Bateria Mac Book Pro 2017 descarregando na tomada. (Normal ou não?)

Comprei um MacBook Pro 2017 sem touch-bar.

Acontece que esse é meu primeiro Mac, e notei algo estranho na bateria ou no comportamento.

Por isso a duvida, é normal ou não?

Antes de tudo, digo que utilizo ele FULL-TIME na tomada.

Meu Mac de tempos em tempos começa a descarregar a bateria mesmo estando na tomada, mesmo estando com o “Raio” e na bandeja da bateria diz que ela está totalmente carregada, e a fonte de alimentação atual é o próprio cabo.

No inicio pesquisei e vi que dava pra resetar o SMC, realizei o reset e aparentemente resolveu, ele estava aproximadamente com 95% e voltou a carregar até 100%.

Dias depois voltou acontecer denovo, ai resetei o SMC e NVRAM/PRAM, resolveu tbm, mas voltou a acontecer.

Fiz o diagnostico no Mac e deu o resultado ADP000 == Nenhum problema encontrado.

Então decidi entrar em contato com o suporte da apple, eles me disseram que poderia reinstalar o MacOS Catalina, fiz a restauração e não fiz backup algum… Pra realmente formar usar tudo NOVO.

Ele voltou a fazer isso, mas ai não resetei mais nada, só que percebi que quando ele chega a 89% ele volta a carregar novamente. E fica nesse “Looping”. Não é sempre, mas ele faz esse comportamento, descarrega até 89 e volta a carregar quando atinge essa porcentagem.

Essa é as informações que possuo do Mac atual:
Ciclos: 346
Condição: Normal
Resultado do Diagnostico: ADP000
SMC resetado resolve na hora, mas volta a acontecer

Mas então entrei no site da Apple e achei esse topico, mas tenho minhas dúvidas se o que está acontecendo é realmente o que está abaixo.

A bateria não carrega totalmente

De tempos em tempos, a bateria pode não mostrar uma carga completa (100%) no macOS, mesmo depois de o adaptador de alimentação estar conectado por um longo período. A bateria talvez pareça parar de carregar entre 93% e 99%. Esse comportamento é normal e ajuda a prolongar a duração geral da bateria.

É isso mesmo. :slight_smile:

O gerenciamento da carga é feito pelo sistema, para prolongar a vida útil da bateria.

1 curtida

No Mac não tem como tirar a bateria e usar ligado na tomada mas sem bateria?
Eu suponho que guardar a bateria sem uso seja mais eficiente pra prolongar a sua vida útil do que deixar ligado na tomada com o sistema gerenciando a carga?

A bateria dos MacBooks é colada, não tem como remover facilmente (e isso ainda iria violar a garantia da Apple).

Como o Mobilon já disse, isso é apenas o gerenciamento de bateria do Mac em ação. Pra evitar sobrecargas, mesmo conectado na tomada o MacBook eventualmente corta a energia pra utilizar a bateria interna. É importante isso pra evitar que a bateria estufe, por exemplo, ou que a vida útil seja degradada mais rapidamente.

Eu também uso meu MacBook na tomada boa parte do tempo, mas sempre tiro ele pra usar só na bateria por pelo menos uns 30 minutos por dia.

1 curtida

Entendi, tive receio de ser algum problema.

Como tinha dito, por ser o meu primeiro Mac, nunca tinha presenciado isso!

Mas o engraçado é o próprio Suporte da Apple dizer que não é um comportamento normal.

Tem não cara. Desde 2009 os Macbooks tem bateria interna.

Esse comportamento é relativamente novo, antes ficava em 100%. Capaz que eles não tenham sido brifados do update hahaha

2 curtidas

Estou enviando uma gravação do comportamento. Esse que eu digo. Realmente é normal?

Sim, normal.

Pensa assim:

  • A bateria pode ser consumida mesmo quando o Mac está na tomada (isso acontece porque a bateria complementa a potência da fonte de alimentação quando você roda algo muito pesado);
  • Ficar carregando a bateria toda hora (99-100-98-99-100-99-98-97-98-99-100) gasta ciclos de carga e diminui a vida útil (quimicamente, esse processo de ficar “completando o tanque” toda hora também é mais desgastante).
  • Sendo assim, a melhor solução possível seria só encher a bateria com a carga que você vai precisar. Mas isso é inviável (não dá para adivinhar com 100% de precisão quando você vai precisar tirar o notebook da tomada). Então o comportamento é deixar cair até ~90% (o que ainda é uma carga bem ok, você não vai ficar irritado com os minutos a menos de autonomia) e só depois, de vez em quando, encher tudo de novo.

A gente tem esse comportamento de querer ficar no controle das coisas, daí fica matando aplicativo em segundo plano, limpando RAM manualmente, etc. Depois percebe que o sistema é muito mais inteligente do que pensamos. :wink:

4 curtidas

Sim, é tão normal que o próprio software tá impedindo que você destrua a bateria em poucos anos de uso. Se você quiser que ela dure, deixe-a oscilando entre 20 e 80%.

Segue, em anexo, uma bateria estufada pra vc ver como é lindo: (de um Macbook Air 11)

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.