Basic faz 60 anos: por que essa linguagem de programação é tão marcante?

Das primeiras coisas que aprendi na informática lá por meados da década de 1980. Tinham aqueles cursos “tudo em um” que tinham introdução à informática, operação de computadores, programação… e BASIC era a linguagem. Aliás uma linguagem excelente pra fazer “programação espaguete”. A coisa da numeração de linha (abolida em versões mais modernas) permitia umas coisas absurdas se você não mantivesse a linha no código. Fora que nas versões antigas os programas eram limitados a 256 linhas de código, o que tornava inviável a sua utilização de forma comercial.

4 Likes

Depois que a gente aprende Visual Basic, planilhas do Excel não se tornam simples tabelas que colocamos valores… abre muita possibilidade…rs

2 Likes

Era a linguagem do MSX Hotbit que vinha na memória. Quantos jogos de revista não programei aí hehehe. Incrível como ela também evoluiu no VB e VB.Net é muito versátil e simples. Ponto pra Microsoft!

1 Like

foi a primeira linguagem q aprendi…
passei p basic-a, qbasic, quick basic, gw-basic e, p fim, visual basic 6.

talvez tenha outros mas não me lembro.

Já usei muito VBA em macros do Excel. Lembro da primeira vez que cliquei em gravar macro e vi tudo que eu fazia no Excel sendo convertido em código, aquilo parecia magia!
Foi muito fácil aprender VBA justamente porque eu conseguia acompanhar todo o código sendo criado, depois podia editar e adaptar ao meu uso.

Na empresa que trabalho atualmente nós usamos o Google Sheets, ele usa uma linguagem baseada em JavaScript para as macros, mas ainda acho muito melhor as macros do Excel. No Excel é muito mais fácil importar dados de outras planilhas e acompanhar o código sendo escrito, também gosto mais do debug do Excel, onde posso ir linha por linha usando o F8.

Saudades… minhas primeiras linhas de código foram em basic, no TK2000.

Depois, muito VBA no Excel e Access.

Meu primeiro contato com programação… Visual Basic. Sei que existiu e existe muito preconceito, mas minha mãe pagou mensalidades caras na época. Então dou valor!! Muito valor!! Hoje estudo outras linguagens.