Só acho perigoso já sair falando em “roubo de R$1 bilhão”, sendo que nenhum valor foi realmente divulgado ainda.
Tirando isso de lado, tudo indica uma falta segurança e salvaguardas que chega a ser infantil.
Se sair na grande mídia pimba! Ninguém mais vai usar PIX. Mesmo sabendo que em nada tem haver com a conta de ninguém.
CMSW realiza principalmente a comunicação entre os bancos que participam do Pix
Mas idealmente não deveria ser obrigatória a comunicação entre os próprios bancos, sem envolver uma empresa terceira?
Eu entendo todas as dificuldades técnicas, mas não são ONGs, são instituições financeiras. Se elas não tem capacidade técnica para executar a conexão, que se virem pra conseguir.
Já saiu em tudo que é portal grande ontem.
Anota aí, lá se vem mais um escândalo.
Já trabalhei na área de SegInfo de um grande banco e o complaince sempre recomendava que o valor que deveria ser divulgado para a mídia deveria tinha que ser menor do que o prejuízo real. Não é fácil…
Essa empresa atua como BAAS (bank as a service) e faz a integração entre algumas instituições de menor porte com o sistema financeiro nacional, onde também atua o pix. Basicamente, a falha permitiu que eles tivessem acesso as contas de reserva dessas instituições.
“ninguem mais vai usar PIX”.
Fonte : vozes da minha cabeça ou daqueles que adoram pagar imposto “VOLTA IOF”…
Nenhuma empresa com compliance pede para seus funcionários falarem isso ou para Diretoria e assessoria de comunicação falar uma ASNEIRA dessa.
O que falta é confiança no próprio sistema para dizer quanto foi roubado.
Isso é pior do que o roubo em si.
Mas se fosse o sistema do tse isso nunca teria acontecido. E leiam antes de falar qualquer coisa, eu disse “sistema do tse” e não urnas, que podem ter problemas mas são os menores de todos desse negocio chamado tse. Por si, tão bom que literalmente só tem esse tamanho no Brasil.
Já saiu na grande mídia e uns 10% dos comentários que eu li foram comparando esse ataque com a segurança das urnas eletrônicas…
Uma comparação totalmente sem sentido… o brasileiro tem que começar a criticar as coisas se baseando em fatos e não no próprio achismo. Os bancos brasileiros investem muito em segurança… os bancos brasileiros investem muito mais do que muitas instituições europeias por exemplo… mas o brasileiro gosta muito de criticar porque chega na agência e agência tá cheia. A gente tem que começar a criticar as coisas pelos motivos certos e não descontar as nossas frustrações fazendo críticas assim.
Mas não só instituições de menor porte… há instituições de maior porte que utilizam a CMSW mesmo possuindo seu próprio parque tecnológico para alguns tipos de refound do próprio PIX. A PF diz que consegue identificar mesmo caso os recursos sejam utilizados para compra de algumas criptos… vamos ver…