Bitcoin em El Salvador cria problemas com FMI desde o ano passado

https://tecnoblog.net/noticias/2022/02/01/bitcoin-em-el-salvador-cria-problemas-com-fmi-desde-o-ano-passado/

1 curtida

Eu queria ver o que daria de errado nessa idéia de jerico, mas não esperava que fosse tão cedo…

4 curtidas

Não acho que deu errado(ainda) e também não acho uma ideia tão ruim. Seria pior se eles usassem NFT de alguma forma como dinheiro hahahah

Mas espero que de certo, no entanto acho que teria sido melhor ter escolhido eth.

2 curtidas

Chamem o Daniel Fraga.

FMI só tá com chilique pq eles querem criar uma moeda digital tb.

2 curtidas

Foi inventar moda e se lascou

FMI preocupado com a economia de país de terceiro mundo… De qualquer forma o Bitcoin em específico não me parece a melhor ideia para uso como moeda não…

FMI tem é medo que essa ideia dê certo, pois se soubessem que poderia dar errado nem iriam reclamar da ideia, só ficariam esperando o pais vir atrás de mais empréstimo depois de quebrar, afinal eles lucram com isso. Basta ver a Argentina que vive fazendo leis idiotas e não lembro sobre o FMI ter advertido neste sentido.
Pelo menos o turismo de El Salvador esta ganhando um pouco com isso, já tem gente viajando só pra ver essa nova economia e gastar seus bitcoins.

6 curtidas

Eu sempre achei esse movimento interessante. Pra mim, a idéia do bitcoin era benéfica ao cidadão e péssima para os governos. O bitcoin não pode ser apreendido, regulado, taxado e seria uma moeda internacional, perfeita para se usar em comércio eletrônico e via internet.

Entretanto, justamente por causa desses motivos, não achei que nenhum governo fosse a favor dela, justamente por que não existe soberania em cima de nenhuma criptomoeda que usa blockchain.

De alguma forma, vejo nisso o início do declínio do dólar como referencia monetária internacional.

FMI subiu nas tamancas porque perdeu controle sobre o país … fim

Regulado e taxado até pode sim, detalhe Brasil tá vendo como fazer isso

Quando o pessoal do governo quer esconder dinheiro, ele também pode usar isso… E levando em conta o histórico de corrupção que dá inveja aos políticos brasileiros, não no bom sentido, até dá para imaginar os motivos…

2 curtidas

Mas para isso, eles dependem que voce declare no IR e que na conta seja declarado seu CPF.

Se sua conta bitcoin for anonima, eles nao tem como taxá-la por que não podem provar que é sua, portanto, para ser taxado, eles precisam que isso parta de voce.

E, “regulado”, eles até podem fazer, mas não podem exigir que nenhum banco de cripto siga as normas do governo, pelo mesmo motivo anterior.

Um juiz não pode mandar o banco cripto bloquear sua conta. Quer dizer, pode, mas não teria nenhum efeito.

Muito difícil ficar sem rastro, mesmo que você fizesse uma compra via P2P de alguma cripto como você vai explicar a compra de algum bem? Isso funciona pra comprar besteiras na internet, mas não vai fugir de compras de bens que precisam ser registrados.

“Mas eles não sabem que fui eu”

Simples obriga o vendedor a passar os dados, se souber sua carteira pode ficar monitorando as movimentações e cruzando as informações, blockchain tá aí pra ser consultada.

“Mas o vendedor pode não passar as informações ou não ter, já que usa cripto”

Aí o governo ferra com a empresa e seu dono por não cumprir com as obrigações legais.

Bitcoin é péssimo como moeda, desde que começou a ganhar valor perdeu totalmente sua função como tal, por não ter capacidade de realizar tantas transações e com taxas absurdas.

Sim, tu até pode não declarar, mas tu também não vai conseguir usar grandes somas dessa carteira anonima sem se ferrar com a RF e receber uma multa maior que se tivesse declarado…

Pois é… Uma moeda técnica, anônima, internacional que não segue regulamentos de nenhum governo de nenhum país… É certamente impossivel usá-la para esconder dinheiro… :sweat_smile:

Se voce vai cometer um crime com isso, o jogo é (e sempre foi) o mesmo. Existem várias técnicas de lavagem de dinheiro por aí. O próprio breaking bad ensinou alguns :smiley:

Agora imagina isso a nivel internacional… Cada país com sua lei, com sua autoridade, com sua polícia e com sua própria jurisdição.

Bitcoin tambem pode ser usado para fins nobres… Imagine que voce mora em um país cujo governo é injusto e autoritário, como o da China ou Korea do norte. Se voce escapar de um lugar desses, seus bitcoins estarão te esperando do outro lado da fronteira.

Enfim, longa discussão e muitos aspectos para debate.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.