Pesquisando o Autenticador da Microsoft, percebi que as funcionalidades de backup para outro celular por exemplo, constam no conteúdo oficial em: Microsoft Authenticator
O último tópico que discutimos sobre “Autenticador para Windows” fechou em abril/2024. Os tópicos que discutimos sobre autenticadores diferentes já mudaram bastante, por exemplo, Authy não tem mais versão para Desktop. Inclusive no link que divulguei neste tópico tem uma nota sobre o término de suporte a partir de março 2024 às versões não atualizadas do Microsoft Authenticador.
Sim, realmente funciona bem, mas NMHO é pouco intuitivo para quem não sabe a primeira vez. Eu mesmo só consegui após pesquisar sobre.
Para puxar o backup, é preciso não fazer login, mas sim clicar em recuperar backup (ou algo nesse sentido, não lembro) quando abre o app pela primeira vez no novo smartphone. Essa opção fica abaixo da opção de fazer login, com muito menos destaque do que essa opção.
Caso tenha feito login, é só sair (apagar os dados do app também resolve) e fazer como falei aí acima.
Exceto esse detalhe, acho muito melhor que a opção do Google.
Já eu digo o contrário. Não sou usuário leigo e não consegui fazer a restauração de backup das autenticações salvas pq o aplicativo simplesmente não permitiu.
Não sei q bug foi esse q aconteceu, mas tive q refazer tudo do 0.
Passei a usar o Google Authenticator q também salva o backup na sua conta (Google no caso) e 0 problemas até então.
Se perco a confiança no app, não volto mais. Então prefiro não usar o da Microsoft.