BIOS deixa de reconhecer SSD no Lenovo IdeaPad S145

Instalei um ssd em um not lenovo ideapad s145, configurei a bios q a princípio nao o reconhecia, clonei e deu tudo certo, porem quando eu desligo e ligo ele tenta bootar pelo hd e nao reconhece mais o ssd, ai tenho q resetar a configuração da bios e configurar novamente toda vez, o problema nao acontece com o not na tomada

Não seria só o caso de trocar a bateria da BIOS?

Você chegou a apagar a partição EFI do HD após clonar o disco? Se não apagou, o problema muito provavelmente é esse, o notebook encontra duas partições com a mesma ID (pois o disco foi clonado) e não sabe como proceder.

Não, esse notebook utiliza UEFI ao invés de BIOS, então a configuração de boot é salva em NVRAM, que permanece inalterada mesmo após a remoção da bateria…

1 curtida

Eu testei ligar apenas com o ssd e nao deu certo, voltei os arquivos todos pro hd, formatei o ssd pelo cmd e mesmo com ele vazio o problema persiste, o bizarro é q se eu entrar na bios e sem alterar nada, apenas apertando f10 ele reconhece, e volta a novela se desligar e ligar de novo

Voce pode tentar redefinir a NVRAM, porém não é um processo exatamente simples, visto que precisa ser feito a partir do shell UEFI, mas deve resolver o conflito na ordem de boot:

Instruções
  1. Em um pendrive formatado como FAT32, crie uma pasta chamada efi na raiz do disco
  2. Dentro da pasta efi, crie uma subpasta chamada boot e salve dentro dela esse arquivo com o nome bootx64.efi
  3. Nas configurações da BIOS, desative o Secure Boot, salve as alterações e dê boot pelo pendrive preparado nos passos anteriores
  4. Se estiver tudo certo, você chegará em uma tela similar a essa:
  5. Rode o comando dmpstore -d -all para limpar as variáveis armazenadas na NVRAM. Algumas variáveis são protegidas e não vão ser limpas, isso é normal.
  6. Retire o pendrive e rode o comando reset -c para reiniciar o notebook.
  7. Tente configurar o boot pelo SSD novamente. Nessa etapa você também já pode ativar o Secure Boot novamente

Como faço isso?

Ele postou o modo de fazer, só vc clicar em Instruções no post dele

Me passei, vlw

começou errado, clonagem só em ultimo caso.

Eu deixaria somente o SSD na maquina, restauraria a Bios/uefi as configurações padrão/de fabrica (deve ter uma opção nela pra isso), depois instalaria o windows no SSD de novo, uma instalação limpa.

1 curtida

Boa tarde, formatei o ssd, instalei o windows no hd e mesmo assim acontece esse problema, liga normal no hd, o ssd ja esta alocado como unidade D só q vazio, ai desligo o note e ligo e ele não apare mais, so se entrar na bios e apertar f10 ele volta a aparecer

mas quando ele tá sozinho na maquina e com o windows instalado ele não da boot?

Da o primeiro boot, mas se eu desligar e ligar ele nao da boot, ai eu entro na bios e ele nao ta mais la

tá parecendo que o teu ssd tá demorando pra responder a inicialização da uefi e tá sendo ignorada por ele (já ti isso acontecer com uns HDs velhos).

da uma testada nele em outro computador, ou olha se tem alguma opção de na inicialização da UEFI ficar salvo as configurações desse SSD, ou desabilitar o fast boot, algo que de tempo do ssd ligar.

Um amigo meu passou por esse problema, ele entrou na bios dele pra gente fazer um comparativo, e depois o note dele começou a ter esse problema de novo, mas hj voltou ao normal, sera alguma configuração na bios?, o problema é q minha bios parece meio capada, ja atualizei, mas nao mudou nada

normal bios de notebook não ter quase nenhuma configuração

Fiz esse procedimento, mas o problema continua

A BIOS perde todas as mudanças de configuração que você faz quando reinicia?

Nao, as configurações ficam salvas,
alguem sabe como ativar a opção advanced da bios? Fiz uma mudança em um outro note acho q na opcao sata nao lembro, e gerou o mesmo problema, voltei a configuração q estava e voltou ao normal, mas nessa bios nao aparece o modo advanced pra eu fazer esse teste, vi algo como fn+tab mas nao foi

Cara, agora nao ta iniciando mais pelo ssd, ta dando tela azul

Oi por favor me ajudem meu notebook lenovo s145 foi trocado o hd pelo ssd de 256g. Ontem ele formatou sozinho fazendo com que eu perdesse tudo. E aparti desse momento ele liga e só fica na tela de boot menu. Ja fizemos todas as configurações possíveisFoi instalado um novo windows formatado e quando ele liga só fica nessa tela! Me ajudem por favor