Brasil terá “consequências” ao permitir 5G da Huawei, diz embaixador dos EUA

?
Você tá assumindo algo que eu não disse nem tive a intenção. Se essa foi sua interpretação, que seja, ah, tanto faz.

Estranho mesmo esses perfis ainda mais anônimos e acabaram de se registrar, a impressão que deu de estar falando com adolescente de 14-15anos que assistiu muito Netflix Hollywoodiano e virou cientista politico. Mas sim, a cultura deles está mudando, se adaptando, eles carregam tradições milenares que estão se adequando ao mundo moderno, e se incorporando com velocidade à era tecnológica. Claro que incomoda muita gente, e são agressivos do jeito chinês em executar suas ações. É cultural também. Eles possuem tantos problemas para lidar quando os nossos, mas lidam de outra forma. Acho que a atuação deles e o crescimento está incomodando algumas pessoas. Acredito mesmo que houve roubo de propriedade intelectual e tecnologia, porque foram usados por muito tempo pelo ocidente comoaos de obra barata por empresas multinacionais, que país não quer se defender não é verdade? O que incomoda é falta de apresentar provas nas acusações e queimar o filme de empresas gratuitamente.

2 Curtidas

A questão das provas é mais complicado mesmo.
Eu evitaria sistemas chineses, mas mais por precaução e não por ter provas concretas e irrefutáveis contra um ou outro sistema.
Tem aquela análise do TikTok que eu postei em um outro comentário, que mostra o quanto de informação desnecessária pro funcionamento do app é coletado, assim como saiu aquela notícia do app da DJI coletando um monte de informação. Não são provas irrefutáveis, mas são indícios que minam a imagem.
E essas informações (supondo que são coletadas) são enviadas para servidores na China, que estão sob jurisdição chinesa, onde o governo tem acesso bem livre, sem necessidade formal de ordem judicial pra isso, o que é bem preocupante no meu ponto de vista.
E se aplicativos chineses de Android (supostamente) fazem isso, por que um sistema chinês de infra-estrutura não faria o mesmo (coletar e enviar informações pra servidores chineses)?
Há provas de que o sistema 5G da Huawei faz isso? Até onde eu saiba, não.
Mas se isso de fato acontecer e só formos descobrir e tomar providências depois de ter instalado e depender dessa infra-estrutura, pode ser tarde demais.
Aqui entra uma análise (super simplificada) de teoria dos jogos com quatro cenários possíveis:
1- Usar e os dados serem coletados
2- Usar e os dados não serem coletados
3- Não usar e os dados serem coletados
4- Não usar e os dados não serem coletados

Optando por usar, ficamos com os cenários 1 e 2 como possibilidades, onde o 1 é ruim e o 2 pode ser bom (se o sistema for o melhor), neutro (se o sistema for igual aos concorrentes) ou ruim (se o sistema for pior do que os concorrentes).
Optando por não usar, ficamos com os cenários 3 e 4, onde o 3 é bom e o 4 pode ser bom, neutro ou ruim (contrário do cenário 2).
Dentre os dois pares, eu acho que ficar no 3 e 4 é mais negócio do que no 1 e 2. No 3 e 4 você está entre uma opção que é boa e outra que tem chance ser ruim ao passo que no 1 e 2 você fica entre uma opção que é ruim e outra que tem chance de ser boa.

De novo, essa análise é simplista e vai mudar conforme você se aprofunda e passa a considerar mais fatores.

3 Curtidas

Acho interessante o ponto de vista de usar e não usar, válido. É sua opção, sua opinião e está correta como aviso de precaução, e temos que respeitar qual seja sua posição/recomendação, de qualquer pessoa, contanto não seja uma acusação.

O próprio Android coleta dados de outros aplicativos e envia aos servidores da Google que provavelmente são monitorados pelo Governo Americano, mas não posso acusar ninguém.

Há formas de saber se um equipamento está roubando informações e enviando para outros servidores, que é colocando em uma rede isolada e monitorada, analisando os pacotes enviados, é possivel, com equipamentos adequados monitorar dispositivos de rede e telecom e experimentar antes de instalar. Basta criar uma Intranet 5G não ligada à Internet. Assim não tem como chegar nada na China.

O equipamento chinês não é mais ruim como antigamente e nem é questão de ser ou não mais barato, ainda é, mas poderia não ser, acontece que ele está disponível no mercado e tem fácil acesso.

Se for bom, se tiver um bom suporte de uma empresa solida, não roubar dados obviamente, porque excluir do leilão do 5G um produto chines?

Eles também poderiam por exemplo desconfiar que nossa carne brasileira pode ter papelão e deixar o Brasil de fora do fornecimento por algum boato espalhado por aí por um pais concorrente nosso na exportacao, e porque confiariam no Brasil? Porque testam o produto.

É um jogo bem complicado da politica, é bom estar informado, com certeza, pra mim tecnologia é bem mais fácil de entender mas ela se mistura um pouco na politica em casos assim infelizmente.

5 Curtidas

Uma treta do caralh* nos comentários, não sei pra quê isso. Entendam uma coisa: não existe país superpoderoso bonzinho, EUA e China são dois lados da mesma moeda, a diferença é que o EUA sempre faz as coisas usando ameaças,boicotes e força, enquanto a China não usa esses métodos, porém, ela não gosta de respeitar a democracia, se falar um A dela, ela fica put*. E pra finalizar: não importa de qual lado o Brasil fique no futuro, a gente vai continuar sendo roubado e humilhado de qualquer forma mesmo.

6 Curtidas

Trolls banidos e quase todos os comentários deletados.

O Tecnoblog é uma Comunidade de tecnologia, quem quiser brigar por causa de política pode ir nesse site aqui: https://twitter.com

Também não vamos tolerar fake news ou defesa de remédios que tem a mesma eficácia de uma jujuba.

Por último, não custa lembrar: não alimentem os trolls

12 Curtidas