEM DE VERIFICAR no gerenciador de tarefas se não tem mais de nenhum Windows Explorer / explorer.exe aberto. As vezes só porque tu não tem uma janela do Explorer aberta não quer dizer que outro programa não tenha. E tu sabe que inúmeros programas rodam em segundo plano, né.

1 curtida

Eu sempre que preciso abrir algum programa do tipo, que é para fazer correções, sempre abro direto pelo modo administrador

Sim, na hora não tinha nada mais em aberto. E, agora, depois desse processo, não sei porque, mas no gerenciador de tarefas o Explorer sempre aparece a opção “Reiniciar” não mais a opção que era padrão “Finalizar Tarefa” (mesmo depois de ter já reiniciado, desligado e religado o computador).
image

Tu mencionou que tinha aberto outro usuário, não? Teria de ter um Explorer lá. Porém no caso não deveria afetar esse usuário.