Backup automático do Whatsapp trava a rede inteira. É normal?

Toda vez que meu Whatsapp vai fazer o backup automático toda rede trava. A internet fica inacessível em outros dispositivos.

É normal?

Nunca aconteceu comigo. Pelo contrário, os backups são sempre meio lentos (não usa o link todo).

Explica melhor a sua configuração aí pra gente ter uma ideia: smartphone, roteador, velocidade da internet, etc

1 Curtida

Já tive problemas em vários locais diferentes. Todos com pelo menos 5mb de upload
Meu smart é um velho guerreiro Lenovo Vibe k6
Tenho internet com 100mb, sei que meu roteador nao é dos melhores - 300mb intelbras- mas mesmo assim me assustou o fato de toda a rede travar, em todos os lugares que estive. Quando digo travar, é realmente travar. Não é possivel abrir nem mesmo uma consulta no google ou coisa parecida em outros dispositivos. É como se o meu celular fosse um buraco negro que consome toda a banda de internet.

Rafael, meu celular anterior era o próprio Vibe K6 (um dos melhores celulares que já tive, inclusive). Nunca passei por este problema pois não faço backup no whatsapp, porém te sugiro a olhar como está o tráfego da sua rede antes e durante o backup.

No próprio modem da sua internet deve ter na interface para ver os clientes ativos na WAN, e com isso você consegue ver a quantidade de tráfego que está sendo direcionada àquele dispositivo.

Só por curiosidade, qual o tamanho do seu backup? Se for questão de gigas, o problema pode ser exatamente esse.

Realmente chega na casa dos giga os meus backups. Muito grupo de família e os mesmos memes e vídeos nesses grupos

Cara normal não é, se você tem muitos grupos ate o próprio whatsapp o aplicativo pode travar por estar muito carregado e não estar dando conta de baixar todas as mensagens que foram recebidas para você. ( O meu ocorre direto isso e são apenas 3 grupos, tendo que fechar ele e reabrir novamente.

Agora a respeito do Backup não é normal porque geralmente o whatsapp faz o backup local (no aparelho) as 03:00 da manhã então pode ser um problema no tráfego da sua rede mesmo, precisa dar uma verificada.

Qual o upload da tua conexão? Quando eu usava ADSL, fazer backup do Whatsapp era impossível (só 1 Mbps de upload, levava mais de hora).

Se o seu upload for muito baixo (500 kbps, 1 Mbps) a navegação nos outros dispositivos realmente ficará bem lenta. Vc sabe os valores da sua conexão com o provedor de acesso?

1 Curtida

Upload gira em torno de 5 a 7Mb