Ao contrário do que o nome pode sugerir, o Banana Pi BPI-M5 Pro não tem formato de… banana.
Até o mesmo o porque o Raspberry Pi tem formato de framboesa, né. hahaha
Tenho a rasp 3+ para retrogame e Umbrel, uma coisa que aprendi da pior forma com OrangePi 3LTS é que a placa pode ser mais forte que a Raspberry mas se a comunidade de software não abraçar você acaba de comprar um single elefante branco board.
Adoro produtos com nome de banana
Eu tinha os bonecos de pelúcia, kkkkkk
Meu primeiro caderno era dos Bananas de Piajamas, eu também tinha toalha de banho deles.
Problema não é nem a comunidade…
A Allwinner só não liga de fornecer o básico e nem fornecer documentação fora do NDA pra codar os drivers básicos pra comunidade.
Todo o trabalho de suporte dessa placa é da comunidade e as vezes da fabricante da placa, e nesse ponto eu não recomendo Banana Pi pra ninguém, só Radxa, Khadas e o pessoal do próprio Rpi.
Eu tenho um ODROID C4 e até hoje ainda estamos quebrando a cabeça com aceleração 2d pro X Server, muito por conta dos drivers q a Amlogic ofereceu pra gente.
CARACA! É essa briga ainda?!
Anos atrás, muitos anos atrás, eu via a comunidade muito puta com a falta de documentação de drivers da Allwinner.
Inacreditável que ainda seja assim. Não faz sentido algum.