Esses planos da Claro e Vivo pro 5G FWA são basicamente pra dizer que tem o serviço, porque não oferecem qualquer atrativo para a contratação, a começar pela cobrança do equipamento.
Esse será o futuro da internet fixa na minha opinião, quando os preços chegarem ao que a fibra é hoje até no interior e, claro, quando 5G estiver na maioria das cidades.
A Brisanet é a única regional que está se mexendo para concorrer com as grandes na telefonia móvel. Merece crescer muito.
Eles estavam cobrando 5 reais por 3 meses no plano voz e dados para utilizar sua nova rede e colocaram 5G em cidades de 7 mil habitantes, os caras são bons demais. Enquanto isso, Vivo e Claro não tem nem nas de 100 mil habitantes.
Estes planos fariam sentido em locais como o sitio que minha mae têm, porém nem rede fixa, nem móvel se interessa em chegar e quem ganhou espaço e por sinal temos lá Starlink.
No Brasil? Em que até cidades pequenas tem fibra ótica?
Pelo menos no sudeste e centro oeste praticamente toda cidade tem fibra, até as desconhecidas de 20k de habitantes.
Isso era inimaginável 5 anos atrás, onde nem ADSL tinha.
Mas isso é um serviço complementar ao tradicional via fibra.
Muita gente acha que cobertura é 8 ou 80, ou seja, ou é cidade ou é sítio/fazenda.
Acontece que muitos lugares dentro mesmo de cidades não tem cobertura por fibra, daí esse serviço entraria pra cobrir essas áreas de sombra.
Aqui no Piauí todas as cidades tem fibra óptica. A menor cidade tem 1250 habitantes.
Os planos FWA da Brisanet estão mais em conta que os planos das operadoras do cartel. O plano de 1 TB, se custasse 99 reais, seria ótimo para concorrer com a banda larga fixa.
Mas, como quase todas as cidades do Sul e do Sudeste do Brasil tem fibra óptica e planos com 1 Gbps de velocidade de download custam 150 reais com internet sem franquia de dados, ainda não dá pro FWA concorrer com a banda larga fixa.
E, se bobear, operadoras vão começar a trazer planos com maior velocidade de download que o 5G a médio prazo.
O problema desta operadora está na estabilidade. Quando morava em Maceió, a queda de sinal ou velocidade era constante, além de cobrar a mais por serviços que estavam incluídos no pacote e depois sofriam alterações. Fiquei um ano para nunca mais, migrei para a Claro e minhas dores de cabeça acabaram.
Torço muito para a expansão da empresa, concorrência nunca é demais, mas hoje ainda não indico a ninguém.
Finalmente uma oferta de planos 5G FWA que faz sentido os preços, pra quem só quer usar 2 ou 3 celulares e quer uma instalação rápida e sem burocracia (pessoas que moram de aluguel e não ficam muito tempo no mesmo lugar ou instalações temporárias de internet).
Brisanet podia oferecer para as empresas um combo, usar a rede 5G como backup da FTTH mediante uma taxa menor que o preço cheio da assinatura.
@RonDamon também acho que é o futuro mas vai demorar pelo menos uns 4 anos para ter cobertura e antenas.
Quando ela chegou aqui em Maceió eu fiquei tentado a mudar mas minha família preferiu permanecer com nosso antigo plano da Claro que temos desde a época da NET e com as notícias de quedas de sinal da Brisanet a vontade diminuiu. Melhor ficar com a que a gente já tem e que raramente dá problemas do que mudar e ter problemas.
Discordo ferrenhamente, por melhor que seja o 5g, nunca ira superar a estabilidade e velocidade da conexão cabeada fibra ótica. Pode até servir como um quebra galho (como já ocorre com o 4g), ou como meio de acesso para nômades
Pro que a maioria usa que é Facebook, Whatsapp e redes sociais em geral, fora streaming, dá e sobra sem a ladainha de precisar cabear a cidade toda. Quando isso ocorrer fibra virará de nicho pra gamers ou profissionais.
Mas depois que a cidade já tiver toda cabeada (afinal hoje é mais fácil conseguir fibra no meio do mato do que 5g), qual vai ser a logica das operadoras abandonarem a infraestrutura que já se pagou para investir numa nova que ainda vai ter de se pagar?
Eu falo do futuro. Hoje, sim, fibra é mais barato.