Esta é uma briga perdida para os dubladores, tal qual taxistas vs. Uber e locadoras vs. streaming. Em poucos anos, a dublagem vai ficar obsoleta… e não apenas em audiobooks.
A dublagem por IA vai ajudar em muito o conteúdo a chegar a um público que não tem o costume de ler mas passa o dia inteiro de fone de ouvido.
Claro todos meses eu vejo gente reclamando de Dublagem IA e má utilização e uso indevido de vozes o irônico e que a maioria das vezes quando falam desse assunto e sempre uso indevido vocal de algum profissional pra alimentar essas ferramentas já que a própria ferramenta não consegue gerar voz própria (até onde eu saiba) ou seja esse argumento que a dublagem humana vai acabar e balela igual animação 2D e tv aberta.
A IA vai acabar com muitos trabalham que existem hoje!
E vai auxiliar em muitos outros trabalhos!
Quem tava a favor do Uber contra os taxistas nem pode reclamar disso!
Assinei o audible no trial de 3 meses… sério. 2/3 dos livros que eu tentei ouvir eram narrados por pessoas sem qualificação alguma… não eram AI, eram só ruim mesmo… a pessoa só lia, não pontuava. Não punha emoção. Se a AI fizer melhor que essas criaturas, eu parto pra livros lidos pela AI, mas provavelmente será tipo a dublagem por AI do YouTube…
IA vai acabar com dublagem infelizmente. No futuro vc vai ver a voz do ator ou atriz em vários idiomas. Como se ele mesmo tivesse se dublando.
Infelizmente é uma luta perdida, eu amo a dublagem brasileira especificamente no áudio visual porém o custo benefício que as IA traz em relação a produtividade é simplesmente fora da curva
Esses tempos brinquei com algumas tecnologias e é bizarro, traduções, imagens, redação, compilações, narrações mesmo no preset é totalmente usável pra produção, fico triste que diversas classes não conseguiram avançar no congresso como aconteceu em relação aos trabalhadores de Hollywood, agora esperar ver o que vai rolar.