Bitcoin cruza os US$ 50 mil e valor de mercado beira US$ 1 trilhão

Originally published at: https://tecnoblog.net/412409/bitcoin-cruza-os-us-50-mil-e-valor-de-mercado-beira-us-1-trilhao/

Bitcoin (BTC) bate recorde de preço e supera os US$ 50 mil; valor de mercado da criptomoeda atinge máximo histórico de US$ 918 bi

Pra quem ainda não entende muito de Bitcoin, aqui vai um resumo:

• É uma moeda 100% digital, “matematicamente” impossível de fraudar.
  • Todas as transações e os históricos são públicos, consultáveis e auditáveis.
  • Existe um limite máximo de moedas que serão geradas (21.000.000).
  • Já foram geradas mais de 18.6 Milhões dessas 21 Milhões disponíveis.
  • A cada 4 anos, a quantidade de moedas geradas cai pela metade (halving).
  • Existem mais milionários no mundo do que moedas BTC em circulação.
  • Consequentemente, isso gera uma escassez absurda.

Ela costuma ser muito comparada ao ouro, por ser um ativo digital que pode servir como reserva de valor e como medida de segurança contra moedas governamentais problemáticas (um exemplo extremo seria o bolívar, na Venezuela).

Com a crise econômica gerada pela pandemia, as grandes instituições perceberam o valor prático do Bitcoin como possível reserva de valor e aposta contra o Dólar, visto que durante essa pandemia houve a maior impressão de dólares da história monetária mundial.

Dinheiro impresso do “ar” = risco de inflação. Muito dinheiro impresso = risco de hiperinflação.

Como o FED (banco central americano) está jogando um jogo perigoso ao começar uma impressão desenfreada de dólares para tentar recuperar a economia, as grandes instituições financeiras perceberam o perigo e acharam uma boa ideia se posicionar em outros ativos mais “seguros” e “escassos”, que são mais resistentes contra perda de valor (inflação). O BTC está sendo visto como um desses ativos.

Então essa é a diferença dessa alta de preços para os outros anos. Dessa vez, não são “sardinhas” entrando no BTC porque é legal, ou porque tá subindo muito. São as “baleias” donas do jogo, que estão prevendo problemas monetários à frente, e consequentemente estão apertando os cintos e se preparando pro impacto. E como elas fazem isso? Diversificando seu portifólio de ativos, tirando um pouco dos ativos ligados ao dólar (e outras moedas governamentais), e focando em ativos escassos, como ouro, prata, e agora, bitcoin.

1 Curtida

Halving todo ano e moeda impossível de fraudar? Cara, você não sabe mesmo como funciona o Bitcoin. O halving ocorre a cada 4 anos e as criptomoedas são suscetíveis ao ataque de 51% em suas redes. Isso é uma forma de fraude, apesar de ser complexa e requerer muito poder computacional.

Sobre o Halving, você tá certo, eu confundi o número de blocos (no caso do BTC, o halving acontece a cada 210k blocos ou seja: ~4 anos).

Já sobre o ataque de 51%… sim, é tão possível quanto conseguir a paz mundial. Ou pegar o dinheiro do mundo todo e acabar com a fome. Na teoria olha só, funciona. Mas na prática, com politicagem, opinião pública, custos… não.

Eu tinha criado uma historinha prática aqui do que aconteceria se um governo tentasse aplicar o ataque de 51%, mas é perda de tempo. A historinha toda pode ser resumida em três palavras: não vai rolar.

Simplesmente muito caro, muito custoso politicamente, vão lutar de volta, sai mais barato banir a internet do país ou bombardear os galpões de mineração ao redor do mundo, e começar uma guerra mundial, sei lá.

E a blockchain já consolidada é imune a esse ataque. Ele só afeta transações enquanto ele tá ocorrendo. Ou seja, seriam bilhões de dólares e um governo destruído, pra roubar, sei lá, 1h de haspower da rede do bitcoin e depois ela voltar a funcionar normalmente. Tão eficiente quanto tentar desviar um rio com um palito de dente.

Daqui a pouco o Bitcoin vai valer mais que o PIB do Brasil.

É, meus amigos