Bolsonaro e ministro usam 5G "puro" pela 1ª vez em rede da Nokia

Originally published at: Bolsonaro e ministro usam 5G "puro" pela 1ª vez em rede da Nokia – Telecomunicações – Tecnoblog

Rede 5G no formato Standalone foi montada por Nokia e Vivo para videochamada; leilão da Anatel deve ocorrer em 2021

1 curtida

Pena que o 5g da Nokia não é o melhor

2 curtidas

Perfeito!

Agora vão poder compartilhar fake news e desinformar a sociedade mais rápido!

6 curtidas

O ministro Faria destacou que a antena utilizada para o 5G é cinco vezes menor que o equipamento para o 4G, além de ser mais leve e possuir melhor eficiência energética. Ele ainda disse que o leilão do 5G será importante para “acabar com o deserto digital” do Brasil, que atualmente possui cerca de 45 milhões de pessoas sem acesso à internet, localizadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Adoro isso. Pobre não compra livro, mas compra telefone 5G.

5 curtidas

Sim, o sinal tava até baixo

Esse texto está cheio de pérolas para comentar, está lindo:

Para a cerimônia da videochamada, o ministro estava localizado na sede da Nokia em São Paulo, enquanto o presidente da República se encontrava no Palácio do Planalto, em Brasília. Faria afirma que se trata da primeira rede de 5G “puro”, diferente da tecnologia com compartilhamento de espectro que foi adotada por Claro, TIM e Vivo.

A Oi fez refarming de parte da banda 1 do 3g para o 5g, ou seja, apesar de ser só 10 MHz, é dedicado, não é DSS, ao meu ver já é um 5g puro. Agora, se não é o 5g com tudo que tem direito, sejamos honestos, nem o 4G+ vemos na maioria dos lugares, vai demorar pra ter 5g com agregação de banda com pelo menos 3 faixas, nos primeiros 2 anos vai ser só 1 banda de 20 MHz, talvez usem DSS pra agregação, o que seria muito bom, mas não é certo ainda.

O ministro Faria destacou que a antena utilizada para o 5G é cinco vezes menor que o equipamento para o 4G, além de ser mais leve e possuir melhor eficiência energética. Ele ainda disse que o leilão do 5G será importante para “acabar com o deserto digital” do Brasil, que atualmente possui cerca de 45 milhões de pessoas sem acesso à internet, localizadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

Não adianta ter rede 5g se os pobres não podem comprar o celular nem pagar pela internet, e duvido que o governo esteja fazendo algum planejamento de banda larga popular (precisávamos desse projeto de novo).

O ministro Faria destacou que a antena utilizada para o 5G é cinco vezes menor que o equipamento para o 4G, além de ser mais leve e possuir melhor eficiência energética. Ele ainda disse que o leilão do 5G será importante para “acabar com o deserto digital” do Brasil, que atualmente possui cerca de 45 milhões de pessoas sem acesso à internet, localizadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste.

As operadoras vendedoras do leilão do 5G deverão custear uma rede 4G em Brasília e construir fibra óptica para conectar as demais regiões brasileiras.

Em vez de só contratarem os serviços e pagarem com os impostos, ou de construírem a própria rede, vão fazer as operadoras embutirem esses custos para todos os assinantes dos serviços e pagarem de bonzinhos que estão economizando os impostos, nessas horas não tem mais governo liberal que prometeram.
Era melhor o governo fazer uma operadora virtual e pagar o preço de atacado do uso da rede das outras operadoras.

Espero que não tenha sido irônico, pois é literalmente isso que acontece, pelo menos com o 4G.

Espero que tu tenha noção que um telefone 4G barato custa 400 reais… Agora da uma olhadinha no preço dos 5G. Sério.

Mas não confunda pobre com classe média-baixa. O pobre mesmo não compra celular.

Ah sim, referência caso tu tenha perdido.

Até pq 4G não é essencial né? Como que a pessoa vai usar o auxílio ou enviar currículos sem internet?

A questão é que esse país não tributa iates, helicópteros, aviões particulares, dividendos, fundos imobiliários, igrejas bilionárias e armas, mas quer meter tributo em livros.

Me desculpem os otimistas, mas não tem nenhuma possibilidade desse país dar certo.

O que o governo considerou como 5G “puro” foi o 5G Standalone mesmo. E eu concordo plenamente contigo, sobre a Oi, rs.

Agora quanto a alocação de banda quando o 5G realmente chegar com as novas frequências, duvido muito que limitem a capacidade em apenas 20 MHz, já devem começar com os 80 MHz logo de cara. Foi assim com 4G e não deve ser diferente com o 5G, é desperdício de espectro.

1 curtida

Quero só ver se as nossas queridas Teles vão oferecer planos vantajosos para migrar para o 5G e adquirir um novo smartphone. Para o 5G dar certo ele tem que extrapolar para as massas, se não o investimento não se paga.

Até agora não vi nenhuma medida Pro consumidor tanto das operadoras, quando do governo em deixar de morder parte dos altos impostos, taxas e tributos, como queiram chamar.

A gente só tem 4G por causa das exigências da Copa.
Não tivesse ocorrido esse evento, estaríamos piores do q estamos.

1 curtida

A gente devia ter esperado o 5G para ter feito a copa… hahaha

Tive de dar uma conferida nos termos e tu tem razão na questão do 5G Standalone, mas duvido muito as operadoras implementarem ele em massa, devem utilizar o core 4G e adicionar a frequência 5G (isso sendo otimista), pq fora dos pontos nobres e onde não tiver obrigação de usar a nova frequência, vai ser tudo 5G DSS, afinal, até hoje as operadoras não exploraram a B7 no interior direito, e pouco a B28.

Acho que só rolaria planos melhores se pudessem vincular a franquia extra a ser usada só na rede 5G, ou ia acabar sobrecarregando a rede 4G delas.

Existem compromissos de cobertura, e o edital do leilão especifica o release 16 do 3GPP (5G Standalone). Ou seja, vão implementar o 5G SA sim.

2 curtidas

É só você lembrar que no começo os telefones 4G também eram caros.
Inclusive eu lembro que eu fui comprar um celular na época que o 4G era novidade que tinha variações dele só com 3G e outra já com o 4G era mais caro. O próprio 5G há pouco tempo era exclusividade de modelos top de linha e aos poucos está chegando a categorias mais baixas.

A diferença básica entre o 4G e o 5G é que o 4G não foi implementado com a desculpa esfarrapada de inclusão digital dos mais pobres… O 4G foi palhaçada pra Copa, tecnicamente falando, não era para pobre mesmo. Não houve essa demagogia toda.
Mas como tu quer que eu engula essa histórinha de inclusão? Pobre não vai conseguir comprar um smartphone 5G para aproveitar a prometida inclusão digital em ao menos 2~3 anos, mas o que me enfurece ainda mais foi a justificativa torta que eles deram para taxar livros à poucos dias atrás… “os pobres não compram livros”. Por que será?
Se eles queriam uma desculpa para implementar o 5G, era simples. justificassem com “evolução tecnológica”. Não precisa de toda essa demagogia barata só para dizer que pensou nos pobres.
Se quer pensar nos pobres, melhora a vida deles. Ex.: mais redes de esgoto, sistema de saúde público que não deixe o pessoal na fila desde as 3am com medo de não conseguir senha, algum tipo de programa de alimentação tipo os food stamps dos EUA, etc… mas querer mudar a vida com algo que o pessoal (atualmente, com essa pandemia) não vai conseguir? Sério… é muito olho de peroba necessário…

1 curtida

Eu diria que vai ser uns 5 anos, quando começarem a vender os celulares com 5g usados por um preço acessível, pq muitas vezes pobre só compra celular usado mesmo, não tem dinheiro nem credito pra bancar um novo.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.