Bolsonaro muda Marco Civil da Internet contra "censura" em redes sociais

Vixi… isso deu à entender que ele simplesmente “legalizou” a desinformação e puniu quem tentar combater desinformação. Se for isso, só o brasiusaum mesmo…

11 curtidas

Mais uma vez uma lei que quer passar por cima da propriedade privada alheia com a justificativa de liberdade de expressão.

Logo vai ser proibido também bloquear o presidente da sua timeline no melhor estilo propaganda obrigatória de rádio e tv ou por ser considerado censura também.

9 curtidas

Pelo que entendi a medida visa apenas combater câmaras de eco e banimentos injustos. Me vêm a mente os usuários que estava sendo banidos no ResetEra apenas por dizer que votaram no bolsonaro.

5 curtidas

Ué, ele tentando intervir nas políticas de uma empresa privada?

Bem que eu queria que Google, Facebook e afins se enchessem o saco e fossem embora do Brasil levando os serviços deles juntos.

7 curtidas

Medida desnecessária. Você está usando o espaço concedido por uma entidade privada para se expressar, portanto está sujeito aos termos de uso, gostando ou não.

Censura só passa a ser algo factível quando vem diretamente de algum poder de estado; como quando um juiz qualquer determina a suspensão de um provedor de conteúdo/mensageiro ou de alguma conta específica em algum desses provedores de mídias sociais.

11 curtidas

Isso era a definição inicial. Hoje em dia é usado para qualquer tipo de entidade autoritária.

2 curtidas

Tipo caso cicarelli ou todas as vezes que suspenderam o WhatsApp por nada?

Acontece que quando vem de alguma entidade de estado você não tem pra onde correr, literalmente você está cerceado no nível máximo. Agora quando vem de alguma entidade privada, como uma mídia social, você pode não concordar com as diretrizes da plataforma, mas ela não está te cerceando em nível máximo, apenas definindo o que ela quer ou não que se propague dentro do domínio dela.

O que se pode discutir é o viés que se dá pra isso e as interferências do estado em apoiar lateralmente um mais que outro. Eu como indivíduo tenho o poder de reforçar a postura dessa rede ou não, e a forma de se fazer isso é votando com a audiência pra aquele veículo.

7 curtidas

Exatamente isso que ele fez! :slight_smile:

Censurar falácias e desinformação sobre COVID do presidente até entendo, mas o problema hoje é a censura do STF, comandado pelo ministro-ditador Alexandre de Moraes, que trata a Polícia Federal como guarda pessoal e manda prender quem disser um ai sobre os deuses de toga nas redes sociais, a exemplo do cantor Sérgio Reis.

3 curtidas

Já posso gritar “fogo” em cinema lotado agora? Quero Liberdade de expressão, sonho de vida!

Dafuq?

Como sempre quis fazer

Poder, você já pode fazer isso agora. Não que eu aconselhe, fazer esse tipo de coisa viola um artigo ou outro da constituição…

Aviso: apesar do Brasil ser o pais da impunidade (dos ricos), liberdade de expressão != impunidade pelos atos.

Eu tenho a ligeira impressão que atos que violem a constituição podem dar cadeia. Mas é só impressão… sei lá. Quando se tem dinheiro, até decaptar dois jovens com carro em alta velocidade enquanto bebado nem é punido porque é possível enrolar a justiça por quinze anos e ainda sair em prisão domiciliar sem tornozeleira…

3 curtidas

Rica Perrone teve post deletado no Instagram simplesmente por dizer que contra o PT vota em qualquer um. O aviso do motivo da exclusão foi um genérico: “infringiu regras da comunidade”.

Detalhe: fez o contrário, disse que contra o Bolsonaro votava em qualquer um. O post ficou as 24 horas, como um storie qualquer.

Redes sociais não podem ser juízes a revelia. Não podem decidir o que é certo ou o que é errado. Se sentiu ofendido por algo postado por alguém? Entra na justiça e siga o devido processo legal.

“Ah, mas é empresa privada”. Empresa privada pode passar por cima do código de defesa do consumidor? Pode contratar com base em raça, religião ou qualquer outro preconceito idiota? Acho que não vivemos numa anarquia e leis precisam regular muitas coisas ainda.

3 curtidas