BC cria serviço de iniciação no Pix que facilita pagamentos e compra online

2 curtidas

Um site de e-commerce que pede uma chave Pix para finalizar o pagamento… qual vai ser a segurança dessa transação? Se for pedir dados adicionais para autenticar a chave pix é melhor permanecer com o QR code mesmo.

O que o Bacen tinha que fazer era acabar com o engodo de uma coisa chamada conta salário, bastaria todas as folhas usarem o CPF dos clientes como identificador, poxa é um saco cada vez que mudar de emprego ou o contrato ter que trocar de banco, fazer portabilidade, tenho hoje 03 contas salários, uma do município, duas de IES diferentes (Caixa, Bradesco e Santander) sendo que meu banco é o itaú kkkk

7 curtidas

eu ACHO que na visão do usuário seria assim: ao finalizar sua compra você informaria sua chave PIX, o seu aplicativo do banco, por sua vez, lhe pediria apenas pra confirmar a transação. Algo parecido com umas das opções de 2 etapas do Google (Está tentando fazer login em outro dispositivo?)
Se for isso mesmo, facilitaria realmente o processo de pagamento por PIX.

7 curtidas

Se for isso e vc poder deixar guardado sua chave pix na loja como faz com o CC vai ser bacana mesmo, pois se não for o QR Code vai continuar tranquilamente.

se o app do banco abrir e pedir a confirmação seria ideal.

1 curtida

o Nubank já faz algo parecido em algumas compras no cartão.
521767

3 curtidas

Isso pra mim introduz uma complexidade no checkout. Com o QR Code você aprova a compra na hora. Se deixar para o app aprovar, é mais uma variável para acrescentar nas possibiliaddes de desistência de compras.

Na verdade não é adicionar uma complexidade ao checkout, é substituir uma complexidade por outra menos complexa.

3 curtidas

tu vai ter de abrir o app do banco, colocar a tua senha, achar a opção do pix, achar a opção de pagar com qr code, ler o código na tela (e se tu tiver comprando no celular? mais complicado ainda) e finalmente confirmar a compra.
OU
tu vai receber uma notificação e clicar nela, colocar a tua senha, confirmar a compra.

O que parece mais complexo?

3 curtidas

Coloca ai pelo menos 5 anos para as empresa COMEÇAREM a atualiza os sistemas de folha de pagamento e suportarem o pix, lembro de ver folhas de pagamento rodando em maquina dedicada com windows XP por ai, esse sistema não vai ser atualizado nunca, com sorte vai ser trocado por um mais moderno daqui alguns anos.

Cara, valeu. Com seu comentário é que realmente entendi como vai funcionar esse nova opção.

Eu chutei como imagino isso funcionando (ou como eu implementaria esse tipo de recurso), pq no fim das contas o texto no Bacen ficou meio confuso

1 curtida

Do jeito que foi explicado na matéria parece que eles querem colocar um intermediário entre a sua conta e a conta de quem vai receber, o que eu não vejo sentido.

E pela sua explicação fica parecendo que é basicamente uma forma do Bacen compensar pela complicação de pagamento causado pela forma como o sistema foi implementado (seja por limitação do iOS/Android, seja por incapacidade de desenvolver uma UX decente das instituições financeiras, sei lá).

Então, sei lá.

1 curtida

Já era para terem implementado o pix link, ou seja, tu clica no link e ele abre o app bancário, mas não sei o que rolou que não foi pra frente, então essa forma que eu falei contornaria esse problema, e tem a vantagem de funcionar pra qualquer cenário de compra, tanto as virtuais até como as presenciais.

1 curtida

pois é e da para aproveitar o pix copia e cola criando um sintaxe do tipo:
pix://00020126580014br.gov.bcb.pix0136123e4567-e12b-12d1-a456-426655440000 5204000053039865802BR5913Fulano de Tal6008BRASILIA62070503***63041D3D

1 curtida

100% melhor que QR code e essas caraiada que inventaram.

Acho que no caso só pix://tipodechave-chavedousuario já seria o suficiente pros apps bancários identificarem e abrirem.

Mas nesse caso só preencheria para quem enviar, o pix copia e cola já vem tudo preenchido, inclusive o valor, bastaria a pessoa confirmar os dados na tela e dar OK.

1 curtida

De qualquer maneira, é só pegar o copia e coloca e transformar em um protocolo de url clicável.