Parece que bateu um pouco de lucidez na Anatel com esse caso, porém é contraditório dizer que o bloqueio seja a última opção sendo que não tem 1 mês que a Anatel recorreu à justiça aguardando decisão de bloqueio da Amazon e ML.
Porém continuo não concordando em como estão pensando executar essa ação, o que os outros vendedores que não vendem produtos voltados à tecnologia tem a ver com isso?
Preparem-se para a sucursal chinesa que o Brasil está se tornando. Em breve perderemos Amazon e Mercado Livre, Google (Gmail e Youtube entre outros…), Meta (Whatsapp, Instagram e Facebook), X e Starlink!
Perdemos nosso país, venderam e não nos perguntaram.
Tolice. O mercado europeu é muito mais regulado e as grandes empresas ainda atuam lá.
O negócio é que alguém mexeu os pauzinhos por que está investindo muito no Brasil… Aí fez o Mercado Livre e Shopee sofrerem as consequências por venderem aparelhos de intermediários do Paraguay.
O negócio mesmo é mais fundo, mas seus deputados eleitos não vão mudar nada disso. Estão mais preocupados com o que cada cidadão faz com o próprio orifício.
Uma coisa é ser regulado, outra coisa é bloquear plataformas onde não se vende apenas aparelhos que necessitam de homologação por uma agência de telecomunicações. Isso vai prejudicar até quem não tem nada a ver com a história.
Não duvido disso também. Igual na época das taxações de produtos importados, onde grandes varejistas estavam se movimentando a favor alegando competição injusta.
A situação é pior, pois não são os próprios marketplaces que vendem (os que eles vendem são nacionais, já comprei iPhone e Samsung vendidos pelo próprio ML) o problema são os vendedores que usam essas plataformas para venda. Possuindo milhares deles, fica difícil manter o controle sobre o que é vendido e o que é entregue. Vejo alguns produtos lá que no anúncio é uma coisa, mas nas avaliações o que as pessoas recebem são produtos apenas semelhantes ao anunciado. E se eles venderem celulares como “homologados” e chegar no cliente um não homologado? A maioria nem vai perceber, acreditando ser um homologado. Acredito que isso é muito mais complexo que apenas bloquear os sites (e tem aqueles que são vendidos em sites próprios ou nas redes sociais)
Se depender da minha vontade, Oppo, Jovi, Realme e Xiaomi oficiais vão apodrecer no estoque
Esse papo de “proteger a indústria” tá mais para: proteger o bolso dos grandes empresários varejistas.
Saindo de: sucursal americana
Para: sucursal chinesa
Só vejo vantagens
Obviamente estão punindo os mensageiros, quando deveriam correr atrás das lojas que contrabandeiam ou receptam e revendem mercadoria contrabandeados/falsos/piratas nos marketplaces.
nao duvido que seja o tipo de gente que reclama que a empregada cobra muito para trabalhar.
Trocamos 6 por meia dúzia
O eterno curral do mundo nunca aprende.
Eu acredito tanto nisso quanto acreditei no caso da TV Box que derrubou a rede da Claro…
Como vê vantagem morar numa ditadura? Tem juízo ou foi doutrinado pelos professores? Lá não tem Google, nem Youtube, nem instagram NADA, só tem o que o governo central autoriza ter. Tem certeza disso? Acorda cara, liga o cérebro!
Na verdade, esse processo judicial viabiliza a cautelar. Ele prevê aplicar as multas e, somente depois disso, fazer o bloqueio caso as empresas não se adequem. Foi o que o presidente da Anatel me explicou.
China com Ditadura:
Sem Google (Baidu e os outros lá)
Sem Youtube (Mas tem o BiliBili)
Sem Instagram (Xiaohongshu)
Simplesmente morando em um lugar com estabilidade no governo, trens bala e hyperloop, cidades e projetos construidos com natureza no meio
Melhor que Brasil em certos pontos
Correios entregando tudo em 24hrs, feriados pro povo sempre estar perto da familia, 300kg de empresas de tecnologia e sempre tendo investimento do governo
Nossa, eu vejo tantas vantagens.
O que o Brasil tem se remover o Google (EUA), Youtube (EUA) e instagram (EUA)?
tem alguma alternativa brasileira aos 3?
Não dá pra descrever como isso é um LOBBY DESCARADO e de como a Anatel está à venda para quem paga mais.
Anteriormente era um puxadinho da Asus, agora parece ser da trídade Realme, Jovi e Oppo.
O mais engraçado é que não barram iPhones importados, mesmo esses não tendo o “SELO” Anatel.
LOBBY DESCARADO A FAVOR DE QUEM PAGA MAIS. Anatel é uma instituição que visa proteger quem paga mais.
O nome disso é Lobby meu camarada.