Atualização da Microsoft causa falha no Linux em PCs dual boot

1 Like

Felizmente nos últimos dias só fiz boot no Ubuntu, no Windows eu tenho atualização automática.

2 Likes

Pelo que entendi da matéria só afetará quem tiver dualboot com secureboot ativado. Enfim, se der algum b.o no meu dualboot reparo facilmente o grub via live.

2 Likes

Há tempos não deixo Windows atualizar automaticamente, já apanhei tanto desse sistema que de entrar nele me dá medo. #RIPWINDOWS

2 Likes

Faz alguns meses que não booto no windows.

Quando o PC boota é por acidente por eu ter demorado a escolher o SO

Linux4Life

1 Like

Precisa de Windows? Rodar no KVM é a melhor opção.

Também tive problemas com essa atualização, uso windows somente para jogos, estava usando ubuntu 22.04 e travou, mudei para 24.04 e continuou travado, desabilitar a segurança do boot ajudou na inicializar mais tive que entrar em opcoes avançadas e fazer um dpkg e fsck ai voltou a rodar normalmente.

1 Like

Nessa eu dei sorte, já ia atualizar ontem mas fiquei com preguiça

1 Like

Tô ligado que a atualização corrige algo referente ao GRUB e, portanto, parece ser natural que isso afetaria só o GRUB, mas é curioso que a falha da atualização só afeta aquele que é o concorrente do Windows (o Linux, ou até potencialmente FreeBSD embora esse não sei se é bootável por GRUB ou se precisa de um outro bootloader específico), mantendo o próprio Windows, o responsável por mexer na ESP (a partição do UEFI), intacto… Como se fosse algo propositalmente feito pra quebrar o Linux em setups dual-boot… Não querendo dizer que seja proposital para quebrar e tentar atrair o boot exclusivamente pro Windows, mas que parece estranho, parece.

Pelo visto dei sorte o meu “dual boot” é pela bios Já tive muito problema com isso