As operadoras vão mesmo disponibilizar altas velocidades no 5G?

Vejo muitos noticiários destacando as altíssimas velocidades que essa nova tecnologia pode oferecer.
Mas será que vai acontecer isso na prática?

Mais velocidade não sei, mas vejo mais espaço pra começarem a aparecer planos ilimitados a preços razoáveis e talvez até substituir gradativamente a banda larga fixa.

A principal vantagem do 5G é a capacidade de conexão, não a velocidade. Ela aguenta bem mais aparelhos conectados ao mesmo tempo.

4 curtidas

Até podem oferecer, mas o que usamos no dia a dia que precisa de mais do que 20 Mbps em um celular na rua?

Como opção de banda larga fixa até faz algum sentido a ideia, mas o ping deve seguir mais alto do que a fibra e com oscilações, então só vai vim para brigar com lugares que não tem cobertura de fibra ainda.

2 curtidas

No geral, creio que a velocidade irá aumentar drasticamente em relação ao 4G. Mas a capacidade máxima do 5G ficará restrita a alguns pontos ou regiões, assim como é hoje em dia com o 4G.

Concordo com o @Emanuel_Schott em que o maior ganho com essa tecnologia (pelo menos para a grande maior parte dos usuários) aparentemente seja a conectividade, uma rede que fique menos sobrecarregada do que nas redes atuais do 3G e 4G.

Com a saída da Oi, não acho que as operadoras passem a ofertar planos ilimitados (ao menos de início) em vista que já existe um debate hoje a respeito da banda-larga residencial voltar a ser limitada.

Eu concordo contigo.

Vejo a Claro fazer propaganda do 4G ultra veloz dela e, de fato, é uma velocidade louca q passa facilmente dos 200Mbps, porém, pra ela chegar nisso, precisa sacrificar drástricamente a cobertura.

Quando eu troquei para a Vivo e passei a usar a Claro apenas como secundária, notei o quão discrepante é a cobertura da Vivo em relação à Claro. Onde geralmente tinha apenas 3G, agora tenho 4G no talo, porém com velocidades na casa dos 15 a 20Mbps.

A Vivo limita bastante a velocidade máxima que tu alcança (exceto quando tá no 4G+), imagino que faça isso pra manter o ping da rede baixo e sempre banda disponível, não acontecendo de uma hora tá com 50 Mbps e segundos depois cair pra 10 Mbps. Pra mim isso não é um problema, não faço nenhum download ou upload grande na rede móvel.

2 curtidas

Na minha casa, só consigo 20mb no 4G da Claro. O sinal é bem forte! Mas nem uso dados móveis em casa.

1 curtida

Acho que os planos pós-pagos serão ilimitados com a chegada do 5G. Mas a questão de “ilimitado” seria uma velocidade de uns 10 Mbps de download ou vídeos em 480p, como nos EUA. As franquias de dados devem aumentar em planos pré-pagos ou Controle.
Na Vivo, por exemplo, ela deve tornar o Vivo V ilimitado antes da chegada do 5G.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.