Banco do Brasil explica o consórcio gamer de até R$ 11 mil

Esse é o ponto, pois o consorcio é bem generico, e não fica vinculado a um produto especifico.

Nesse exemplo da placa Geforce RTX, que “hoje” custaria X mil, e daqui 2 anos ela vai estar defasada e custando 0,7 X mil, ou usar o dinheiro e pegar a nova versão/modelo com os mesmo X mil.

Esse consórcio, talvez, seja melhor usar para comprar a futura GPU RTX 30xx☺.

Consorcio é aquele ditado, que pessoal que faz sempre diz:

Consorcio é bom no começo, quando poucos conhecem, e suas chances de sorteio aumentam, e com lances baixos você consegue adquirir o produto.

Cito que alguns anos, teve um “boom” de consorcio de moto, que pessoal usa a carta de credito para adquirir carro, ou entrada em imovel.
Moto que valeia 10 mil, fazia consorcio de 12 14 mil, e adquiria com lances e pagamentos com 5 6 mil.

Bancos sempre ganhando fortunas com juros, enquanto isso CDI não rende nada pra PFs que emprestam dinheiro pra eles.

Vc não leu a matéria né?

Li e li bem.

Pessoal, todo consorcio tem valor ajustado. Entao a carta que hj vale 11 mil no final de 4 anos vai valer 14 mil. A ideia é que com a carta de crédito vc possa comprar o bem de referência. @Diego_Viegas @centauro
É melhor serviço que o tonto do meu marido que fez empréstimo de 4 mil para comprar uma placa de vídeo gamer e no final das contas vai pagar 12 mil
¬¬

Só é bom pra valor muito alto eu acho, mas tem taxa de adm que é um juros disfarçado. Se for pra pagar e só pegar o valor no final, muito melhor juntar dinheiro.

1 Curtida

Fala Galera, blz? Sou funci do BB e vi que há algumas dúvidas quanto ao produto e gostaria de ajudar rs

Vamos lá?

• 11 mil hoje não é 11 mil amanhã!
    Realmente, lembro da época que com 4 mil você comprava um desk de elite e hoje, infelizmente, não. Só a RTX da vontade de chora de ver o preço i.i

Pensando nisso, os valores das parcelas são AJUSTADOS conforme a necessidade para garantir que os seus 11 mil sejam os 11 mil depois. Portanto, num cenário com mudanças, o valor das parcelas não serão estáticos, ok? Mas, isso é para o bem do próprio consorciado.

• Esse produto é pra mim?

O consórcio é para todas as pessoas, por ser um produto de até educação financeira, mas talvez para algumas venha a ser ainda mais especial.

O consórcio ele é um produto pensado no futuro, como uma forma de guardar dinheiro para um determinado bem que deseja. Também, pode ser utilizado para acelerar uma aquisição - você tendo já parte do valor, poderá dar um lance e ser contemplado ( com direito de abatimento do valor das parcelas ou número de parcelas ).

A grande realidade ( e que eu também me enquadro ) é que muitos não possuem um cartão com 9, 10 ou 15 mil de crédito e que tenha capacidade de pagar isso em 6, 10 ou 12x. Então, você comprando um note/desk fodelão hoje, ele perdurará muito mais tempo do que o próprio tempo do consórcio e que em 30 ou 40 meses, você terá parcelas que conseguirá pagar. Nesse período, poderá juntar um recurso e dar de lance :3 SEM FALAR QUE PODE SER SORTEADO xD

Então, reforço: sim, consórcio é para todos. Inclusive pra quem acabou de pegar um pc e já quer programar para dar um upgrade ou trocar no futuro.

• Vou fazer um empréstimo para comprar…

Pode fazer se você quiser, mas antes, simule um consórcio e depois cote o valor do empréstimo. Verá que num empréstimo pessoal você pagará bem mais que a taxa administrativa do consórcio!

• Os valores não param em 11 mil.

Outras cartas, mesmo com nomes de coisas diferentes no setor de eletro, podem ser usadas para a aquisição! O nome é apenas um simbolismo para melhor “entender o valor” logo, se quiser pegar duas RTX 2080 TI você poderá pegar uma carta maior kkk - um dia chego lá i.i

• Seu dinheiro rende!

Sim, os recursos que vão sendo aportados são guardados e sofrendo rendimento. Logo, no fim não pegará só o valor que aportou, mas o juros também que rendeu :stuck_out_tongue_winking_eye:

Se alguém tiver alguma dúvida e puder ajudar, manda aí! Talvez, nem tudo consiga responder, mas procurarei respostas :wink:

GGWP!

2 Curtidas

O produto tem seu público, mas quem consegue juntar o valor com disciplina mensalmente acaba gastando menos.

2 Curtidas

Pois é, o pessoal fazia isso mesmo. Mas em nenhum cenário possível dá pra entender o uso de um consórcio.
O usuário capitaliza o banco, que cobra uma tarifa de administração e te dá a oportunidade de talvez, quem sabe, se tiver muita sorte, ser contemplado.
Na verdade, acaba sendo uma pegadinha pra quem quer poupar, mas não tem educação financeira de guardar uma quantia todo mês. E por isso acaba perdendo dinheiro.

Qual a taxa de rendimento? Qual o % ao mês?

1 Curtida

Bela cilada.

Sim, quase todo parcelamento que tu faz tem taxa de juros. (menos aqueles camaradas que já incluem os juros no preço à vista do produto. haha)

Caraca… de onde ele fez esse empréstimo? Agiotas?

Antigamente as placas de vídeo top (no caso a Titan) não custavam mais de 1000, 1250 dólares, hoje uma RTX (dependendo do modelo) pode passar fácil dos 2500 dólares. O dólar era 3.50… hoje tá 5.60… e não tem previsão de abaixar. (E acredito que nem vá abaixar… pois empresas que importaram com esse dólar ridículo vão perder muito dinheiro e várias quebrarão…)

O que antes em conversão direta dava 3500, agora pode passar fácil dos 12500… faltando imposto, importação, e outras coisas que as pessoas que estão fora da área de logistica não enxergam… o que deve fazer passar de 20000. Mas claro que esses produtos nem chegam à vir pro Brasil em larga escala.

O fundo, por ser algo que tenha que ser seguro pro recurso, é baseado em Renda Fixa, com liquidez diária e que acompanha praticamente o CDI. Em Dez ( usando por ser antes da pandemia ) rendeu 0,36% a.m.

• Lembrando que o foco não é o rendimento, isso seria apenas um adicional do produto que visa um benefício.

E não é pegadinha. Você pode ir juntando dinheiro e dar um Lance e ser contemplado pelo Lance, não necessariamente só o sorteio.

Vou usar o meu caso de exemplo: eu queria muito poder comprar um Dell G5 com a RTX 2060 que hoje está no valor de R$ 9.790,00. Bom, eu não tenho esse limite no cartão e nem condições de pagar 10 x R$ 979,00.

Agora, comprar uma carta de R$ 11 mil, pagando R$ 307,28 eu consigo. Inclusive, compro um kit RGB com a diferença e consigo guardar um pouco a mais e juntar um recurso pra dar de lance e ser contemplado. Não preciso do Note HOJE. Então, ok esperar. Fora que quando der o lance, será o valor amortizado, diminuindo os 307,28 por mês.

Então, fica a dica: se você tem o cartão com o limite e consegue pagar ou consegue comprar à vista, faça. Melhor coisa mesmo. Mas, isso não é a realidade de muito dos brasileiros que ganham, infelizmente, 1 salário mínimo por mês.

1 Curtida

Sou economista.

Consórcio é vantajoso?

Sim PARA O BANCO. A pura existência do consórcio torna evidente a falta de educação financeira no país. Se você não tem dinheiro para comprar, não tem cartão para parcelar é pq não tem renda sucificiente para essa aquisição e deveria ter outras prioridades como investir em livros, cursos e etc.

Espero ter ajudado!

Consórcio foi inventado no Brasil, óbvio que não tem vantagem pro cliente.

Guarde dinheiro numa conta separada tipo Nuconta ou Banco Inter que é muito melhor do que um consórcio que você paga taxa e ainda precisa ter sorte.

6 Curtidas

Praticamente. Ótima palavra. Bem vendedora.
0,36% (como você mesmo disse, antes da pandemia, agora deve ser bem menor), é a mesma coisa que a taxa de administração da 3ª à última parcela. Ou seja, no melhor dos mundos, o seria um zero-a-zero, mas não é o que acontece.

Você, como vendedor, vai criar mais 300 postagens com exemplos enormes tentando mostrar o quanto é vantajoso o consórcio. Ótimo, lindo, mas eu paro por aqui, porque você não vai me convencer que é bom, porque não é.

Esses seus argumentos podem ser ótimos com quem não teve educação financeira, não entende sobre como poupar dinheiro (de qualquer maneira), e não consegue ver o quanto é absurdo ter que pagar alguma instituição pra ficar com o seu dinheiro.

Qualquer aplicação em CDI (como o Nubank que é protegido pelo FGC, mas todos bancos também protegidos tem CDI de forma simplificada) não tem taxa de administração, tem a mesma segurança e, bem, rende, mesmo que pouco.

Boa sorte com as vendas.

2 Curtidas

Não estou vendendo, não recebo comissão por vendas e nem sou o gerente de conta de alguém aqui. Rs

Estou para tentar auxiliar em dúvidas de livre e espontânea vontade. Inclusive sem o banco saber que estou aqui xD

Fico feliz que você tenha tido uma boa educação financeira, algo que de muitos não é a realidade no Brasil.

Os produtos bancários, tanto quanto um perfume, existe seu público a qual fará diferença. Então, o que serve de solução pra um, pode não servir para outro. Simples assim.

Grande abraço Xavier e tudo de bom pra você!

2 Curtidas

Consórcio é uma jabuticaba q só existe no Brasil.
Fazia sentido na época de hiperinflação.
Hoje é só desperdício de dinheiro, travestido de “uma forma de fazer a pessoa guardar dinheiro”.

Se quer comprar um PC ou vídeo-game e não tem dinheiro, primeiro seria melhor juntar dinheiro (se não tem pra video-game, provavelmente, não tem pra coisas mais básicas e importantes e aí video-game não deveria ser prioridade). Se tem dinheiro pra coisas básicas, mais fácil parcelar em alguma loja, ou, pelo menos, pegar um empréstimo pessoal.

1 Curtida

Consórcio é bom pra quem não tem disciplina financeira e não liga em pagar pra alguém realizar esse serviço de controle (ou não se dá conta que está pagando por esse serviço).
Ou pra quem realmente precisa do bem e não vai ter condições de pegar um financiamento (e mesmo pra esse grupo é discutível se o consórcio é a melhor opção).

No geral, eu chutaria que pegar o valor que seria aportado no consórcio e aplicar em outro lugar será mais interessante na maioria dos casos. Hoje em dia investir em CDBs, LCI/LCAs, FIIs e FIM não é difícil, além de ter muitas opções seguras e baratas.

Então se você tem disciplina financeira, aportar o valor das mensalidades do consórcio em algum outro produto financeiro provavelmente vai ser bem mais interessante.