Browser focado em privacidade: vocês usam? Qual recomendam?

Fala ai pessoal, tudo certo por ai?
Conheci faz pouco tempo o Firefox focus, destinado a garantir maior privacidade dos usuários. Esses dias vi também o Brave.
Vocês utilizam algum browser desse tipo? Recomendam? Qual a experiência com esse tipo de browser?

2 curtidas

Eu fico me forçando a usar o Safari nativamente por conta das integrações, mas vira e mexe uso o Brave como secundário. Eu gosto dele <3
Sei que o Edge (em questão de performance) está indo super bem, mas no todo, prefiro o Brave.

Não me preocupo com privacidade. Me preocupo com funções que o navegador tem. Uso o Chrome.

3 curtidas

Privacidade de verdade, seria o Tor né? Rs

Mas, dos usuais, o Brave é bom e conta com bloqueador de script e rastreio.

2 curtidas

Eu tava esperando o May Update do WIndows por causa do WSL2 para tentar rodar o pihole na maquina… mas tem uns openserver de pihole que dá pra testar. (Alguns até tem filtro de privacidade)

No caso, eu uso Chrome+Ghostery mesmo.

Já utilizei outros browsers além do Chrome, o Firefox é minha segunda opção (alternativa).

Mas não adianta, por mais que eu tente utilizar outro como principal, sempre acabo voltando para o Chrome, me deparo com sites que não renderizam bem em outros navegadores e apresentam problemas na exibição de elementos.

Nao porque os outros sejam ruins, longe disso, tiro o chapéu para a Mozilla principalmente por se manter no mercado e ter um viés de proteção da privacidade, acontece que os desenvolvedores atualmente e na maioria (como eu), dão prioridade para navegadores baseados no Chromium, usando sua engine, otimizando para o lider de mercado em primeiro plano. Por isso as vezes deparamos com sites que não abrem bem em outro browser.

Certamente vai suportar a maioria dos codecs, diversas extensões, componentes web muitos deles liderados pela Google, baseado em código aberto, senso assim, ganha preferência nas otimizações da maioria dos websites, sistemas web e frameworks.

O Chrome permite alterar configurações de privacidade, ser configurado para ambientes corporativos, mas claro, sua instalação padrão vai ativar compartilhamento de informação com a Google, e talvez, mesmo desativando rodas as opções as políticas permitem a eles coletar dados.

Mas ainda acho que é mais seguro que algumas implementações paralelas que existem por aí usando a base Chromium, se tiver que mandar dados para algum lugar que seja para os servidores da Google ao invés de uma empresa desconhecida. E há o modo anônimo que é em partes respeitado.

Mas se for necessário total sigilo ai partiria para um Tor, uma vpn criptografada, mas mantendo o Firefox como alternativa segura também.

4 curtidas

Baita aula, @leonardoroese! Valeu hahaha

Eu perguntei pq conheci os dois (firefox focus e brave) por indicação de dois profissionais da minha área (proteção de dados - jurídica) que usam e confiam neles. Já conhecia o Tor, mas não sou de usar.
Não lido com nada muito sigiloso, mas gostaria de adotar uma opção padrão que respeitasse minha privacidade. E me preocupa muito o Google ter tanta informação minha (meu OS é android, uso drive), não gostaria de deixar ainda mais dados meus com eles (apesar que com o que eles já tem, sabem mais de mim do que eu mesmo).

1 curtida

@anon53237231 Rodrigo, eu ja tive muito essa preocupação. Realmente coletam muitos dados, informação é o novo petróleo rs. Existem muitas organizações e grupos independentes analisando, procurando falhas em navegadores e Apps, e as vezes acontece, aparece um vazamento, um um hacker fica famoso ao descobrir e divulgar uma falha. Empresas grandes como Google, Microsoft perdem muito quando acontece isso, perdem a confiança de seus clientes, não sei se compensaria fazer algo muito absurdo com esses dados arriscando principalmente seus clientes corporativos, muitos não usariam mais seus produtos.

1 curtida

Privacidade é tão século XX :smile:

Gosto muito do Brave porque ele é basicamente um Chrome com mais privacidade e que consome menos RAM. Ele ainda roda boa parte dos sites que são exclusivos para o navegador do Google. É bem bacana! :slight_smile:

1 curtida

Firefox. Tem um bom balanço entre privacidade e a usabilidade. Não fica nessa de “muh botnet” e carrega bem os sites. Além da grande disponibilidade de extensões, quase tantas quanto as do Chrome.

Eu usava o firefox focus no celular pra alguns usos específicos por não confiar na aba anônima do chrome, até que um dia eu descobri que ele manteve um site logado mesmo se passando dias e obviamente o aplicativo ter fechado.

Edge e Brave (as vezes)

No Android uso o Bromite, um fork do chromium focado em privacidade. No PC, uso o firefox.
Um site que pode te ajudar muito nesse caminho pra conseguir maior controle sobre teus dados é o privacytools.io, lá tem uma página dedicada a browsers!

1 curtida

Privacidade (ou um pouco dela) é alcançada com uma série de ações tomadas pelo usuário, o navegador é apenas uma delas, indico o sub /privacy/ e /privacytoolsIO/ para se aprofundar no assunto e pegar algumas dicas, para pelo menos “tentar” passar despercebido …

1 curtida

Tem esse site que argumenta a favor do pale moon:
https://digdeeper.neocities.org/ghost/browsers.html

O site tem um conteudo interessante, principalmente se você se preocupa com sua privacidade online, mas é sempre bom procurar outras opiniões também.

1 curtida

@joaolucasfigueira após o seu comentário fui verificar esse navegador, eu ainda não o conhecia. Usava o Brave, por ter bloqueio de publicidade e scripts automáticos.

Estou gostando bastante do Bromite, principalmente por ser visualmente idêntico ao Chrome e igualmente leve e sem frescuras, além de conter recursos de privacidade e adblock nativos.

Porém, fico meio receoso pelo fato de ele não estar publicado no Google Play, além de não ser um browser muito conhecido, apesar de parecer uma excelente opção.

Eu não tenho o costume de instalar nenhum app que não esteja no Google Play, mas dei uma chance para o Bromite através do F-Droid.

Você já usa o Bromite há bastante tempo? Confia no desenvolvedor?

Oi Frank, acho que a principal garantia de que não se trata de um programa malicioso é a possibilidade de qualquer pessoa revisar o código fonte do app. Comecei a usar esse navegador por sugestão do site privacytools.io, no qual confio e vejo que eles têm vários critérios pra classificar um software como privacy-friendly. Eu uso ele há mais ou menos 5 meses e não tive problemas.

2 curtidas

por enquanto utilizo o Firefox+uBlock Origin no meu Android e Windows, até que supre minhas necessidades e acho até melhor isso do que contribuir ainda mais com o monopólio absurdo do google na internet, mas é aquela coisa privacidade na internet hoje em dia é bem complicado ter, mas sempre tem uma maneira de aumentar a mesma utilizando certos softwares.

É difícil de sair do Chrome, eu sinto falta do Tradutor, pois costumo acessar sites que não tem inglês como língua de display. Pra dificultar a vida da Google, eu uso uma VPN que uso o tempo inteiro, entre confiar na Google e a empresa de VPN, prefiro a VPN, desativo o Permitir Login do Chrome, e só logo em algo quando realmente preciso (raramente acontece). Já tentei usar o Firefox, Brave, mas sempre acabo voltando pro Chrome.