Felizmente nos últimos dias só fiz boot no Ubuntu, no Windows eu tenho atualização automática.
Pelo que entendi da matéria só afetará quem tiver dualboot com secureboot ativado. Enfim, se der algum b.o no meu dualboot reparo facilmente o grub via live.
Há tempos não deixo Windows atualizar automaticamente, já apanhei tanto desse sistema que de entrar nele me dá medo. #RIPWINDOWS
Faz alguns meses que não booto no windows.
Quando o PC boota é por acidente por eu ter demorado a escolher o SO
Linux4Life
Precisa de Windows? Rodar no KVM é a melhor opção.
Também tive problemas com essa atualização, uso windows somente para jogos, estava usando ubuntu 22.04 e travou, mudei para 24.04 e continuou travado, desabilitar a segurança do boot ajudou na inicializar mais tive que entrar em opcoes avançadas e fazer um dpkg e fsck ai voltou a rodar normalmente.
Nessa eu dei sorte, já ia atualizar ontem mas fiquei com preguiça
Tô ligado que a atualização corrige algo referente ao GRUB e, portanto, parece ser natural que isso afetaria só o GRUB, mas é curioso que a falha da atualização só afeta aquele que é o concorrente do Windows (o Linux, ou até potencialmente FreeBSD embora esse não sei se é bootável por GRUB ou se precisa de um outro bootloader específico), mantendo o próprio Windows, o responsável por mexer na ESP (a partição do UEFI), intacto… Como se fosse algo propositalmente feito pra quebrar o Linux em setups dual-boot… Não querendo dizer que seja proposital para quebrar e tentar atrair o boot exclusivamente pro Windows, mas que parece estranho, parece.
Pelo visto dei sorte o meu “dual boot” é pela bios Já tive muito problema com isso