Banda Larga de Pequenos Provedores – [Tópico Oficial]

Tópico dedicado para tratar de discussões sobre pequenas operadoras de banda larga fixa. Como muita gente não tem hábito de criar tópicos ou publicar suas perguntas, a ideia é criar um ambiente onde clientes e não-clientes possam trocar suas experiências, dicas e informações sobre o serviço.

Quando houver algum conteúdo que pode ser útil para outra pessoa, o post poderá ser desmembrado para um tópico separado, facilitando que outras pessoas encontrem o conteúdo.

Sejam bem-vindos e fiquem à vontade!

3 curtidas

Aqui em SC tem a operadora Unifique (que já não está tão pequena).
Um pouco se estabilizaram por ser uma das pioneiras em fibra no estado, visto que o Upload ainda continua baixo e o custo x benefício tão bom. Estão surgindo outras operadoras com custo x benefício melhores e a Oi entrou (creio que tardiamente) em fibra.

Aqui em algumas RA’s (regiões administrativas) do DF tem a LinkNet. Acabei de mudar para o plano de 100Mb por 99,00 reais por mês. De vez em quando cai, mas entregam a velocidade contratada. Vamos ver se vai continuar no Plano de 100Mb

Em Sergipe, uso a Sergipeweb. Recentemente fiz upgrade para 100Mbps/50Mbps devido à uma promoção. Pago 79,99 Raramente a conexão oscila ou cai.

2 curtidas

Eu uso Adylnet Telecom, que cobre uma penca de municípios na Serra Gaúcha. Funciona

FTTH? achei baixo o upload deles.

Fiber To The Garage.

1 curtida

SpeedTest feito com o servidor da própria operadora é uma forma de te enganar, sempre utilize servidores de outros estados, como Ceará, RJ e SP. Fica a dica.

Me lembrou do provedor que usava quando morei no interior de GO. Era internet à rádio e só aceitavam teste feito no MinhaConexão, servidor deles. Sempre dava entre 20-30Mb a mais que no speedtest.net.

2 curtidas

Serve esse?

2 curtidas

Depende o que tu está medindo, se é ultima milha, conexão do provedor com o PTT, se é interconexão com outros provedores, conexão com um datacenter especifico, cada tipo de teste e cada destino vai te trazer informações diferentes.

Qual o sentido de alguém no Rio Grande do Sul testar a conexão com o Ceará? não tem nenhum datacenter relevante lá, não tem pq o provedor investir nesse tipo de rota.
Hoje os datacenter relevantes estão todos em São Paulo, ou tem conexões dedicadas com o PTT de São Paulo, então o único lugar que faz sentido testar além do servidor mais próximo de ti é os de São Paulo.

Meu comentário foi especifico para o usuário final, o importante para esse tipo de cliente é medir a conexão com a internet, não a qualidade da conexão com a rede MAN, WAN ou intranet, pois é obvio que vai bater 100% do plano e ter latência de 1~3ms. Como você mesmo disse: qual o sentido [pra um usuário final] testar a conexão em uma rede sem DC relevante? kkkkkk Testar a conexão com um servidor local (IX ou provedores próximos) é uma tática dos provedores para enganar seus clientes e isso é muito feio, viu?

Está enganado. Angola Cables, GlobeNet, EletroNet, CenturyLink, Mob Telecom, WireLink e muitas outras operadoras de transporte e transito não são relevantes? É por lá que o transporte do Brasil para o mundo é efetuado. Medir a capacidade de banda com o Ceará é importante para saber a capacidade de banda com o exterior, mas se pra você não faz sentido…

Aqui também é assim, mas eles sempre pedem pra utilizar o servidor do próprio provedor (eu fico rachando de rir quando eles pedem isso), do fast.com (inútil, pois sempre conecta com o CDN mais próximo e é facilmente burlado com um script pra RouterOS) ou dos provedores locais.

2 curtidas

Quem tá no sul e sudeste (talvez centro oeste também) não sai do brasil pelo nordeste, sai por São Paulo e as vezes pelo Rio de Janeiro, pra essas regiões as conexões com o nordeste são irrelevantes.

Não é o que estou acostumado em ver na rede da Net/Claro, seguido não alcança a velocidade de teste nem no próprio servidor deles, ai já sei que o problema é de congestionamento no node ou de sincronização do modem.

Interior de Minas, acho que era a única provedora fibra na cidade até recentemente chegar Vivo Fibra. As demais são via rádio ou Oi Velox que até hoje tá ofertando 5Mb kkkk
Meu plano era de 30Mb dobrado por 119 durante um ano, logo que acabou coincidiu com a Black Friday e teve uma promoção de upgrade pra 100Mb por 99. Às vezes ela oscila, raramente cai e curiosamente o upload é quase sempre igual ou mais alto que o download.

Eu tenho unifique aqui. Quando mudei de Floripa pra São José (bairro mais distante) achei que iria sofrer com internet. Mas tô feliz da vida com essa conexão fibra deles.

No bairro periférico que eu morava até recentemente em Sorocaba, e o mais populoso da cidade, as provedoras locais dominam, na minha rua passava 5 empresas de FTTH e a Claro DOCSIS, ninguém mais queria Claro, os vendedores batendo todo dia na casa das pessoas.
Eu fiquei 2 anos com uma chamada POXNET, caiu uma única vez quando uma obra do BRT derrubou um poste no centro da cidade, caiu todas as operadoras, eu tinha 600MB down 300MB up, e tinha roteador Wi-Fi 6, continua lá na casa, tô separado do meu marido, VIVO Fibra lá só tem nos bairros ricos e centrais, foram as menores as responsáveis por levar conexão de alta velocidade até às periferias.