Banco Central anuncia Pix Cobrança como opção ao boleto

Originally published at: Banco Central anuncia Pix Cobrança como opção ao boleto – Finanças – Tecnoblog

Pix Cobrança permitirá pagamento imediato ou com data de vencimento via QR Code

Não sei em que este anúncio difere da informação apresentada semanas atrás no site do próprio BC, mostrando exemplos de uso do Pix, onde havia uma imagem de uma conta com um código de barras tradicional e um QR-Code do Pix.

O que difere é que eles fez a regulamentação e a definição de regras de cobrança de juros, multas, descontos e abatimentos.

1 curtida

achei legal, vai virar um pagamento por débito praticamente, as vezes eu pago no crédito pra eles identificarem o pagamento na hora e já adiantarem as coisas, mas com isso não será mais preciso

3 curtidas

Substituir outras formas de pagamento não vai. Vide o cheque, que apesar de ultrapassado e bastante sujeito a fraudes e problemas com fundos bancários ainda é largamente usado.

Mas vai ser uma boa forma de “débito”, já que hoje quase nenhum banco oferece processamento de débito online em compras. Daí você vai poder se valer dos descontos do pagamento à vista sem se ater aos prazos de compensação dos boletos.

3 curtidas

Qual a diferença do QR Code dinâmico pra esse QR Code cobrança? Me parecem a mesma coisa.

É praticamente a mesma coisa mesmo. O QR Code dinâmico poderá ser usado para gerar pagamento via Pix Cobrança. Essa é a categoria criada para formalizar e regulamentar as operações de cobrança, especialmente quando elas envolverem juros, multas, abatimentos e afins. Assim, fica mais fácil integrar a modalidade a sistemas de faturamento.

2 curtidas

Talvez seja a questão de que o qr code dinâmico seja para pagamento na hora, ou seja tu já vê ali a confirmação de pagamento, enquanto que esse é mais voltado para pagar em uma determinada data futura já com mecanismos de juros.

2 curtidas

O QR Code dinâmico terá data de vencimento, juros, multas, descontos e tudo mais, igual o PIX Cobrança.

3 curtidas

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.