Banco Central vai excluir chave Pix de CPF ou CNPJ irregular

Talvez, a mais eficaz das medidas contra golpes no pix.

8 Likes

medidas arbitrárias e sempre fora do escopo da realidade das pessoas. proibir email de mudar de dono é ruim pois o email pode ser alterado entre pessoas de boa fé, como alguém emprestar (a chave pix) seu email para a mãe ou familiar temporariamente e depois usar de volta.

Pelo que li a respeito vão proibir somente a transferência, se o usuário que criou a chave Pix com email realizar a exclusão manualmente, esse endereço de email poderá ser registrado novamente por outra pessoa…

3 Likes

Minhas chaves são aleatórias. Isso já evita um bocado de problemas com tentativa de golpe. Chave CPF ou CNPJ de cara você já tá dando uma identificação importante pra bandidagem. Ainda mais com o tanto de dado vazado que tem por aí.

1 Like

Minhas chaves são todas endereços de e-mail, os quais não uso regularmente como correio eletrônico, considero esse um bom equilíbrio entre as chaves CPF/CNPJ/telefone e a chave aleatória, cuja ideia é muito boa, mas na prática é bem incômoda. Entretanto, sou obrigado a manter uma chave PIX no meu CPF por causa da restituição do IR.

1 Like

Essa medida evita a criação de chaves Pix de pessoas que possuem o CPF de outra pessoa.
É uma medida louvável. Mas acho que a segurança no Pix deveria melhorar mais.

6 Likes

Minha flor de couro que é essa a intenção mesmo. Tá mais pra quem não declarar imposto ser pego de alguma maneira e já cair na Receita e ter seu nome bloqueado de alguma maneira. Muito difícil acreditar em quem só queria ficar de olho nos Pix alheios pra arranjar alguma forma do Taxxad vir com mais uma benesse pro Governo.

Dica: se for Gmail, basta colocar um +“qualquer coisa” antes do “@gmail”. Fica um email único pra essa pessoa usar.

Eu faço isso, exemplo eu coloquei assim: “meuemail+poupanca@live.com” que é uma conta poupança que tenho no banco do Brasil, o meu outro é “meuemail+cobranca@live.com” para cobranças que venho fazer… E fora outras chaves seguindo essa lógica, ajuda muito

3 Likes

Bold of you de assumir que o CPF não vai ter vazado em outro lugar XD

Mas concordo que ficar passando chave pix de CPF/CNPJ pra estranho é burrice. Quem tem comércio tem q botar só o QR CODE lá e quando mto um email.

CPF só para pessoas de extrema confiança, o resto é e-mail.

Eu jurava q era com ponto. Vou começar a usar mais essa possibilidade

O CPF ter vazado é o de menos, quem nunca? :joy:

O maior problema, eu acho, é o nome completo, pois tem sites aí que basta isso para você achar CPF, endereço, números de telefone, parentescos e até score do Serasa… Se alguém souber seu número de telefone, por exemplo, e tentar simular transferir por Pix para esse número, já consegue seu nome completo.

Mas você pode assinar o serviço do Serasa que te avisa quando houver vazamento dos seus dados pelo próprio Serasa, o que é muitíssimo bacana [contém ironia].

1 Like

Punir o estelionatário de maneira severa é a melhor maneira de evitar golpes… Infelizmente pra isso a câmara não move-se, afinal vai acabar prejudicando os próprios amigos.

1 Like

O ponto você pode colocar no meio de qualquer palavra que venha antes de “@gmail”.