BC define quando Pix não será grátis para pessoa física

Originally published at: https://tecnoblog.net/379812/banco-central-regras-cobranca-transacoes-pessoa-fisica/

Pix recebido por pessoa física poderá ser tarifado quando transação tiver finalidade comercial

Esse título tá complicado hein, não reflete a realidade da notícia e tá servindo de base pra galera que não lê nada além do título ser sensacionalista já nas redes sociais. Desserviço d+

13 curtidas

Ilimitado com possível limite de 30 transações mensais

5 curtidas

Gostei dos limites. Uso BEEEM menos que 30 (no máximo 5 por mês) e já me dou por satisfeito. Outra, com a possibilidade de ter PIX até no Caixa Tem, é só usar a cada 30 uma instituição diferente. Stonks!

Pense num governo enrolado, que arruma a carga na viagem, somos os cães qie caem nas mudanças governamentais. Aff ainda tem muuuuuuta verdade pra aparecer.

O Banco Inter já tinha dito que não cobraria nem de PJ. Se os outros cobrarem vão perder clientes, só isso.

3 curtidas

Galera ta se descabelando lá no Facebook porque só leram o título. Um chegou a dizer que vai continuar usando o TED dos bancos digitais porque é gratuito, sendo que esses bancos já declararam que não vão cobrar PIX em momento nenhum.

1 curtida

Não tem o porque cobrar, uma transação PIX tem o custo de R$ 0,001 ( um décimo de centavo) para as instituições financeiras, ou seja, é ridículo de barato para eles.

Isso que o BC fez foi apenas formalizar a possibilidade das instituições cobrarem pelo serviço, caso se interessem em criar algum serviço baseado no PIX ou mesmo pelo PIX em si.

Esse é apenas o custo do BC. Ainda tem custo com desenvolvimento e manutenção da ferramenta no aplicativo, segurança, as vezes transferência de dinheiro físico entre agencias… existem custos bem maiores que simples “um décimo de centavo”.

1 curtida

BC não era independente?

Título da matéria tá bem tendencioso.
Feio isso hein!

3 curtidas

não vejo problema algum com o titulo, só se o pessoal estiver ignorando o “quando”

1 curtida

O título da a entender que obrigatoriamente será pago nessas situações.

Não será. O BC apenas estipulou quando os bancos PODEM cobrar, não que eles devem cobrar.

O ideal seria um titulo como “BC define quando Pix poderá ser cobrado de pessoa física”, “BC define em quais situaçòes instituições poderão cobrar Pix de pessoa física” ou algo assim.

3 curtidas

o ruim do banco inter é que eles estão querendo limitar acesso ao app deles, alegando segurança, porém não tem lógica e outros bancos/fintechs oferecem praticamente o mesmo e sem essa limitação ridícula. tô quase saindo do banco inter por isso e o pior é que eles fazem um negócio desses bem na hora que começam a fornecer + serviços que me fariam fazer deles o principal (card virtual, google pay).

1 curtida

Eu ainda não estou conseguindo confiar muito nesse pix… Estou com a sensação de que, mais cedo ou mais tarde, o povo será enganado, sabe? Além disso, a cada dia que passa, sai mais notícia ruim sobre ele… Esses dias, BC dizendo que não se responsabiliza por falhas na segurança…

Se os bancos digitais já não cobram pelo Ted porque eles iriam cobrar agora?

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.