Backup automático do Whatsapp trava a rede inteira. É normal?

Toda vez que meu Whatsapp vai fazer o backup automático toda rede trava. A internet fica inacessível em outros dispositivos.

É normal?

Nunca aconteceu comigo. Pelo contrário, os backups são sempre meio lentos (não usa o link todo).

Explica melhor a sua configuração aí pra gente ter uma ideia: smartphone, roteador, velocidade da internet, etc

1 Curtida

Já tive problemas em vários locais diferentes. Todos com pelo menos 5mb de upload
Meu smart é um velho guerreiro Lenovo Vibe k6
Tenho internet com 100mb, sei que meu roteador nao é dos melhores - 300mb intelbras- mas mesmo assim me assustou o fato de toda a rede travar, em todos os lugares que estive. Quando digo travar, é realmente travar. Não é possivel abrir nem mesmo uma consulta no google ou coisa parecida em outros dispositivos. É como se o meu celular fosse um buraco negro que consome toda a banda de internet.

Rafael, meu celular anterior era o próprio Vibe K6 (um dos melhores celulares que já tive, inclusive). Nunca passei por este problema pois não faço backup no whatsapp, porém te sugiro a olhar como está o tráfego da sua rede antes e durante o backup.

No próprio modem da sua internet deve ter na interface para ver os clientes ativos na WAN, e com isso você consegue ver a quantidade de tráfego que está sendo direcionada àquele dispositivo.

Só por curiosidade, qual o tamanho do seu backup? Se for questão de gigas, o problema pode ser exatamente esse.

Realmente chega na casa dos giga os meus backups. Muito grupo de família e os mesmos memes e vídeos nesses grupos

Cara normal não é, se você tem muitos grupos ate o próprio whatsapp o aplicativo pode travar por estar muito carregado e não estar dando conta de baixar todas as mensagens que foram recebidas para você. ( O meu ocorre direto isso e são apenas 3 grupos, tendo que fechar ele e reabrir novamente.

Agora a respeito do Backup não é normal porque geralmente o whatsapp faz o backup local (no aparelho) as 03:00 da manhã então pode ser um problema no tráfego da sua rede mesmo, precisa dar uma verificada.

Qual o upload da tua conexão? Quando eu usava ADSL, fazer backup do Whatsapp era impossível (só 1 Mbps de upload, levava mais de hora).

Se o seu upload for muito baixo (500 kbps, 1 Mbps) a navegação nos outros dispositivos realmente ficará bem lenta. Vc sabe os valores da sua conexão com o provedor de acesso?

1 Curtida

Upload gira em torno de 5 a 7Mb

@orafasp Isso acontecia comigo quando eu tinha uma Net de 5 Mbp/s. A velocidade de upload era de menos de 30 Kbp/s, então era um inferno. Não travava só com o backup do Whatsapp, travava com qualquer tipo de upload.

Já pensou em fazer uma limpa nesses conteúdos desnecessários ?

Vídeos, fotos e memes que não são importantes ou antigos de mais, os quis vc nem usa.

Acho que da pra tentar isso. Outra opção seria entrar em contato com o suporte da WhatsApp e ver se eles tem alguma recomendação específica.

Melhorar a internet e o smartphone tbm são opções recomeçáveis, porém talvez não acessíveis pra você agora, mas quem sabe no futuro. Bem chato essa situação que vc se encontra.

Outros membros da sua família tbm passam por problemas iguais ?

Antes de tudo, mude a senha do seu roteador. Será que só seus conhecidos acessam esse roteador? Nenhum vizinho a mais? Há quanto tempo renovou a senha dessa rede? As dicas do @Douglas_Knevitz logo acima também ajudam muito!

Se for WhatsApp Android, provavelmente está ativado o backup para Google Drive.
Acesse :gear: Configurações, Conversas, Backup de Conversas.
Ah, desmarque a última opção, aquela que inclui vídeos!

Tente fazer manualmente 1 backup quando for dormir, por exemplo. De manhã, estará pronto! O meu backup demora, ocupa quase 3 GB sem vídeos e faço manual!

Primeiro respondendo a pergunta: Não é normal…rs

O roteador que você utiliza possui algum opção para você monitorar o tráfego?
Ele possui alguma opção para controle de banda (QoS) que você possa limitar o uso para o celular? Se sim, coloca um limite de 20% pro celular para upload e verifica se o problema é resolvido.

(*espero ter ajudado)

Este tópico foi fechado automaticamente 14 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.