Bill Gates diz que Intel perdeu rumo e vê futuro sombrio para companhia

A bomba tá quase explodindo :bomb::hourglass:

2 Likes

O que a Intel precisa é focar no desenvolvimento dos seus processadores. Tentar diversificar a produção agora, no momento em que seus chips estão sofrendo com vários problemas, seria quase uma medida suicida da companhia.

3 Likes

No pior do cenários, é ver a Inter ser desmantelada. Vendida em vários pedaços (patentes) menores. Ou alguém comprar ela toda.

Na real, o Titanic Intel bateu no Iceberg Ryzen lá trás e começou a afundar, bem lentamente. Ou segura o vazamento ou racha.

4 Likes

Eu concordo 100% com ele de que a origem da crise Intel vem lá atrás, com a estagnação do seu sistema de produção. A realidade que a ideia de transformar a Intel em um player de produção era boa, mas veio muito tarde! Nesse momento é até equivocada a análise comparativa da situação da Nvidia e Qualcomm frente a Intel, afinal a própria AMD vem paulatinamente tomando mercado da Intel, sem falar que hoje o valor de mercado da AMD já deixou a situação atual bem explícita.

3 Likes

Pra mim, o maior problema da Intel foi a estagnação quando introduziu a família Core.
A cada novo lançamento, os incrementos de performance se davam unicamente à mudança de litografia e aumento do consumo (e mudança de chipset a cada vez, o que sempre me irritou profundamente).

E ela reinou durante um bom tempo, porque a AMD era uma bomba. Mas quando chegaram os primeiros Ryzen, entregando desempenho igual ou superior, com muito menos consumo, daí pra frente a Intel foi só pra trás.
Ela foi se perdendo, não sabia como reagir a ter um concorrente e continuou com o mesmo modus operandi.

8 Likes

Recentemente a AMD ultrapassou a Intel em servidores, domina seguimento doméstico e dos consoles/portáteis, enquanto a Intel nunca perdeu a arrogância de ficar trocando o chipset a cada lançamento.

3 Likes

acho que o fator mais determante para o sucesso da marca Ryzen foi sua excelente placa grafica integrada. muito review no youtube mostrou como o desempenho era excelente pelo preço competitivo.

depois essa galera jovem e gamer vai pro mercado de trabalho e acaba adotando AMD em seus trabalhos.

Intel veio tarde e depois insistiu em lançar uma placa de video péssima.

2 Likes

No Brasil e em países emergentes, sim, sem dúvida esse fator teve muito peso.
Mas “lá fora” hardware é barato, placa de vídeo aumentou de preço somente na pandemia, quando a AMD já estava planejando o lançamento da família 5000.

2 Likes

Isto serve de recado para todo mundo, ficar confortável numa posição, sempre haverá concorrentes tentando tomar seu posto.

Inovar, buscar conhecimento e as vezes aceitar que esta no errado faz parte.

Ninguem é perfeito além de Deus.

2 Likes

A Intel está sofrendo exatamente o que sofreram a Nokia e a RIM (que era dona do Blackberry).

Sempre dominaram, se acomodaram no poder, foram atropeladas por concorrentes que não ficaram parados.

A gente sabe o que aconteceu com a Nokia e com a RIM.
Porque com a Intel seria diferente? É questão de tempo.

2 Likes

O mercado x86 é duopólio dela e da AMD, acho difícil chegar no ponto da Nokia e RIM. Mesmo com ARM vindo para o mercado, acho que os Lunar Lake mostram que mesmo atrasada a Intel consegue trazer produtos interessantes. Assim espero, ia ser uma perda muito grande para todo mundo.

1 Like