As operadoras não estão preparadas para o carnaval!


Eis uma medição do 4G da Claro, em ambiente aberto, em Olinda. Percebam que o sinal está bom. Sabendo que haverá o aumento de usuário ligados à mesma torre, eu me pergunto por que diabos as operadoras não se preparam para o uso massivo da rede. Até pedir um Uber é complicado.

1 curtida

Acho que o investimento é grande demais para ser usado em apenas uma semana e subutilizado nas outras 55 semanas.

Os organizadores do carnaval que deveriam fornecer Wi-Fi ou alguma alternativa pro povo. Isso sim.

3 curtidas

Anatel. Pelo menos você ganha um desconto ou crédito pelo ocorrido

Correção: as operadoras não estão preparadas para nenhum lugar com uma certa aglomeração.

Vivo Easy no capão redondo em horário de pico é inexistente.

Lembro de ir em várias BGS e Salão do Automóvel e o sinal da Tim (q eu usava na época) tbm era bastante ruim.

1 curtida

Pera… O Vivo Easy funciona fora de horário de pico? hahaha

Funciona menos mal XD

Pelo que vi as antenas de 4G só aguentam 10mil dispositivos por vez, então imagina quantas fibras teriam de ser passadas e quantas antenas, mesmo que temporárias teriam de ser colocadas para suprir essa demanda.
Uma das promessas do 5G é justamente suas antenas chegarem a suportar até 1 milhão de dispositivos.

2 curtidas

Pra um lugar que aglomera gente 2 ou 3 vezes por ano no máximo pra que investir em infra de 4G/5G pra suportar esse tráfego excedente? Moro no MT e aqui 2x por ano tem eventos em Chapada dos Guimarães. Pra conseguir comportar o tráfego excedente, eles oferecem Wi-Fi gratuito na área onde acontece o evento. Não é o melhor Wi-Fi do mundo mas melhor do que ficar refém de 4G/5G que não funciona de jeito nenhum.

2 curtidas

Expo center norte em SP tem evento com frequencia e a internet nestes dias é sempre sofrivel.
Inclusive em SP tem umas sombras na rede bizzaras no meio da cidade e duvido que seja problema do vivo easy.

1 curtida

Caso das sombras é pelo excesso de edificações mesmo. Infelizmente SP é um desafio pra sinal. O cenário ideal era ter distribuição de sinal a nível de poste pra regiões que as antenas comuns não são suficientes. E com o 5G a tendência é a coisa piorar porque a penetração do sinal é menor (ondas mais curtas).

Eu tava no Carnaval do Rio e até me impressionei que funcionou bem em lugares hiper aglomerados. Mas dava pra sentir que a rede tava bem congestionada.
PS. Sempre fico de cara com o celular funcionando no metrô do Rio, me permitindo planejar as rotas de deslocamento enquanto estou no deslocamento. Pra mim é uma coisa que não se explica kkkk

Eu estava em Ouro Preto, internet em local com aglomeração era lenda.

Metro de SP tem sinal de celular dentro dos túneis do metrô em todas as linhas exceto a mais nova linha Lilás, não vejo nada demais nisso, apenas tem antenas nos túneis.

As operadoras não estão preparadas é para nenhum local com aglomeração.

Em estádio de futebol, por exemplo, é outro mega transtorno. Ninguém consegue acessar nada, pelo menos aqui em Fortaleza.
Pedir um Uber? Só longe do estádio e quando muitas pessoas já tiverem ido embora . Simplesmente caótico e irritante.

1 curtida

Exato. É tudo uma questão de interesse das operadoras em instalar erbs nos túneis.

Isso acontece também no final do ano aqui. Mas incrivelmente as operadoras ano passado conseguiram suprir bem a demanda. Eu uso Vivo e ela segurou bastante (usando equipamentos de 2600Mhz). Já a TIM e a Claro não pois como usam 700Mhz, acumulam mais usuários ficou menos rápida.

O 5G vem justamente para solucionar isso, não?

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.