Asus Zenfone 9 - fui castigado

Bom, depois de alguma pesquisa, algumas discussões acaloradas em outros fóruns por causa da minha escolha “polêmica” e etc, decidi adquirir um [Zenfone]. Me agradei principalmente do tamanho dele, que é pequeno em comparação com a maioria dos flagships do mercado e ainda contar com o processador Snapdragon 8+ Gen1. A questão do processador foi decisiva porque o Snap 8 Gen1 tem relatos de superaquecimento e eficiência energética ruim, o que inclusive levou a Qualcomm abandonar o processador, que era fabricado pela Samsung pela versão revisada que é fabricada pela TSMC. Mas dizem que o projeto em si (da ARM) que é problemático e também afeta os Exynos 2200. Enfim, discussões à parte disso, adquiri o Zenfone 9.

Para minha surpresa (bastante desagradável), o smartphone morreu depois de menos de 12h de uso. Recebi o aparelho ontem, fiz o backup dos meus conteúdos do smartphone antigo, configurei o que tinha que configurar, fiz o upgrade pro Android 13. Usei por algumas horas, fui descansar. Hoje de manhã quando fui (tentar) usar o aparelho, nada. A princípio achei que era bateria morta. Coloquei no carregador, não deu sinal. Quer dizer, tentei o carregador original da caixa e um carregador que uso diariamente pra carregar meu smartphone antigo (e que nunca teve nenhum problema). Pesquisei na internet algum modo de ligar em modo de segurança ou qualquer coisa do tipo quando um celular “bricka”. E nada. O lado menos ruim é que como era uma compra recente solicitei o ressarcimento (comprei no Magalu, da própria). Agora é torcer pra que eles não aleguem mau uso ou coisa do tipo e não me ressarçam.

E, depois dessa, acho que vou é pro lado da maçã. Inteirar a grana e pegar um iPhone 12 ou 13. Pelo menos sei que não vou ficar na loteria de fabricante 1 versus fabricante 2 versus…

PS: o carregador aftermarket que uso é de boa qualidade. Nada de xingling comprado no camelô.

2 curtidas

Caraca… tanta marca boa de smartphone… Tu vai e compra… ASUS. hahaha

Tenta o seguinte: Aperta e segura os dois botões de volume + o Power.

4 curtidas

só tive um asus na vida, que foi o zenfone 3, fiquei com ele 1 ano, troquei por um Nokia 6.2, migrei pela nostalgia, e me lasquei, a câmera era ruim demais… juntei uma grana foi para o Galaxy S10e, top, fiquei com ele 2 anos, até migrar para o iphone 12…!!! assistindo os review, e entendendo um pouco mais sobre, considero hoje as atualizações como prioridades, um hardware do qual não ira travar, e uma câmera do qual eu tire o smart do bolso e esteja pronto para tirar uma boa foto.
qualquer samsung serie A da categoria 30 acima ou iphone mesmo o SE de 3 geração faz bem.

Tentei, nada. E tinha pesquisado a respeito de brick e não era tão comum assim. Fui é premiado mesmo.

@Maiko então, pra mim prioridade é processador bom. Não quero trocar de smart daqui 2-3 anos no máximo porque ele já tá “abrindo as pernas”. E não estou preocupado com “firulas” e longevidade de update. Tanto que meu smart atual é um S8+, que ficou no Android 9. E só vou trocar porque invariavelmente e irremediavelmente o atual apresenta lentidões só com um app aberto. Quando vai pra 2 ou 3 ao mesmo tempo, esquece.

Explicando o cenário real: sou motorista de Uber atualmente. Daí basicamente eu posso configurar o APP pra alternar pro Waze ou pro Maps pra mostrar o trajeto ao invés do próprio APP do Uber. E o Waze basicamente tem informações que o Uber não tem e isso facilita horrores a vida. Só que de cara não consigo isso porque a transição entre sair do Uber e abrir o Waze demora bons segundos. Outra coisa: se eu recebo uma ligação, simplesmente demora sei lá eu quanto tempo pra aparecer a tela pra atender.

Sim, eu sei que um Snap 7xx me atenderia. Mas como eu disse, não quero me aborrecer com troca pelo menos pelos próximos 5 anos. E um Snap 7 certamente não teria longevidade de mais de 3 anos.

1 curtida

Até para um celular ruim da positivo é uma situação rara, foi sorteado!!!

Não tem muito onde correr, a garantia certa é top de linha android(samsung, google, motorola) ou iphone, isso principalmente por conta da sua exigência, porque Snap 7 certamente tem sim longevidade de mais de 3 anos, entretanto para evitar o stress de correr atrás do modelo intermediário ideal é melhor ir reto nos topzera.

agora entendi o motivo do processador ser top…!!!

Né, s22 é muito mais jogo.

Não tinha lido isso… Na minha opinião, não é só questão de hardware, tu vai ter que pesquisar com prioridade modelos com boa avaliação de bateria, já pude presenciar pessoalmente o quanto o iphone 14 pro max é bem capaz aguentando tranco de jogo ligado direto para farmar(ragnarok eternal love), já android só recomendo com telas amoled, marcas samsung e xiaomi.

Eu pessoalmente preferia ter 2 aparelhos, um para usar só no serviço e outro pessoal, torna o processo de escolha mais simples.

Não só ele, no meu caso até 20FE taria no jogo kkkk

Caso se interesse por Samsung, essa final de semana tá com bastante promoção no site oficial. O S22, por exemplo, tá com o preço bem próximo do mínimo histórico e ainda vem com 1 ano de seguro completo. Dependendo do modelo, ganha algum voucher ou coisas do tipo.

Agora uma dúvida em relação ao uso de iPhone para trabalhar de Uber: não é muito arriscado? Claro, bandido rouba qualquer coisa, mas tenho a sensação de que iPhone é muito mais visado.

Telefone da problema

Ugh, infelizmente não tem jeito, hora de comprar um iPhone 14 Pro Max

Não era mais fácil ter comprado um iPhone de início?

Venha para o time do iPhone 13 Mini, gosto muito do meu.

É, acho que vou ter que embarcar no S22 mesmo. Principalmente agora que tá rolando promo por R$ 3.059,10 (à vista). Ainda tem o Samsung Care+ de graça e qualifica pro Troca Smart, que avaliou previamente o meu S8+ por R$ 599.

Quer dizer, tomara que eu consiga ter o ressarcimento do MagaLu antes da promoção acabar.

E não peguei iPhone de início porque na grana que eu tenho o máximo que alcançaria é o 11.

1 curtida

E eu pensando em pegar Zenfone 9

vc devolveu o zenfone 9?

Sim, logo após a constatação do defeito. O Magalu me enrolou uns dias mas finalmente fizeram o estorno.

Acabei que fui pra um Samsung Galaxy S20 FE 5G (Snapdragon 888). Fiquei defasado mas pelo menos sei que é um smartphone que o chip não tem relato de defeito de fabricação. E ainda paguei quase R$ 1.000 a menos.

As outras escolhas possíveis:

• Galaxy S21 FE 5G: Exynos, sem chance. Já tenho experiência o suficiente no chip pra dizer que não me agrada.
  • Motorola: tem 2 modelos com Snapdragon 8+ Gen1 à venda no BR mas ambos acima de R$ 4.000, totalmente fora do meu orçamento.
  • iPhone: único que alcançaria pelo orçamento seria o 11. Fora de linha. Mas o que me agradaria mais seria o 12 (MagSafe é um must have) mas esse modelo também está fora de orçamento.
  • OnePlus, Poco: só importando. Não quero arriscar e acabar me lascando como aconteceu com o Zenfone. Daí ia ser pior porque iam ser meses até desenrolar e receber o dinheiro de volta. Isso sem contar que se aparecesse defeito em meses ainda ficaria refém de não ter garantia BR.
1 curtida

O S22 não entraria nessa lista com o valor devolvido ?

Não. Mais barato que achei quando pesquisei foi em torno de R$ 3.699. E entra na encrenca do Snapdragon 8 Gen 1, que tem projeto mal feito, superaquece e drena bateria demais (ao contrário da promessa de ter mais autonomia frente aos Snapdragon 888). O Zenfone 9 era justamente pra fugir do Snap 8 Gen1, já que ele tem o Snap 8+ Gen1, que corrige esses problemas.

Apesar que agora eu pesquisei aqui e apareceu por R$ 3.399. Seriam mais R$ 200 pra inteirar do orçamento inicial mas novamente os relatos do chip não me agradam. E o meu uso é intensivo (app do Uber motorista aberto o tempo todo + Waze idem). Quando estão ativos e monitorando o trajeto, o smartphone costuma consumir bastante processamento.

não estava sabendo do defeito 8 Gen1, bom saber, estava em duvida do Zenfone 9 e do S22

Procura por “Snapdragon 8 Gen1 issues”. Vão aparecer várias coisas a respeito. E o problema se chama Samsung, que é quem fabricava os chips. E o defeito também se estende aos Exynos 2200, que usam a mesma arquitetura ArmV9. Tanto que a Qualcomm trocou a Samsung pela TSMC pra fabricar os Snapdragon 8+ Gen1 e seguintes.

Essa marca é um lixo. Eu tive um zenfone 4 max, com um ano de uso a câmera frontal morreu. Aí depois eu descobri que vários colegas meus que tiveram Asus tiveram exatamente o mesmo problema. O que leva dua suposições: ou o Android deles já estava pré configurado para a câmera frontal parar de funcionar depois que acabasse a garantia (famosa obsolescência programada) ou o hardware da câmera frontal que eles escolheram é um lixo, de um fornecedor horrível. Há também a possibilidade das soldas da placa mãe serem mal feitas e a câmera continue funcionand, porém o impulso elétrico da bateria até a câmera frontal ou de dados da câmera até a cpu/gpu para depois ser processada a imagem também é um lixo (nesses dois casos, seria problema na placa mãe).

De qualquer forma: Nunca compre Asus, nem se estiver na blackfriday. Quando a galera diz isso, vocês estão que estão exagerando. É que nem positivo e multilaser. É sempre em termos de probabilidade de você não ter problemas x você ter problemas, esse é o parâmetro.

Quis arriscar, deu nisso.

Pede o reembolso para magalu, nem comenta do problema, só fala que desistiu da compra. Se não vão te mandar pra assistência (que eu nem sei se tem no Brasil da asus e se tiver não deve ser lá essas coisas), aí o celular vai voltar todo mexido, com a tela meio solta.

Pega a grana de volta e aposta em Xiaomi ou Motorola se quiser Android. Samsung não recomendo, por causa da tela, qualquer coisa trinca. Iphone não gosto do ios (não dá pra instalar app fora da loja) e custa um rim, mas se quiser, pode ser também. Só pede a porcaria do carregador pra eles, não paga a parte não. Se não quiserem te dar, então não compra. Tem que boicotar essas marcas que não vendem celular com carregador original.