Banco não tem que devolver Pix feito após furto de celular, decide Justiça

Me sentia mais seguro antes do Pix quando fazia TEDs de graça e a bandidagem não sabia (?)

1 curtida

Espera, o app do Banco não tinha confirmação por senha ou biometria? Foi o que entendi da matéria. Pra mim isso é uma falha grave do APP. Tenho BB e tudo exige senha ou biometria (que não ativei).

Como diz na matéria:

Ou seja, existe a possibilidade de que a vitima tenha deixado a senha salvo no próprio celular e o ladrão conseguiu encontrar pra confirmar a transação.

6 curtidas

[…] a instituição bancária não pode ser responsabilizada pelo fato de a transferência via Pix ter sido realizada fora das dependências do banco.

eu tô sem acreditar que o veredito da juíza foi em cima de um argumento tão estúpido e sem conexão com a natureza de um pagamento digital. quem no Brasil vai se deslocar até um banco pra fazer um pix?

9 curtidas

E̶s̶p̶e̶r̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶e̶s̶s̶a̶ ̶j̶u̶í̶z̶a̶ ̶p̶a̶s̶s̶e̶ ̶p̶e̶l̶o̶ ̶m̶e̶s̶m̶o̶ ̶e̶ ̶t̶e̶n̶h̶a̶ ̶u̶m̶ ̶p̶r̶e̶j̶u̶í̶z̶o̶ ̶a̶i̶n̶d̶a̶ ̶m̶a̶i̶o̶r̶.

6 curtidas

Quem ainda vai no banco para ser atendido no caixa ou usar o caixa eletrônico.
A acessibilidade dos apps bancários e internet banking não é universal, ainda mais no Brasil.

2 curtidas

Neste caso tem que ligar para a instituição bancária de imediato e solicitar o bloqueio das chaves.

A colocação dele foi em outro sentido. De que a natureza do pix é ser instantâneo e independente da localidade. Você não vai até o site da loja, no conforto da sua sala, faz a compra e se desloca até uma agência para realizar o pix, que vai pagar a compra que você fez no conforto da sua sala. Isso que ele quis dizer.

Obviamente que pessoas ainda vão na agência, mas por outros motivos.

5 curtidas

Quem deve garantir a segurança do cidadão é o estado.
Esse sim é que deveria ser processado, principalmente por esse tipo de crime não dar em nada.

6 curtidas

Não dá em nada, porque a classe política é condescendente com criminosos. E o motivos vocês já sabem, né ?

1 curtida

*uta que pariu, viu?

Nesse caso concordo com a juíza! A galera pega e usa a mesma senha do banco em outras coisas ou salvam a senha do banco como número de celular e acham que tá seguro! Se o aplicativo não tivesse senha para entrar ou para executar o Pix (no caso do Inter acho ele menos seguro que o do BB e Caixa, pois para logar no App você tem que digitar uma senha e para executar a transferência outra senha diferente), porém pelo menos 1 senha a pessoa tem que ter ou a biometria para executar o roubo.

Realmente é uma pena para a pessoa, porém se ela tivesse andando com mil reais no bolso e alguém roubasse ela, ela não teria como processar o estado pelo dinheiro roubado, por exemplo, porque no caso do banco seria diferente.

5 curtidas

Eu acho que a opção de fazer o pix ou não deveria ser de cada um, ou seja, para habilitar o serviço a pessoa teria que ir até a agência e autorizar o serviço. Após isso seria responsabilidade de cada um zelar pelo segurança, porém hoje a função está disponível independente da vontade do cliente, por isso entendo que o banco deva ser responsabilizado por habilitar uma função sem consentimento do cliente.

Eu particularmente penso que no Brasil não é um bom negócio ter apps de Bancos instalados no smartphone. Esse PIX já se mostrou um perigo em caso de sequestros relâmpagos.

3 curtidas

Não existe habilitar o pix. É só um método de transferência como o ted.
Se vc tem uma conta, terá a possibilidade de fazer transferências seja de que modo for.

As pessoas culpam a tecnologia pela própria falta de zelo com suas informações pessoais.

Como disseram aí, tem gente que salva a senha do banco na agenda de contatos.

É muito fácil descobrir.

3 curtidas

Não sei em que país você mora, mas no Brasil, se te pegam com o celular bloqueado e os apps com senhas, te sequestram e te batem até você abrir a carteira.

Com o PIX, explodiu o número de sequestros em SP, pois é dinheiro fácil.

Moro no Brasil e na maior parte desses roubos ocorre em assaltos rápido, você está atendendo uma ligação e levam seu celular por exemplo!

No meu caso eu tenho umas contas chamariz como o PicPay, Recarga Pay, etc, a mostra em uma pasta chamada finanças e os aplicativos dos bancos de verdade estão ocultos, sendo aberto com o formato de pinça no meu Xiaomi.

Dessa forma o cara só vai saber os aplicativos que eu tenho mesmo se tentar isso daí. E sempre tenho 20~30 reais no PicPay para em casos como esse eu falar, cara só tenho isso daí, leva e transfiro pra ele até pra salvar minha vida.

2 curtidas

Isso é inegável. A mesma vibe da galera que tem a conta do WhatsApp hackeada.

2 curtidas