Banda criada por IA já soma mais de 400 mil ouvintes no Spotify

Só provocando uma reflexão aqui: O quão diferente essa banda seria de conceitos mais antigos de sucesso como Gorillaz e Hatsune Miku?

Pra mim seria a mesma coisa, só muda a facilidade que o compositor por trás das músicas dessa banda aí trabalha. Isso, claro, partindo da premissa que o criador fez algo original sem plagiar diretamente (copiar letras ou melodias na cara dura) o trabalho de outros artistas.

Digo “diretamente” porque com certeza a IA foi treinada com material protegido por direitos autorais.

Eu penso que nesses casos não houve processo criativo, porque a IA está apenas reproduzindo padrões que foram ensinados.

1 Like

Gorillaz e Hatsune Miku já são coisas diferentes entre si e nenhum dos dois é IA.

Gorillaz é uma “banda virtual” no sentido de apresentação visual. Por trás dos personagens 2D existe uma banda de verdade, com músicos de verdade. O Gorillaz tem músicos de turnês que tocam ao vivo nas apresentações.

Hatsune Miku nada mais é do que um instrumento virtual, praticamente igual em conceito a qualquer outro sintetizador. Claro que na época em que o software foi lançado foi um negócio mais revolucionário porque ele automatizava um processo que até poderia ser feito antes com os sintetizadores que já existiam no mercado, mas que seria um processo chato e demorado. Mas o software em si, pelo menos até onde eu sei, não cria as músicas automaticamente e você ainda precisa de outros instrumentos.

Dá pra tentar agrupar Hatsune Miku e IA juntos argumentando que ambos são “ferramentas para criar música”, mas eu diria que isso é que nem tentar agrupar um cronômetro e um computador juntos poarque ambos são “ferramentas para marcar o tempo”. IA pode ser usado para criar música, assim como um computador pode ser usado para marcar o tempo, mas ambos são ferramentas com usos muito mais abrangentes, ao passo que Hatsune Miku e um cronômetro são ferramentas muito mais especializadas e limitadas.

1 Like

Banda fake criada por IA, 400 mil perfis de seguidores fake gerenciados por Bots.

1 Like