ATX12VO: vai ou racha?

Em resumo: à uns meses atrás a Intel propos um novo padrão ATX, o ATX12VO, que básicamente remove as linhas 3.3v e 5v da fonte e coloca-as na placa mãe para supostamente tornar a fonte mais eficiente.

Ao invés do padrão ATX atual de 24 pinos https://i.imgur.com/VSxeSD6.png , o novo plug teria apenas 10 pinos.


(Imagem PCWorld)

O Linus, de algum jeito, conseguiu por a mão numa dessas fontes e numa dessas MoBos à quase um mês atrás e o resultado da eficiencia me pareceu um tanto promissor.

Mas não seria melhor mudar a maneira que as fontes são feitas? Por exemplo, pegar a fonte ATX normal e fazer ela converter apenas para 12v e por um conversor secundário de 12v para 5v/3.3v (que me parece funcionar da mesma forma, menos que não dá para desativar no caso de não estar sendo usado)?

Será que dessa vez a Intel acertou num novo padrão? Ou será que vai afundar como o BTX?

Só espero não ver esse tipo de monstruosidade:


(Imagem: PCWorld)

Tem muitas fontes assim já, só que são bem mais caras.
Em 2010 já se falava (e usava) fontes com conversos dc-dc para 5 e 3,3v.

Pra eles sim, vão vender mais placas mãe, já que quando der defeito em algum ponto da regulagem dc-dc vai toda a placa pro lixo.

Acho que poderiamos sim ter uma atualização no padrão de fontes, tem pinos ali inúteis de tensão negativa, e tenho minhas duvidas sobre o 3,3v serem necessários, mas tira o 5v, muito usado pelos SSD e HD 2,5" e pelas portas USB, me parece um tiro no pé.

Lembrando que no final das contas vai ter pino auxiliar a esse de 10 pinos já que ele não vai dar conta sozinho do recado.

1 curtida

Por um momento, a existência das fonte dc-dc tinha desaparecido da minha cabeça… hahaha
Edit: tava olhando fonte DC-DC e achei fonte 80 Plus+ BRONZE. Então não me pareceu muito interessante o DC-DC… Cooler Master MWE Bronze V2 650W. Era bem mais cara que as 650W também bronze… :\ Mas no caso, o ATX12VO me pareceu mais eficiente que isso.

A placa mãe que vai converter do 12v pra 5v e 3.3v. Ou seja, ainda deve dar para ligar os SSD/HD 2.5", porém o cabo sairá da placa mãe e não da fonte. (o que faz o build ficar mais poluido, ao meu ver).
Quanto ao 3.3v, não era usado para processadores que tinham vcore abaixo dos 3.3v ou algo do genero? (Esse não lembro o que era usado, mas acho que me dera messa explicação à uns 10-15 anos atras)
Outra idéia seria lançar, com a fonte ATX12VO, um conversor externo de 12v pra 5v, se queimasse era só trocar. (Mas ai seria muita gambiarra… e o que surgiriam desses conversores chineses de baixissima qualidade…)

Se os OEMs adotarem, vai ser o suficiente. Ainda mais considerando exigências energéticas

A eficiência está ligada ao preço, nas placas mãe vai acontecer exatamente a mesma coisa, as de baixo custo terão eficiência baixa.

E as gambiarras vão se propagar nesse novo modelo, porque tu vai querer ligar mais um dispositivo e a tua placa mãe não vai dar conta de fornecer energia, ai vai ter de recorrer a conversores externos, esses que ou terão de contar com o próprio cooler ou terão vários problemas de potencia e eficiência.
Não to pensando no mercado top de linha, esse vai funcionar bem, to pensando no PC da positivo.

Eu queria mesmo era para um PC que só é usado para coisas simples. Agora ele consome 100W um quase idle… Hahaha

A conversão DC-DC para as linhas de 5V e 3.3V já é utilizada na maior parte das fontes atuais e não é tão eficiente quanto aparenta (principalmente com cargas mais baixas), também é suscetível a problemas de balanceamento visto que a potência em Watts alocada pra uma linha não fica disponível para outra linha, mesmo que a linha em questão esteja “ociosa”.

Foram esses os principais motivos que levaram à criação do ATX12VO: a fonte passa a ser responsável por gerar uma única linha de 12V, da maneira mais eficiente que conseguir, e a conversão para tensões menores ocorre na placa-mãe, conforme necessário…

Mas qual a vantagem dessa conversão DC-DC ser feita pela placa mãe e não pela fonte?

A vantagem é um controle mais preciso e consequentemente maior eficiência, pois a placa-mãe pode ativar/desativar individualmente a conversão de linhas específicas mediante a presença ou não de um dispositivo SATA ou da quantidade de dispositivos USB conectados, por exemplo.

Quando a conversão é feita pela fonte, ela não tem essas informações, logo sempre alocará uma porcentagem fixa da sua potência total para as linhas de 5V e 3.3V, mesmo quando essas linhas estiverem ociosas ou sendo pouco utilizadas…

Em fontes com conversão DC-DC essa porcentagem não é fixa, ela é só a máxima disponível, e vai ser usada conforme a carga.
Se fosse fixa, uma fonte de 600w consumiria sempre 600w de energia da rede, independente do computador estar ocioso e só consumindo 100w.

Exemplo, a fonte tem 600w em 12v, e 100w em 5v, mas ela tá só usando 20w em 5v, os outros 580w podem ser usados pelos 12v.

Essa questão da alocação fixa da potencia só acontece em fontes comuns, sem conversor dc-dc.

Eu me expressei mal, por porcentagem fixa eu quis dizer que uma parte da potência da fonte fica sempre “alocada” para aquela linha e nada mais. Isso ainda é comum mesmo nas fontes com conversor DC-DC.

Suponha que uma fonte de 500W aloque 100W de sua potência para a linha de 5V e os 400W restantes para a linha de 12V. Em uma situação hipotética em que o consumo combinado dos componentes conectados à linha de 5V demandem mais do que 100W, a fonte não fornecerá potência adicional nessa linha, mesmo se a linha de 12V, com os 400W restantes, esteja “ociosa” ou com baixa utilização (e vice-versa).

No novo padrão esse tipo de problema seria praticamente inexistente, pois a fonte só precisaria se preocupar em oferecer sua potência total na linha de 12V e a placa-mãe teria muito mais informações (como a quantidade de dispositivos conectados, o consumo máximo de cada dispositivo, etc) para controlar a operação dos conversores DC-DC de forma mais eficiente.

Nem a placa mãe forneceria, já que isso é questão de hardware do conversor dc-dc, a não ser que tu construa um conversor super dimensionado, mas o que te evita de fazer o mesmo na fonte? é só uma questão de custo isso.

Não sou especialista em eletrônica, mas a afirmação de que esses 100w da linha 5v não estariam disponíveis na linha 12v em uma fonte dc-dc não faz sentido nenhum, se tiver alguma analise dos componentes eletrônicos de uma fonte dc-dc onde mostrem isso, gostaria muito de ver, do contrario essa discussão é só um achismo, e a tua hipótese não faz sentido teórico, já que a fonte primeiro gera toda sua potencia de 500w em 12v e só depois ela gera parte da potencia em 5v, porque não estaria disponível toda a potencia em 12v dela? que circuito faria essa limitação artificial?

Olhando essa tabela de uma fonte dc-dc pode ver que não existe nenhuma reserva de potencia da linha 12v para as linhas 5v e 3,3v, ela entrega praticamente toda a potencia na linha 12v, se não fosse isso, a linha 12v ali deveria estar limitada a 700w.

A analise do circuito eletrônico dela não menciona nenhuma limitação da saída 12v para reservar potencia aos circuitos 5v e 3,3v, eles simplesmente estão ligados ao barramento 12v compartilhando a potencia com tudo mais que está ligado aos 12v.

Olhando o teste de sobrecarga da fonte, ela entrega os 792w na saida de 12v (praticamente a potencia rotulada da fonte) enquanto entrega mais 100w em 5v e 66w em 3,3v, mostrando claramente que não existe uma limitação na saída de 12v para reservar potencia as linhas de 5v e 3,3v.

E lembrando, estamos falando de uma fonte de 2013, deve ter coisa melhor no mercado hoje em dia, só não se tem boas analises delas em português.

Caso essa imagem não carregue (CdH não permite hotlinking):

Aqui não seria um teste de sobrecarga se ela estivesse entregando apenas 100% de sua capacidade, afinal não haveria sobrecarga nessa situação. Pelos testes do TecLab (pessoal que adora detonar fontes), boa parte das fontes entrega um tanto a mais que 100% da capacidade por segurança. (Se não estou enganado, uma PCYes Electro V2 de 450W aguentou 650W sem desregular e desligou lá pelos 700W)

1 curtida

Não é só uma questão de custo. Como eu comentei anteriormente, a conversão ser feita pela placa-mãe permite um controle muito mais preciso e eficiente, pois não seria necessário super dimensionar os conversores, a placa-mãe poderia usar conversores dimensionados exatamente para o número de dispositivos/conexões disponíveis, coisas que a fabricante da fonte não tem como prever.

Por exemplo, uma porta USB 3.0, seguindo a especificação (desconsiderando padrões de carregamento rápido e afins), pode fornecer no máximo 900 mA de corrente, se a placa-mãe em questão contiver 10 portas USB 3.0, poderá incluir um conversor DC-DC dedicado para essas portas, que forneça exatamente 9A, o consumo máximo teórico no caso de todas as portas USB 3.0 serem utilizadas simultaneamente. Esse conversor também poderia ser ligado/desligado conforme necessário, já que a placa-mãe poderia detectar se existem dispositivos conectados ali.

Da mesma maneira, a placa-mãe incluiria outros conversores DC-DC para as interfaces PCI Express, M.2, SATA, USB 2.0 e por aí vai, dimensionados exatamente para a quantidade máxima de dispositivos que poderiam ser conectados naquela placa-mãe e que também poderiam ser ligados/desligados seletivamente. O principal aumento na eficiência com o novo padrão ATX12VO vem daqui.

Com a conversão sendo realizada na fonte, não é possível prever qual será o consumo nas linhas de 5V e 3.3V, visto que a fonte pode ser utilizada em uma infinidade de combinações de hardware diferentes, então a solução adotada é alocar uma porcentagem de sua potência total para cada linha. No caso das fontes DC-DC, seria adotado um conversor que pudesse entregar até X Watts naquela tensão e que estaria sempre ativo.

O resultado disso é a linha ser subutilizada em computadores com placas-mãe mais simples e com menos dispositivos conectados, e correr o risco de não fornecer potência total suficiente para computadores com placas-mãe mais complexas e com vários dispositivos conectados. Com o novo padrão isso deixa de ser um problema, já que a fonte só precisa se preocupar em fornecer sua potência máxima na linha de 12V e a placa-mãe se encarrega do resto.

O novo padrão ATX pareceu ser mais interessante devido ao tamanho compacto da conexão! Tem previsão quando será adotado??

Ninguém sabe nem mesmo SE REALMENTE será adotado em massa… mas já tem ao menos uma placa mãe com esse formato. (O modelo não me vem à cabeça agora.)

1 curtida

Falando nisso: eis a placa-mãe com a nova conexão, que fora apresentada no canal Linus Tech Tips! ASRock > Z490 Phantom Gaming 4SR

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.