Brisanet lança banda larga por 5G FWA com preço mais barato que Claro e Vivo

Esses planos da Claro e Vivo pro 5G FWA são basicamente pra dizer que tem o serviço, porque não oferecem qualquer atrativo para a contratação, a começar pela cobrança do equipamento.

3 Likes

Esse será o futuro da internet fixa na minha opinião, quando os preços chegarem ao que a fibra é hoje até no interior e, claro, quando 5G estiver na maioria das cidades.

2 Likes

A Brisanet é a única regional que está se mexendo para concorrer com as grandes na telefonia móvel. Merece crescer muito.

5 Likes

Eles estavam cobrando 5 reais por 3 meses no plano voz e dados para utilizar sua nova rede e colocaram 5G em cidades de 7 mil habitantes, os caras são bons demais. Enquanto isso, Vivo e Claro não tem nem nas de 100 mil habitantes.

2 Likes

Estes planos fariam sentido em locais como o sitio que minha mae têm, porém nem rede fixa, nem móvel se interessa em chegar e quem ganhou espaço e por sinal temos lá Starlink.

2 Likes

No Brasil? Em que até cidades pequenas tem fibra ótica?

Pelo menos no sudeste e centro oeste praticamente toda cidade tem fibra, até as desconhecidas de 20k de habitantes.

Isso era inimaginável 5 anos atrás, onde nem ADSL tinha.

1 Like

Mas isso é um serviço complementar ao tradicional via fibra.
Muita gente acha que cobertura é 8 ou 80, ou seja, ou é cidade ou é sítio/fazenda.
Acontece que muitos lugares dentro mesmo de cidades não tem cobertura por fibra, daí esse serviço entraria pra cobrir essas áreas de sombra.

1 Like

Aqui no Piauí todas as cidades tem fibra óptica. A menor cidade tem 1250 habitantes.

2 Likes

Os planos FWA da Brisanet estão mais em conta que os planos das operadoras do cartel. O plano de 1 TB, se custasse 99 reais, seria ótimo para concorrer com a banda larga fixa.
Mas, como quase todas as cidades do Sul e do Sudeste do Brasil tem fibra óptica e planos com 1 Gbps de velocidade de download custam 150 reais com internet sem franquia de dados, ainda não dá pro FWA concorrer com a banda larga fixa.
E, se bobear, operadoras vão começar a trazer planos com maior velocidade de download que o 5G a médio prazo.

2 Likes

O problema desta operadora está na estabilidade. Quando morava em Maceió, a queda de sinal ou velocidade era constante, além de cobrar a mais por serviços que estavam incluídos no pacote e depois sofriam alterações. Fiquei um ano para nunca mais, migrei para a Claro e minhas dores de cabeça acabaram.

Torço muito para a expansão da empresa, concorrência nunca é demais, mas hoje ainda não indico a ninguém.

2 Likes

Finalmente uma oferta de planos 5G FWA que faz sentido os preços, pra quem só quer usar 2 ou 3 celulares e quer uma instalação rápida e sem burocracia (pessoas que moram de aluguel e não ficam muito tempo no mesmo lugar ou instalações temporárias de internet).

Brisanet podia oferecer para as empresas um combo, usar a rede 5G como backup da FTTH mediante uma taxa menor que o preço cheio da assinatura.

1 Like

@RonDamon também acho que é o futuro mas vai demorar pelo menos uns 4 anos para ter cobertura e antenas.

1 Like

Quando ela chegou aqui em Maceió eu fiquei tentado a mudar mas minha família preferiu permanecer com nosso antigo plano da Claro que temos desde a época da NET e com as notícias de quedas de sinal da Brisanet a vontade diminuiu. Melhor ficar com a que a gente já tem e que raramente dá problemas do que mudar e ter problemas.

1 Like

Discordo ferrenhamente, por melhor que seja o 5g, nunca ira superar a estabilidade e velocidade da conexão cabeada fibra ótica. Pode até servir como um quebra galho (como já ocorre com o 4g), ou como meio de acesso para nômades

Pro que a maioria usa que é Facebook, Whatsapp e redes sociais em geral, fora streaming, dá e sobra sem a ladainha de precisar cabear a cidade toda. Quando isso ocorrer fibra virará de nicho pra gamers ou profissionais.

2 Likes

Mas depois que a cidade já tiver toda cabeada (afinal hoje é mais fácil conseguir fibra no meio do mato do que 5g), qual vai ser a logica das operadoras abandonarem a infraestrutura que já se pagou para investir numa nova que ainda vai ter de se pagar?

2 Likes

Eu falo do futuro. Hoje, sim, fibra é mais barato.